Exercício

Vai treinar à hora de almoço? Só precisa de 30 minutos para fazer este treino de alta intensidade

Parece pouco tempo para conseguir trabalhar todo o corpo? Acredite, não é. Fizemos a experiência e podemos garantir que, no final, vai sentir os efeitos.

Rápido e eficaz. É tudo aquilo que procuramos nos mais variados aspetos das nossas vidas mas, principalmente, nos treinos, já que quanto mais curto o tempo de sofrimento melhor. É por isso que há quem prefira fazer um treino de alta intensidade — ou HIIT —, que apesar de ser curto não é, por isso, menos eficaz.

A realidade é que nem sempre temos vontade para estar a treinar logo de manhã — custa a levantar da cama mais cedo, não é verdade? —, e, por vezes, falta tempo, e vontade, para fazer exercício ao fim de um dia de trabalho. A solução é simples: tentar encaixar um treino de alta intensidade, rápido e eficaz, na hora de almoço. Com isto em mente, pedimos aos personal trainers do E-FIT Isabel Silva para fazerem um plano de treino que tivesse, no máximo, 30 minutos. Parece impossível? Não é, e podemos confirmar: é realmente eficaz.

No total, são 14 exercícios e deve repetir continuamente cada movimento durante 30 segundos. No total, entre repetições, tempos de descanso — sim, existem, mas são curtos — e mais quatro minutos intensos de Tabata, tem o treino feito e pode voltar ao trabalho com muito mais energia.

Contudo, quando se fartar deste treino, o que não falta são opções para inovar. É que o E-FIT Isabel Silva está a dar treinos online através da plataforma E-FIT Online, com acompanhamento personalizado de um PT. Na mesma plataforma, existe ainda um mapa completo com aulas em direto de HIIT, GAP, Mobilidade, Pilates e Funcional, que acontecem de segunda a sexta-feira em três momentos do dia: manhã, hora de almoço e final da tarde.

A juntar a tudo isto, pode ter ainda acompanhamento nutricional online e acesso a ebooks e vídeos de treinos. Só tem de se inscrever através de mensagem privada no Instagram do ginásio ou no site.

Com isto, já não tem desculpas para não treinar, por isso, levante-se do sofá e faça este treino de 30 minutos, que é perfeito para fazer na hora de almoço — ou em qualquer outro momento do dia.

Treino de Alta Intensidade (HIIT)

— Repetir três vezes o circuito e, no final, Tabata;
— Cada exercício deve ser feito durante 30 segundos;
— Descansa 1 minuto entre cada série e 1 minuto e 30 segundos entre cada circuito.

Circuito

Série 1 (repetir duas vezes)

— Jumping jacks
— Agachamento com deslocamento lateral
— Push up
— Skipping

Série 2 (repetir duas vezes)

— Skate
— Fundos na cadeira
— Half burpee
— Lunge à frente

Série 3

— Prancha com joelho lateral
— Prancha toca no ombro
— Prancha toca à frente
— Prancha toca no pé contrário

Tabata durante 4 minutos (20 segundos ativos, 10 segundos descanso)

— Mountain climbers
— Agachamento com salto