Exercício

Boost Plan. A nova aplicação de treino desenvolvida por uma PT portuguesa

A aplicação é gratuita e tem diversos desafios que pode fazer em casa, sem precisar de qualquer material. Há também uma opção de subscrição paga.

DOBEM.
leia este artigo em: 6 mins

Quando Raquel Antunes abriu o seu primeiro estúdio de treino na Margem Sul, estava longe de imaginar que o espaço enchesse de tal forma que, cinco meses depois, tivesse de pegar em todo o seu material e mudar-se para um outro espaço. Três anos depois, na noite de 27 de maio de 2020, foi a sua aplicação de treino, a Boost Plan, que teve adesão de tanta gente que acabou por dar alguns problemas e deixar de funcionar. 

“Foi uma sensação um bocadinho agridoce”, conta a personal trainer de 31 anos à dobem. “Por um lado, foi bom ver que houve tanta gente a fazer o download da aplicação, mas por outro fiquei triste por saber que algumas pessoas não estavam a conseguir aceder nem conseguiam adquirir os treinos.”

A Boost Plan é a primeira aplicação de treino para smartphones criada por uma personal trainer portuguesa. Pode ser descarregada gratuitamente, e qualquer pessoa a pode usar para treinar. Na página inicial, encontra vários desafios gratuitos, como o Full Body, o Legs on Fire ou o Plank Challenge, e em cada um deles existem vídeos de Raquel a exemplificar como se faz cada exercício daquele circuito. 

A ideia de ter uma aplicação de treino não é nova, recorda Raquel, mas o projeto foi sendo adiado até ao final de 2019. Foi nessa altura que decidiu avançar com a ideia e, a partir daí, bastou por todo o projeto em andamento. 

“Agarrei num caderno e comecei a estruturar toda a ideia e a perceber o que é que precisava de fazer, depois, foi começar a reunir com programadores e escolher o que melhor que se adequava ao que pretendia”, conta a personal trainer. “Em fevereiro começamos a avançar com tudo e a desenvolver alguns dos conteúdos do projeto.”

Entre tudo isto, o estúdio de Raquel continuava de portas abertas. O The Fit Experience, que fica no Seixal, na Margem Sul de Lisboa, tem um conceito diferente do habitual. Qualquer pessoa que esteja inscrita entra e pode fazer o seu treino livre, seguir um dos desafios que está diariamente escrito num quadro, ou até mesmo fazer uma sessão de treino personalizada. Além disso, a personal trainer tem ainda uma conta de Instagram onde vai partilhando treinos e dicas com os seus seguidores, que grava e edita em casa com a ajuda do namorado.

Em março, quando o projeto já estava a ser desenvolvido, Portugal entrou em Estado de Emergência. O estúdio de Raquel, como todos os outros do País, acabou por fechar a dia 14 desse mês. Ao contrário do que aconteceu com tantos outros espaços, Raquel olhou para a quarentena como uma oportunidade para trabalhar no seu projeto.

“Foi um mal que veio por bem, porque se não tivesse sido agora esta quebra, ia demorar o dobro do tempo a lançar a aplicação”, recorda. “Dediquei-me de corpo e alma a este projeto. No dia em que fechamos o estúdio, passei o dia a gravar conteúdos para a aplicação.”

Além da modalidade gratuita, a Boost Plan tem ainda uma opção de subscrição mensal. O valor é de 14,99€ e dá acesso a várias funcionalidades, desde mais opções de treinos e circuitos, sugestões de receitas, dicas de nutrição e até possibilidade de fazer um plano de treino semanal. 

“Os treinos estão divididos por tipo de condição física e objetivos”, explica a personal trainer. “Um iniciante que queira perder massa gorda escolhe essa opção e vai ter treinos para isso. Depois, escolhe o que prefere fazer num dia, treino de core, membros superiores ou inferiores. Nos planners dou sugestões de tudo o que podem fazer ao longo da semana de acordo com essa condição física. Quem preferir, pode fazer o seu próprio planner.”

Mas o projeto não vai ficar por aqui, tal como revela Raquel, que diz apenas que já está a fazer planos para o futuro e que, em breve, terá novidades. “Está no segredo dos deuses”, diz a personal trainer. 

Por agora, e enquanto ainda for possível dentro da sua disponibilidade, Raquel Antunes vai continuar a partilhar alguns circuitos de treino semanais através do seu perfil de Instagram. A ideia, explica, é que quem não queira ou não possa subscrever à aplicação também consiga ter a possibilidade de acompanhar os seus treinos. Por isso, todas as segundas feiras Raquel partilha um plano de treino que qualquer pessoa pode fazer em casa, com pouco (ou até mesmo nenhum) equipamento. Só força de vontade e disposição para treinar. 

Quanto à aplicação, está disponível para download gratuita na App Store, para iPhones, e na Google Play Store para dispositivos Android.