abdominais definidos

Exercício

Chloe Ting. Os treinos de 10 minutos que prometem abdominais definidos em duas semanas

O vídeo do treino para a zona abdominal tem mais de 140 milhões de visualizações no YouTube, e há quem já tenha partilhado os resultados.

Nos anos 80, Jane Fonda revolucionou o mundo do fitness ao lançar um livro e mais tarde uma cassete de aeróbica. A “Workout” foi um sucesso tal que a atriz conseguiu que as roupas de lycra e as fitas na cabeça se tornassem no fenómeno. Em 2020, 40 anos depois, existem centenas de vídeos de treino online, mas parece que poucos conseguem chegar ao nível de Chloe Ting e dos seus treinos para ter abdominais definidos. 

Com perto de 770 milhões de visualizações no seu canal de YouTube, a australiana de 34 anos tem se tornado num fenómeno pelos seus vídeos de treino. Foi especialmente durante a quarentena, quando cada vez mais pessoas foram forçadas a treinar em casa, que os seus vídeos ganharam ainda mais destaque. O motivo? Planos de treino como o “Abs Workout Challenge” que promete abdominais em apenas duas semanas, com sessões de treino de dez minutos por dia. 

No vídeo, Chloe Ting propõe um treino de alta intensidade com 21 exercícios que dura apenas 11 minutos. Cada exercício deve ser feito durante 30 segundos e, sem pausas, passar logo para outro movimento. Assim que completar dois exercícios, tem 10 segundos para descansar e voltar a fazer dois outros movimentos durante 30 segundos cada. 

Entre os vários exercícios propostos há abdominais invertidos, elevações de pernas, mountain climbers, russian twists e também várias variações de pranchas estáticas e dinâmicas. No final, diz Chloe Ting, os abdominais devem “estar a arder”. 

Parece um treino impossível, e a verdade é que, para quem esteja completamente fora de forma, pode ser difícil assumir o compromisso e conseguir fazer todos os exercícios, sem pausas, logo na primeira sessão. Mas calma, porque a australiana diz que isto é absolutamente normal e pode sempre fazer uma pausa, se for preciso. A ideia é continuar a insistir e, aos poucos, os resultados vão aparecendo. 

Mas o treino para abdominais definidos não é o único circuito que Chloe Ting partilhou no seu canal de YouTube. A ideia, como mostra no seu site oficial, é o treino de abdominais ser incorporado num plano que incluí vários exercícios diferentes. O “2 Weeks Shred Challenge” está disponível gratuitamente no site e, além dos exercícios para abdominais, Chloe Ting sugere ainda três séries de sete exercícios de 30 segundos cada, com 5 a 10 segundos de pausa entre cada um e 15 segundos entre cada série. 

Além disso, há também treinos focados apenas na parte inferior do corpo, treinos para o core e braços e um outro conjunto de exercícios para deixar os abdominais bem definidos. São todos treinos de alta intensidade, com poucos segundos de descanso entre cada um. 

Nos primeiros dias, os treinos são mais leves, mas a ideia é que vá sempre inserindo mais séries e cada vez mais exercícios, para conseguir obter mais resultados. E sem pensava que estes eram treinos que ia fazer só uma ou duas vezes por semana, está enganado. Dos 14 dias do plano, apenas dois são para descansar, mas a realidade é que, segundo a Chloe Ting, é assim que vai começar a sentir algum efeito e a ver mudanças no corpo.

Os resultados têm sido partilhados nas redes sociais

São esses resultados que têm sido partilhados nas várias redes sociais. Basta uma pesquisa pela #chloetingchallenge no Instagram ou no Tik Tok para encontrar milhares de publicações sobre os treinos da australiana. Já no YouTube, há cada vez mais vídeos com testemunhos de quem seguiu um dos planos, que também incluem sugestões de receitas saudáveis. Sim, porque de nada serve fazer um treino de alta intensidade se assim que acabar for devorar um gelado ou um pacote de batatas fritas. 

A YouTuber Susie Todd foi uma das que partilhou a sua experiência com o “2 Weeks Shred Challenge”. No vídeo, que conta com mais de 4,5 milhões de visualizações, Susie mostra como foi todo o processo, quase sem filtros, já que os primeiros dias foram tudo menos fáceis. No final, compara imagens do antes e depois onde se pode ver que perdeu volume na zona abdominal e conseguiu uma silhueta mais definida. 

Já Sarah Wu, que escreve alguns conteúdos para a plataforma “Byrdie”, partilhou que começou a seguir um outro plano de treino proposto por Chloe Ting, o “28-Days Flat Tummy Challenge” não com o objetivo de perder peso, mas para fortalecer a região do core. 

“Fiquei intrigada com a ideia de que conseguia ganhar alguma força abdominal em apenas um mês”, escreveu Sarah Wu, que destacou ainda o facto de serem treinos fáceis de fazer em qualquer lugar, já que não é preciso usar equipamento específico. “Descreveria estes treinos como uma mistura de HIIT com pilates, o que significa que até os podemos fazer facilmente num apartamento pequeno sem precisar de nada, só de um colchão de ioga.”

E se no segundo dia Sarah teve de parar o vídeo do treino várias vezes para recuperar o fôlego, ao último dia o treino que parecia impossível era agora bem mais simples de fazer. A melhor parte? Sentiu-se com muito mais energia, ficou com mais vontade de treinar e com abdominais definidos.

“Quando acabei, só queria começar a fazer outro dos desafios”, revelou. “Tive de parar durante pelo menos uma semana, por sugestão da própria Chloe Ting, e essa foi a primeira vez na vida em que senti falta dos meus treinos matinais.”

Todos os treinos de Chloe Ting estão disponíveis gratuitamente através do canal de YouTube da australiana. Se quiser seguir um dos planos — existem 12 planos gratuitos, ao todo —, pode conhecê-los através do site. É também pelo YouTube que partilha algumas sugestões de receitas para comer ao longo dos planos e não perder o foco.