tendências de fitness

Exercício

Ioga, treinos online e HIIT. As tendências de fitness que vão marcar 2021

Os treinos de alta intensidade, bem como os desportos que também se focam na saúde mental, são dos mais procurados. Mas o isolamento social e a pandemia trouxeram algumas mudanças em relação a 2020.

O ano de 2020 marcou a forma como olhamos para o desporto. Se, por um lado, muitos tiveram de deixar os seus treinos habituais de ginásio e passar a fazer exercício em casa, por outro, houve quem percebesse durante o confinamento que fazer exercício físico poderia ser o escape perfeito para contrariar o aborrecimento. Talvez tenha sido por isso que pessoas como Chloe Ting ou Pamela Reif se tenham tornado verdadeiras tendências de fitness e ganho milhões de visualizações nos seus tutoriais.

Uma coisa é certa: as tendências de fitness previstas para 2021 adaptaram-se à realidade que estamos a viver e que, mesmo já com uma vacina para a COVID-19 em circulação, se vai manter durante algum tempo. Quem o diz é o Worldwide Survey of Fitness Trends, que desde 2004 publica anualmente um relatório com previsões daquelas que serão as maiores tendências no universo do exercício físico.

Olhando para as previsões de 2021, é certo que algumas das tendências de fitness do ano anterior se mantém. É o caso da utilização de tecnologia wearable, ou seja, de smartwatches ou outros equipamentos que dão algum apoio à prática de exercício físico. Em 2020, esta era a tendência que liderava o ranking, contudo, foi destronada pelos treinos online em 2021 e, por esta altura, nem precisamos de explicações para esta mudança.

O que também se tornou tendência e passou a integrar a lista foram os treinos virtuais. Pode estar a pensar que são o mesmo do que os treinos online, mas não. De acordo com os autores da investigação, os treinos virtuais referem-se aos treinos online que se fazem em grupo, como uma aula de zumba ou de ioga, por exemplo.

E por falar em ioga, esta é uma das tendências de fitness que se mantém há vários anos na lista. A preocupação com a saúde mental está cada vez mais presente na mente de quem faz desporto — e não só — o que explica a presença do ioga nesta lista. Ainda dentro desta preocupação com a saúde mental surge ainda a tendência para, cada vez mais, as pessoas adotarem um estilo de vida saudável como forma de prevenirem alguns problemas de saúde. Ter uma alimentação mais saudável, dormir melhor, evitar o stresse e fazer desporto são também comportamentos vistos como tendências no mundo do fitness.

Na fotogaleria, mostramos-lhe as 20 maiores tendências de fitness que vão dominar o ano de 2021.