treino flash

Exercício

30 minutos, 350 calorias. Treino flash para fazer em casa (e estar em forma na passagem de ano)

O PT Pedro Almeida partilha uma sequência de exercícios muito simples, mas super eficaz. Em 30 minutos, consegue perder calorias consideráveis e abater alguns excessos do Natal.

Pois é. Esse rabo já começa a assumir a forma da cadeira em que aterrou há 48 horas, certo? Pois, nós sabemos. O tempo tem-se passado à mesa, em família e a enfardar este mundo e o outro porque é Natal e, como se diz no jargão popular, ninguém leva a mal. Bem, quase ninguém: esse corpinho, coitado, deve estar a ressentir-se. É que há precisamente um ano que não via picos de glicémia tão altos, provocados pela quantidade doida de açúcar a circular nessa corrente sanguínea. Por isso, está na hora de começar a abater esses excessos, e nada melhor do que um treino flash para o conseguir.

O mal já não pode ser desfeito e não deverá ser olhado com tristeza. Se há época do ano em que se perdoam os abusos, é nesta. Mas convém que, na semana que precede as festas de Natal e antecede a passagem de ano, se mexa um pouco, de modo a abater a quantidade de calorias que pôs no organismo — e que possivelmente se acumularam na forma de fresquíssimas gordorinhas corporais.

“Ah, mas não quero ir ao ginásio”. “Ah, mas começo no dia 1 de janeiro”. Isso são desculpas, que nascem do terrível tique da procrastinação. Faça um favor a si mesmo — e ao vestido ou calças que comprou para a festa de ano novo — e comece já, devagarinho, mas com potência.

É que nem tem de ir para a rua. Isto porque falámos com o personal trainer Pedro Almeida, dono da empresa de treino personalizado Treino em Casa, que nos deu uma treino flash muito simples para fazer entre quatro paredes e com o espaço mínimo necessário: são apenas oito exercícios, sem recurso a máquinas ou passadeiras — só precisa de uma corda para saltar — e essas encontra em qualquer loja de desporto a um preço acessível.

Construído num método tabata, a ideia é que faça oito séries de 20 segundos para cada exercício, com dez segundos de intervalo entre cada. Ao todo, vai dedicar quatro minutos a cada movimento — e vai conseguir perder até 350 calorias. Maravilha.

Tome nota.

1. Saltar à corda

8 exercícios, 30 minutos, 350 calorias. Treino flash para fazer em casa (e estar em forma na passagem de ano)

Comece com um regresso à infância: salte à corda — e, lembre-se: quanto mais rápido, mais potente. Mas atenção à técnica: o abdominal deve estar contraído, a coluna direita e o movimento bem coordenado.

2. Burpeeshttps://www.youtube.com/embed/TU8QYVW0gDU

Neste exercício há quatro etapas. Comece de pé. Depois, agache, dando um salto, de forma a ficar em posição de prancha. Faça uma flexão, de forma a ficar com o corpo estendido no chão. Por último, faça o movimento inverso: volte a dar um salto de forma a que os pés se aproximem das mãos, regressando então à posição inicial.

3. Jumping jackshttps://www.youtube.com/embed/c4DAnQ6DtF8

Parado no mesmo sítio, dê um salto abrindo as pernas lateralmente, juntando as mãos, com os braços esticados, como se fosse uma tesoura.

4. Corrida no lugar

8 exercícios, 30 minutos, 350 calorias. Treino flash para fazer em casa (e estar em forma na passagem de ano)

Simples: sem sair do mesmo sítio, simule o ato de correr, levantando os joelhos e os pés do chão.

5. Mountain Climberhttps://www.youtube.com/embed/nmwgirgXLYM

Na posição de prancha, com braços esticados e abdominal contraído, leve os joelhos ao peito, alternadamente.

6. Tuck jumphttps://www.youtube.com/embed/mgBCOVR1hqw

É como se vê no vídeo: saltar com assertividade, levando os joelhos, em simultâneo, em direção ao peito.

7. Burpee com Mountain Climber

8 exercícios, 30 minutos, 350 calorias. Treino flash para fazer em casa (e estar em forma na passagem de ano)

Neste exercício, deverá juntar o segundo e o quinto: faça o burpee e quando chegar à posição de prancha, leve os joelhos ao peito, alternadamente.

8. Prancha isométrica

8 exercícios, 30 minutos, 350 calorias. Treino flash para fazer em casa (e estar em forma na passagem de ano)

Termine este treino flash virado de barriga para baixo, apoiado pela ponta dos pés e pelos cotovelos, mantenha-se em posição estática (de prancha), mantendo o abdominal bem contraído.