Exercício

O tipo de treino que deve experimentar de acordo com o seu signo

Se for de um signo mais agressivo, talvez o ioga não lhe encha as medidas, caso tenha uma personalidade mais calma, treinos intensos não serão a sua praia. Descubra qual o tipo de treino ideal para si.

O confinamento trouxe uma mudança nas nossas rotinas. Tudo o que fazíamos fora de casa, tivemos de começar a fazê-lo sem sair, e isso incluiu o exercício físico. É verdade que os ginásios já reabriram e que pode fazer caminhadas ou treinar ao ar livre, mas também é certo que o hábito de treinar dentro de casa ficou patente em algumas pessoas. 

Se por acaso não faz parte deste grupo, nada tema, pode ser que a nossa sugestão, baseada no seu signo do zodíaco, faça com que se agarre ao exercício físico. 

As sugestões vêm de Kyle Thomas, um astrólogo, e Dustin Anderson, um personal trainer de várias celebridades. Juntos, sugerem à revista “Well+Good” um plano personalizado para cada signo que, segundo Thomas, determina a personalidade de cada pessoa. Por isso, se for de um signo mais agressivo, talvez o ioga não lhe encha as medidas. Se por acaso tiver uma personalidade mais calma, treinos intensos não serão a sua praia. 

Descubra que tipo de treino se adequa melhor ao seu signo e volte a treinar com força e entusiasmo.

Carneiro: Capoeira 

A capoeira não é uma modalidade desconhecida dos portugueses. É uma forma de artes marciais que combina elementos de luta, acrobacia, música e dança. Segundo Thomas, Carneiro é considerado um dos signos mais hostis do zodíaco e, por isso, a capoeira é perfeita para eles, já que queima toda a energia extra durante o treino.

“Marte tem uma grande influência neste signo, por isso, são mais agressivos. Um treino de artes marciais é perfeito para eles”. 

Touro: Ciclismo 

Pode fazer este treino na rua ou em casa, desde que compre uma bicicleta estática. Pessoas nascidas sob o signo de Touro têm uma maior afinidade com a natureza e com movimentos suaves, por isso, o ciclismo é perfeito para elas. Outra vantagem em plena pandemia é que é um desporto que pode fazer sozinho.

“O ciclismo permite o distanciamento social quando circula ou pode sempre comprar uma bicicleta estática”. 

Gémeos: Treino de alta intensidade 

Quem conhece uma pessoa que tenha nascido entre 21 de maio e 21 de junho sabe que as suas mentes nunca estão quietas e que disparam informação e ideias a toda a hora. Por isso, o melhor exercício para elas será treino de alta intensidade. O PT das estrelas explica que os circuitos curtos de exercícios intensos ajudam as pessoas deste signo a não perder o foco.

“Treinos de alta intensidade vão ajudar a manter as mentes, e os corpos, em movimento”, explica o astrólogo. 

Caranguejo: Tai Chi 

Quem nasceu sob o signo de caranguejo gosta de ficar na sua concha, sentindo-se mais protegido — exatamente como o animal que lhe dá nome. Por isso, o melhor exercício que pode fazer é o Tai Chi que exercita não só o corpo, mas também a mente.

“O Tai Chi é frequentemente descrito como meditação em movimento. Aqui, os movimentos são fluidos mas controlados, e geralmente leves, o que ajuda também a que as pessoas se concentrem na respiração”, explica Anderson. 

Leão: Circuitos de treino funcional

Kyle Thomas, astrólogo, explica que as pessoas que nasceram entre 23 de julho e 22 de agosto tendem a ser confiantes, por isso, um circuito de treinos será o que melhor se adaptada a eles. Isto irá despertar o lado de liderança inata que têm. Um circuito de treino funcional é essencialmente várias séries de exercícios com poucas pausas e foco total.

O PT deixa uma sugestão de um circuito que pode fazer: “ Um circuito pode consistir em cinco burpees, 10 flexões, 15 pranchas e 20 agachamentos”. 

Virgem: Cardio 

Lógicos, práticos e responsáveis. Assim são as pessoas do signo Virgem e o seu treino ideal deverá passar pelo cardio. Muito cardio. “Adoram a rotina, a estabilidade e a repetição, por isso, o cardio é uma excelente combinação”.

Pense num treino de intensidade moderada e que se mantém por um longo período de tempo. Dustin Anderson sugere uma corrida média-longa, ou um largo período de bicicleta. 

Balança: Pilates

As pessoas nascida sob o signo Balança procuram o equilíbrio em todas as áreas da vida e são influenciadas pelo planeta Vénus. “A balança é influenciada por Vénus, o planeta do amor, da beleza e do dinheiro. Por isso, as pessoas deste signo precisam de um treino que apele ao amor e à harmonia”. Para eles, nada melhor do que praticar pilates.

“As aulas de pilates melhoram a resistência abdominal e equilíbrio. O pilates tende a atingir o core do corpo, embora os exercício funcionem também noutras áreas do corpo. Tudo se resume a um treino de corpo que o ajudará a fazer todas as suas tarefas de forma mais simples”. 

Escorpião: Kickboxing 

Os escorpiões são influenciados por Plutão, o que significa que muitos deles têm sentimentos que não deixam mostrar. Para libertar esses sentimentos intensos nada melhor do que uma sessão de kickboxing.

“Eles precisam de uma maneira de expressar os seus sentimentos, como a paixão e a agressividade. Para além disso, o kickboxing vai melhorar a coordenação, o equilíbrio e a agilidade”. 

Sagitário: Zumba 

Ainda está connosco? É que agora vamos seguir viagem até à Colômbia, de onde é originária a Zumba. As pessoas nascidas sob o signo de Sagitário adoram viajar, por isso, nada melhor do que treinar com muita agitação, música e dança.

“Eles precisam de emoção e energia nas suas vidas durante o tempo todo. Por isso, os exercícios de dança são a combinação perfeita”. 

Capricórnio: Treino de pesos 

Os capricornianos são conhecidos pelo seu foco determinado e pela energia que emanam. “Gostam de usar métodos comprovados em todas as áreas das suas vidas e é por isso que o treino com pesos é uma ótima combinação para eles”, explica Thomas.

A juntar a isto, estas pessoas são orientadas para objetivos o que faz com que, de cada vez que atinjam um resultado, queiram ver mais e mais. O treino de pesos é perfeito para isso. 

Aquário: Jiu Jitsu 

São o signo mais peculiar do zodíaco e, por norma, curiosos, intelectuais e gostam de experimentar coisas novas. “Os aquarianos adoram incorporar novas ideias na sua visão do mundo. É por isso que o Jiu Jitsu brasileiro trará à superfície o seu lado mais independente e original”, refere o astrólogo.

Já o PT acredita que esta modalidade pode ajudar a melhorar o equilíbrio e a agilidade. 

Peixes: Ioga 

É talvez o signo mais espiritual e os seus nativos tendem a ser sonhadores, intuitivos e intensos. Parece que o ioga rima com todas estas características. “O ioga é uma maneira muito popular e gentil de melhorar a postura, o equilíbrio, a coordenação e a autoconsciência”, explica Anderson.

Para além de nos deixar a sós com os nossos sentimentos, uma necessidade convicta para os nativos de Peixes, o ioga também é uma ótima maneira de melhorar o humor. Tudo isto torna esta modalidade perfeita para este signo.