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6 exercícios para se livrar das gorduras que trouxe a mais de 2020

Depois dos doces, do marisco e do pão das festas, ficam aquelas indesejadas gorduras localizadas de que toda a gente se quer livrar. Mas há forma de o fazer, basta ter alguma disciplina (e vontade de treinar).

Os primeiros dias do ano, e pelo menos até ao Dia de Reis, altura em que, finalmente, se acabam todas as sobras dos doces e refeições do Natal e Ano Novo, são aqueles em que refletimos sobre tudo o que comemos a mais nas últimas semanas. Há também quem vá mais longe e dê por si a pensar em todos os excessos que cometeu nos últimos 365 dias e que, inevitavelmente, deram origem aquelas gorduras que se vão acumulando em várias zonas do corpo.

As famosas gorduras localizadas são aquelas que mais nos aborrecem e também as que nos dão mais trabalho a aniquilar. Nem sempre nos conseguimos desfazer delas com simples corridas ou até mesmo com uma alimentação saudável e equilibrada, mas há certos exercícios que nos podem ajudar a livrarmo-nos delas.

Depois de todos os doces de Natal, do pão, do álcool e tudo o que consumimos a mais no Natal e na Passagem de Ano, está na altura de começar a por em prática a missão “Verão 2021”. É que pode parecer que não, mas os seis meses que separam o inverno dos primeiros dias de verão passa mais depressa do que imagina.

E se é daquele tipo de pessoas que tem como prioridade nas resoluções de Ano Novo ter um estilo de vida mais saudável, começar a comer melhor, ter mais atenção ao corpo e à mente e, acima de tudo, livrar-se daquelas gorduras a mais que trouxe de 2020, então estes são os exercício que tem de incluir na sua rotina de treino.

A sugestão é do personal trainer e criador da marca “Treino em Casa”, Pedro Almeida, que partilhou com a dobem. seis exercícios que vão ajudar a livrar-se das gorduras localizadas.

E porquê estes exercícios e não outros? Porque todos estes exercícios são de alta intensidade, o que implica um gasto calórico considerável no final do treino, mesmo fazendo apenas este circuito. Se tiver possibilidade e quiser rentabilizar ainda mais a sessão de treino, o ideal será fazer também uma corrida. Se preferir, pode também incluir um circuito de treino localizado a uma zona específica do corpo, como os abdominais ou os glúteos.

Veja as sugestões do personal trainer e perceba quais os exercícios que deve incluir nos seus treinos caso se queira livrar, de vez, das gorduras que trouxe de 2020.

Jumping Jacks

Iniciar o movimento com os braços junto ao tronco, afastar os braços e as pernas simultaneamente expirando pela boca. Voltar à posição inicial, inspirando pelo nariz. Fazer o movimento de forma dinâmica apoiando o salto na zona anterior dos pés.

Subir a cadeira (Step up)

Subir a cadeira alternando entre a perna direita e a esquerda, mantendo o olhar em frente, o tronco alinhado e os abdominais contraídos.

Mountain Climber

Iniciar o movimento em posição de prancha com os glúteos e os abdominais contraídos. Aproximar alternadamente o joelho do cotovelo, colocando o pé totalmente apoiado no chão e junto ao braço.

Saltar à corda

Idealmente deverá saltar com os dois pés juntos, caso não consiga iniciar o movimento colocando um pé à frente do outro. Deverá manter a pega paralela ao solo virada para fora com as mãos ligeiramente à afastadas e à frente do tronco. Manter a corda tensa e executar um salto cada vez que a corda passar por baixo dos pés. Costas direitas, peito para fora, abdominais contraídos e ombros para trás.

Jumping Jacks horizontais

Iniciar na posição de prancha, afastar e juntar as pernas tentando manter a posição de prancha estável mantendo os ombros fixos e por cima das mãos.

Burpees

Um dos exercícios mais completos que se executa com flexão e salto.