Pesos ginásio

Exercício

Saúde por Saúde. Estes personal trainers dão treinos gratuitos para profissionais de saúde

Desde HIIT a treinos de corpo inteiro e de mobilidade, este grupo oferece treinos a quem, diariamente, se coloca em risco para ajudar quem precisa. Conheça o projeto.

Estávamos em março de 2020 quando foi decretado o primeiro Estado de Emergência em Portugal. Desde então que o dia a dia tem sido inesperado e que todos nós aprendemos a viver um dia de cada vez, sem grandes planos para o futuro. Embora ainda estejamos a viver tempos incertos e os níveis de fadiga pandémica estejam preocupantes, começa a sentir-se alguma esperança de retorno à normalidade com o levantamento de algumas restrições. Mas se, por um lado, há quem tenha receio de regressar aos treinos presenciais, por outro, há quem não tenha a possibilidade de o fazer, como acontece com os profissionais de saúde. Com isto em mente, nasceu o Saúde por Saúde, uma iniciativa que oferece treinos gratuitos a profissionais de saúde e bombeiros.

A iniciativa conta com um grupo de personal trainers, Luís Baltazar, Catarina Santos, Cátia Filipe, Alan Azevedo, Lucideia Pitrez e  Sofia Freitas, e Filipe Cruz, responsável pelo backoffice, que se encontra a terminar o curso de exercício físico. Juntos, formam a equipa por detrás desta iniciativa e oferecem os treinos via Zoom.

O projeto dá a oportunidade a quem está na linha da frente de fugir ao stresse diário e fazer com que estes profissionais tirem algum tempo para si próprios, através de treinos gratuitos. O projeto surge com o intuito principal de retribuir todo o esforço feito pelos profissionais de saúde neste último ano. Como explica o personal trainer Luís Baltazar, “é ajudar quem ainda não parou de nos ajudar, ou seja, profissionais de saúde, que têm sido incansáveis nesta altura da pandemia e portanto nós, como forma de agradecimento, criámos este projeto.”

Para se inscrever nas aulas basta enviar uma mensagem para a página através do Instagram, onde lhe vão pedir o contacto, o nome e a instituição para a qual trabalha. Depois desses dados serem partilhados, irá ser adicionado a um grupo do WhatsApp, onde estão todos os inscritos e no qual é partilhado, semanalmente, o horário — através da fotografia do grupo — e os links para os treinos. Adicionalmente, o horário poderá ser, também, consultado no Instagram.

Há treinos todos os dias exceto ao domingo e cada treino tem uma duração de cerca de 45 minutos, sendo que não são treinos personalizados, mas sim de grupo que contam com aquecimento, circuito de treino e alongamentos.

Esta iniciativa, ainda que recente, já conta com cerca de 50 inscritos e dá aulas a profissionais do Norte a Sul do país, umas das vantagens de o treino ser dado via Zoom. Têm em vista planos de crescimento para o futuro, mas até lá, o principal objetivo é mesmo de ajudar. No final de cada treino é tirada uma fotografia que, mais tarde, é publicada na página.