espinafres

Alimentação

O truque que faz com que os seus espinafres durem mais de uma semana no frigorífico

São ricos em vitaminas e minerais e podem ser usados para várias receitas, mas também dos alimentos que se estragam mais depressa no frigorífico. Saiba como o evitar.

DOBEM.
leia este artigo em: 4 mins

Não há nada mais frustrante do que acordar com vontade de comer um certo alimento ou preparar aquela receita que viu na noite anterior no TikTok, chegar ao frigorífico e perceber que aquele ingrediente já não está nas melhores condições. Já aconteceu com todos nós, e há certos alimentos que parecem durar apenas alguns dias no frigorífico. Os espinafres são um deles.

Vamos ao mercado comprar um molho de espinafres frescos, acabados de apanhar e, assim que chegamos a casa, colocamos diretamente numa das prateleiras ou gavetas do frigorífico. À partida, não parece que estamos a fazer nada de errado, mas daí a uns dias as folhas, que antes estavam estaladiças e verdes, começam a ficar cada vez mais escuras e moles. Isto acontece porque não está a guardar os espinafres da forma mais correta.

Estas folhas, ricas em antioxidantes, vitaminas A e K, ferro, ácido fólico e tantos outros nutrientes e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, podem ser usadas em diversas receitas. Contudo, para preservar todos os seus benefícios e, acima de tudo, evitar o desperdício alimentar, há uma dica que deve seguir sempre que comprar molhos de espinafres.

A ideia foi já partilhada por várias páginas através das redes sociais, sendo que Eunice Maia, fundadora do projeto Maria Granel, publicou um vídeo na sua conta de Instagram onde explica, exatamente, como deve guardar os espinafres no frigorífico. E não, não é uma técnica complexa. Só precisa de um pano de cozinha e de água.

Quando comprar os espinafres — ou qualquer vegetal de folha verde, como acelgas, rúcula ou alface —, arranje o molho e deixe as folhas prontas a cozinhar. Lave-as bem em água corrente, que até pode ser água aproveitada do banho, por exemplo, e escorra alguma da água em excesso. Depois, pegue num pano de cozinha e humedeça-o, estenda-o sobre a bancada ou coloque dentro de um recipiente, coloque as folhas lá dentro e envolva-as com o pano. Feche o recipiente e guarde no frigorífico.

O facto de estarem em contacto com a água vai fazer com que as folhas se mantenham mais frescas e que se conservem durante mais tempo. Segundo alguns relatos nas redes sociais, há quem consiga manter os espinafres e outras folhas frescos durante mais de duas semanas no frigorífico.

Se não tem ideia do que fazer com os espinafres frescos além de sopas, experimente uma receita diferente e utilize-os para fazer um pesto. Basta combinar as folhas com sementes de cânhamo, nozes, manjericão, azeite, alho, sal e pimenta. Se é vegan mas, mesmo assim, gosta de sentir o sabor a queijo, não se esqueça de adicionar uns flocos de levedura nutricional. Basta triturar tudo e juntar a qualquer massa.