ovos

Alimentação

Ser vegan e comer ovos são conceitos que só combinam nestas receitas incríveis

E se lhe disséssemos que pode comer ovos mesmo se for vegan? Estas 7 receitas são o verdadeiro exemplo de ovos de galinhas felizes.

Os vegans abolem os ovos da sua alimentação, não fosse este um alimento de origem animal, mas isso não quer dizer que tenham de abdicar do seu sabor e textura. A criatividade na cozinha não tem limites, ainda mais quando falamos em alimentação vegan, que se quer com pratos compostos e coloridos. O amarelo da gema e o branco da clara do ovo fazem parte do esquema cromático destes pratos, mas quando falamos em ovos vegan, a forma de os preparar (e até os ingredientes), não é exatamente a que está à espera.

Ovos estrelados, mexidos, escalfados, ou Benedict, já passaram de moda. Nas listas de ingredientes das novas receitas surgem outros alimentos, como grão de bico ou tofu, para fazer uns “ovos” mais originais, embora a textura quase se assemelhe às versões mais tradicionais. Com alguma sorte, até consegue enganar aqueles amigos mais desconfiados.

Ainda que já encontremos à venda algumas alternativas — como os V’EGGS, à venda na Loja Vegetariana ou uma misturacomposta por ingredientes como fécula de batata, farinha de mandioca, e psílio, que substitui os ovos — nada melhor do que usar ingredientes no seu estado natural. É certo que estes alimentos podem ter uma cor totalmente diferente da de um ovo convencional, mas basta adicionar-lhes um pouco de curcuma para lhes dar a tonalidade amarela a que estamos habituados. À cor, junta-se o toque saboroso e também as vantagens nutricionais deste super alimento, um dos melhores amigos do sistema imunitário.

Prepare a lista de compras, vá até à cozinha e faça os “ovos” que deixam as galinhas verdadeiramente felizes.

Ovos Benedict

Ingredientes para ovos de tofu

— 400 gramas de tofu firme
— 2 colheres de sopa de óleo de abacate ou outro (azeite, por exemplo)
— Alho em pó
— Cebola em pó
— Sal
— Pimenta

Ingredientes para molho holandês

—1/3 chávena de caju cru
— 1/2 chávena de bebida de soja
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1/2 colher de chá de mostarda dijon
— 1/2 colher de chá de sal
— 1/2 colher de chá de alho em pó
— 1/4 colher de chá de cebola em pó
— 1/4 colher de chá de sal preto dos Himalayas (opcional)
— 1/8 colher de chá de curcuma
— 1/8 colher de chá de paprica fumada
— 1/8 colher de sopa de molho tabasco (opcional)

Ingredientes para montar4 pedaços de presunto vegan

— 2 muffins ingleses (ou pão à escolha)
— 1 tomate grande cortado em quatro pedaços (opcional)
— Endro, cebolinho, rúcula, salsa, alho francês
— Manteiga vegetal

Preparação dos ovos de tofu

Coloque o tofu ao alto e corte-o em quatro fatias. Corte cada fatia num círculo utilizando um copo ou cortador de bolachas (pode guardar os restos para um crumble de tofu). Pode também cortar o tofu em quadrados, basta certificar-se de que cabe nos muffins ou no pão escolhido.
Polvilhe o tofu com alho, cebola, sal, e pimenta de cada lado.
Aqueça uma frigideira grande antia-derente em lume médio. Adicione o azeite e espere até que esteja aquecido. De seguida, coloque as fatias de tofu, deixando espaço entre cada uma. Frite durante 2 a 3 minutos de cada lado até ficarem ligeiramente douradas e estaladiças.

Preparação do molho holandês

Ferva água numa pequena panela e retire-a do calor. Adicione os cajus e cubra durante 15 a 20 minutos. Escorra, enxague os cajus, e deite fora a água. Coloque-os numa liquidificadora juntamente com a bebida de soja, sumo de limão, tabasco, paprica, alho, cebola, sal marinho, e sal preto. Misture a grande velocidade até os cajus ficarem muito suaves. Experimente e ajuste os temperos, se necessário. Se estiver muito espesso, pode adicionar algumas gotas de bebida vegetal ou água.
Uma vez aqui, pode pôr o molho de lado até estar pronto a usar ou aquecer suavemente numa pequena panela em lume médio-baixo. Observe e mexa com frequência para evitar que se queime.

Preparação final

Pode optar por grelhar o presunto vegan ou deixá-lo no estado natural. Leve os muffins ingleses ou o pão à torradeira e barre com manteiga de seguida. Coloque uma fatia de tomate, depois o presunto, e, no fim, o ovo de tofu. Por cima coloque o molho holandês e adicione os verdes (endro, cebolinho, rúcula, salsa) que preferir.

Esta receita é do blogue “Vegan Huggs“.

Muffins de tofu

Ingredientes

— 540 gramas de tofu firme
—1/4 chávena de levedura nutricional
— 1/2 colher de chá de curcuma em pó
— 4 alho francês cortados finamente
— 3 cogumelos cortados finamente
— 1/2 tomate grande cortados finamente e espremido para remover o excesso de água
— 1/2 pimentão vermelho cortado finamente
— 3/4 de chávena de bróculos cortados finamente
— Uma pitada de sal preto dos Himalayas ou sal normal
— Pimenta preta
— Azeite (opcional)

Preparação

Pre-aqueça o forno a 190ºC e prepare 12 copos de muffin com um pouco de azeite ou use formas de silicone. Coloque o tofu, levedura nutricional e curcuma em pó num processador de alimentos e triture até ficar cremoso. Adicione os vegetais, sal e pimenta. Misture novamente. Coloque a mistura nas formas e leve ao forno durante 25 a 30 minutos até que o palito para testar se está pronto saia limpo.

Esta receita é do blogue “The Plantriot“.

Ovos estrelados vegan

Ingredientes para a gema

— 1 tomate
— 1/4 chávena de tofu cremoso
— 3 colheres de sopa de azeite
— 1/4 colheres de chá de mostarda em pó
— 2 colheres de sopa de levedura nutricional
— 1/4 colheres de chá de pimenta branca
— 1 + 1/2 colher de chá sal
— 1/2 colher de sopa lactato de cálcio
— 1 colher de sopa bebida de soja
— 700 ml água
— 5 colheres de chá de alginato de sódio

Ingredientes para a clara

— 1/4 chávena de tofu cremoso
— 3 colheres de sopa de farinha de arroz
— 1 colher de sopa de amido de milho
— 1/4 colher de chá sal

Preparação

Na noite anterior, junte a água e o alginato de sódio numa liquidificadora em velocidade máxima e coloque o preparado num recipiente. Reserve no frigorífico durante a noite.

No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 150ºC. Regue o tomate com azeite e cozinhe durante 45 minutos, virando aos 30 minutos. Entretanto, retire o preparado da noite anterior do frigorífico para ficar à temperatura ambiente. Enquanto o tomate está a assar, faça a clara do ovo.
Misture todos os ingredientes da clara até ficar liso.
Misture o tomate, ¼ copo de tofu, 3 colheres de sopa de azeite, mostarda em pó, fermento, pimenta branca, lactato de cálcio, sal preto e bebida de soja, conforme necessário.
Coloque uma colher da mistura no preparado do dia anterior e rapidamente, mas cuidadosamente, empurre o alginato de sódio sobre a mistura para criar uma esfera. Deixe repousar durante 30 segundos.
Retire com uma escumadeira, limpe o excesso de gel, e coloque em banho de água fria até estar pronto a usar.
Aqueça uma frigideira grande em lume médio-alto. Quando estiver quente, adicione umas gotas de azeite.
Adicione duas colheres de sopa da mistura de “clara de ovo” no centro da frigideira e cobra durante 10 segundos. Retire a tampa e frite até a “clara de ovo” começar a ficar um pouco crocante no bordo. Adicione a gema de ovo e remova cuidadosamente da panela.

Esta receita é do blogue “The Edgy Veg“.

Ovos mexidos vegan

Ingredientes

— 2 chávenas de grão de bico cozido
— 1 cebola pequena picada
— 1 colher de chá de azeite
— 1/4 de colher de chá de curcuma em pó
— 1/4 de colher de chá de paprica fumada
— 1/4 de colher de chá de sal
— Uma pitada de pimenta
— 2 colheres de sopa de farinha de grão de bico
— 2-4 colheres de sopa de água
— Salsa fresca picada

Preparação

Numa tigela grande adicione o grão de bico cozido e amasse levemente com um garfo ou amassador de batatas até ficar com uma textura de farelo, mas com alguns pedaços de grão mais grossos.
Adicione curcuma em pó, paprica fumada, sal e pimenta (preferencialmente moída na hora) e misture. Reserve.
Numa frigideira anti-aderente, adicione azeite, cebola picada e uma pitada de sal e refogue em lume médio. Quando a cebola estiver macia e transparente, adicione a mistura de grão de bico e os temperos. Mexa bem e refogue até ficar quente.
Enquanto refoga o grão de bico com a cebola e os temperos, prepare uma mistura com a farinha de grão de bico e duas colheres de sopa de água. Misture bem até que não sobre nenhum grumo da farinha.
Adicione a mistura de farinha de grão de bico e água na frigideira e mexa bem. Caso esteja seco, adicione mais água, entre duas colheres de sopa e 1/4 de chávena. Quando o mexido estiver pronto, desligue o lume e adicione a salsa fresca. Misture bem, ainda na frigideira quente.

Esta receita é do blogue “Plantte“.

Omelete vegan

Ingredientes omelete

— 1 chávena de feijão Mung
— 1/2 colher de chá de sal
— 3/4 colher de chá de sal de enxofre indiano
— 1/4 colher de chá de alho em pó
— 1/4 colher de chá de cebola em pó
— 1/8 colher de chá de pimenta preta
— 1/4 colher de sopa de açafrão
— 1 colher de chá de azeite
— 240 a 296 ml de bebida de amêndoa ou qualquer outro de origem vegetal

Ingredientes para o recheio

— 2 batatas cortadas em cubos
— 1/2 cebola picada finamente
— 3 dentes de alho picados finamente
— 1 chávena de pimentão vermelho ou verde picado finamente
— 1/2 colher de chá de sal
— 1/2 colher de chá de tomilho e rosmaninho
— 1/4 colher de chá de pimenta cayenne
— Uma boa pitada de pimenta preta
— 2 colheres de chá de azeite

Preparação

Lave e demolhe o feijão em três chávenas de água durante a noite ou pelo menos 8 horas. Escorra a água e coloque-os num liquidificador. Acrescente o resto dos ingredientes e uma chávena de bebida vegetal. Misturar durante um minuto, depois deixar descansar e misture novamente durante mais um minuto. A mistura deve ser suave e fofa. Dependendo da espessura que preferir para a omelete, pode adicionar mais 2 a 4 colheres de sopa de bebida vegetal. Para a omelete ficar extra fofa, adicione uma colher de sopa de fermento em pó e misture de novo.
Aqueça uma frigideira em lume médio. Quando estiver quente coloque algumas gotas de azeite e espalhe utilizando uma folha de papel.
Para uma omelete simples, adicione uma concha (1/3 copo ou mais) da massa e espalhe usando a concha ou movendo a frigideira. Cubra a frigideira com uma tampa e cozinhe durante 1 a 3 minutos. O tempo vai depender do fogão e da espessura da massa. Assim que os bordos estiverem secos e o centro quase a ficar seco, solte a omelete da frigideira e vire. Continue a cozinhar mais um minuto e sirva recheado com batatas ou legumes assados.
Para uma omelete vegetariana, adicione os legumes, bem como a cebola cortada em fatias finas, pimentão vermelho à frigideira. Adicione algumas gotas de azeite e cozinhe durante um minuto. Adicione as verduras, tais como espinafres ou ervas frescas e misture. Regue com massa suficiente na frigideira para cobrir os legumes. Cubra a frigideira com uma tampa e cozinhe durante 1 a 3 minutos. Vire e cozinhe durante mais 1 a 2 minutos.
Para fazer as batatas, acrescente todos os ingredientes excepto azeite e leve ao forno a 205ºC durante 25 a 35 minutos ou até que as batatas estejam tenras.

Esta receita é do blogue “Vegan Richa“.

Frittata vegan

Ingredientes para frittata

— 3/4 de chávena de feijão mungo dividido e lavado
— 1 + ¼ de colher de chá de sal
— 1/2 colher de chá de cebola em pó
— 3/4 colheres de chá de curcuma em pó
— 1 + ⅓ chávena de leite de coco light enlatado
— 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de abacate
— 1/4 chávena de farinha de grão de bico (ou farinha de arroz branco)
— 1 + ¼ colheres de chá de fermento em pó

Ingredientes para os vegetais

— 1 chávena de vegetais
— 1/4 chávena de queijo vegan
— Ervas frescas como endro, manjericão, ou salsa (opcional)
— Queijo Vegan Parmesão (opcional)

Preparação

Lave o feijão e coloque numa taça larga. Cubra com água e reserve durante a noite ou pelo menos 6 horas.

No dia seguinte (antes de cozer) pré-aqueça o forno a 190º C. Deite a água do feijão fora, enxague bem, e coloque-o numa liquidificadora a alta velocidade. Adicione os ingredientes restantes e misture até ficar cremoso e macio. Prove e ajuste o sabor conforme necessário. A massa deve ser fina e pulverizável, mas não demasiado aguada.

Adicione mais farinha de grão de bico, se demasiado fina, ou mais leite de coco, se demasiado grossa.
Aqueça uma frigideira grande e cubra de azeite a superfície. Uma vez quente, adicione a mistura de ovos e cubra com os vegetais.
Transfira imediatamente para o forno pré-aquecido e coza 10 a 15 minutos ou até que as bordas pareçam secas.

Esta receita é do blogue “Minimalist Baker“.

Ovos vegan cozidos

Ingredientes para a clara

— 1/4 chávenas de tofu extra firme em cubos
— 3/4 chávenas de água
— 1 + 1/4 colher de chá de ágar-ágar
— 1/2 colher de chá de sal
— 1+ 1/2 colher de chá de levedura nutricional

Ingredientes para a gema

2 batatas de tamanho médio
1 colher de sopa de manteiga vegetal
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de sopa de açafrão
1+ 1/2 colheres de sopa de levedura nutricional

Preparação

Coloque todos os ingredientes para a gema num processador de alimentos e misture durante 2 minutos. O líquido deve ficar completamente misturado.
Verta numa panela e leve a ferver.
Quando o líquido começar a ferver, verta-o através de um coador para garantir que não há pedaços do tofu.
Verta em moldes de silicone com forma de ovo e coloque no frigorífico para endurecer durante cerca de 20 minutos.
Entretanto, descasque e coza as batatas. No fim de estarem cozidas, amasse-as e misture os restantes ingredientes respetivos à gema.
Utilize um utensílio de cortar bolas de melão para retirar a parte branca onde a gema deve estar.
Coloque o puré de batata no brancos.

Esta receita é do blogue “Minimalist Baker“.