Alimentação

É fã de tremoços? Então precisa de experimentar estas 4 receitas

São muito mais do que o simples companheiro das imperiais e podem ser bem mais do que um snack. Só precisa dos ingredientes certos, uma dose de motivação e vontade de inovar na cozinha.

Com o plano de desconfinamento a decorrer e a chegada do bom tempo, já começam a chegar as saudades dos finais de tarde passados nas esplanadas a ver o pôr do sol com as pessoas de quem mais gostamos. E final de tarde de verão não fica completo sem uma cerveja e uma taça de tremoços ao lado.

E se verão significa tardes ao sol para alguns, para outros significa treinos diários e dietas para abaterem os quilos que foram ganhando durante os meses de inverno. E se há coisa que sabemos é que a cerveja não é, definitivamente, amiga da dieta. Já os tremoços, esses são para manter. É que esta leguminosa, tal como explica a nutricionista Bárbara Oliveira, “tem um conteúdo calórico muito baixo e um valor energético reduzido de 116 quilocalorias por 100 gramas.”

Já sabemos que é um aliado da dieta, mas sabia que o tremoço é também um ótimo candidato para novas experiências na cozinha? Esta leguminosa, tal como refere Inês Pais, produtora de conteúdos digitais, é dos alimentos “mais proteicos do reino vegetal, rico também em ácido fólico, magnésio, zinco, e fósforo”, e não se fica por aqui, porque para além de ter muita fibra é um alimento, saudável, que ajuda a enganar a fome.

Claro que, no bom existe sempre o mau, e os tremoços não fogem à regra. Apesar dos seus benefícios, esta leguminosa absorve uma grande quantidade de sal, que pode ser prejudicial à saúde. A solução é simples: deve lavar bem os tremoços e deixá-los em água para que o sal saía todo. Se quiser, pode ir trocando a água ao longo do dia. Outra opção é optar por tremoços biológicos que contenham um menor teor de sal. Alguns, como é o caso dos tremoços da marca Tarwi, lançada recentemente, até já vêm temperados.

Biológicos ou não, com ou sem sal, com ou sem pele, podem ser utilizados para outros fins, até mesmo como refeições. Quem o sugere é Inês Pais, que decidiu dar uma nova vida aos tremoços, nesta receita de hambúrgueres. Mas existem outras coisas que pode fazer com esta leguminosa, que vão muito além de ser um simples acompanhante da imperial de final de tarde.

Se é fã de tremoços, está a tentar perder peso e procura ideias criativas na cozinha, veio ao sítio certo. Tome nota destas quatro receitas onde os tremoços são o ingrediente principal.

Hambúrgueres de tremoço batata-doce e espinafres

Ingredientes:

— Uma batata-doce
— Um molho de espinafres
— Uma chávena de tremoços (com ou sem pele)
— Um molho de cebolinho fresco (pode optar por outra erva aromática)
— Uma cebola
— Dois dentes de alho
— Temperos a gosto

Preparação:

Comece por assar a batata-doce, ou se preferir, pode cozê-la. Salteie os espinafres num refogado com a cebola e com o alho.  Assim que estes passos estiverem terminados, junte tudo num triturador, e adicione uma chávena de farinha de aveia (aqui poderá optar por outro tipo de farinhas, como a de arroz, de grão-de-bico, de trigo sarraceno ou até de amêndoa). Envolva bem e forme os hambúrgueres a gosto. Leve ao forno por 30 minutos ou cozinhe-os numa frigideira.

Receita de Inês Pais

Húmus de tremoços com azeitona e patanisca vegan

Ingredientes:

Para a patanisca vegan:

— 100 gramas de farinha espelta
— 1 cenoura
— 1 curgete
— ½ cebola
— Pimenta, açafrão
— 50ml de água
— 1 colher de chá de fermento

Para o puré de tremoço e azeitona:

— 100 gramas de tremoços
— 50 gramas de azeitonas
— ½ cebola
— Pimenta, orégãos, malagueta
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 colher de sopa vinagre balsâmico

Preparação:

Começando pelas pataniscas, misture a farinha com o fermento. Rale a cenoura, a curgete, pique a cebola e tempere com pimenta e açafrão. Adicione a água e envolva bem a massa das pataniscas. De seguida, coloque pequenas porções num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos até ganhar uma boa consistência.

Para o húmus, coloque no robot de cozinha os tremoços, azeitonas sem caroço, cebola, pimenta e azeite. Triture tudo até obter um preparado homogéneo. Junte uma malagueta picada, orégãos, uma colher de sopa de vinagre balsâmico e triture de novo até estar bem envolvido.

Receita do chef Fábio Bernardino

Hambúrgueres crocantes de tremoço

Ingredientes:

Para os hambúrgueres:
— 1 chávena de tremoços moídos
— 2 ovos batidos
— Sal e pimenta a gosto
— ½ cebola roxa picada em pedaços pequenos
— ½ chávena de queijo mozarela
— 2 dentes de alho esmagados
— 1 chávena de pão ralado
— Água conforme necessário
— 1 colher de sopa de óleo vegetal

Para o molho de iogurte de abacate:
— 2 colheres de sopa de coentros picados
— ½ chávena de iogurte
—  ½ abacate extra maduro
— Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Junte o tremoço, os ovos e o sal numa tigela média e misture. Depois junte a cebola, o queijo, o alho e os coentros, misture e junte o pão ralado. (Se desejar adicione água, caso a mistura lhe pareça muito seca.) Depois de ter uma massa homogénea, forme seis a oito hambúrgueres.

De seguida, aqueça o óleo numa frigideira grande, em lume brando. Quando estiver aquecido, coloque os hambúrgueres de tremoço na frigideira, até que estes fiquem dourados. Cada um deles pode levar entre 7 a 10 minutos.

Após passar esse tempo, coloque os hambúrgueres de tremoço numa assadeira forrada com papel vegetal. Pincele o óleo por cima dos hambúrgueres e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, cerca de 15 minutos, até ficarem dourados.

Para o molho de iogurte de abacate:

Misture os coentros, o abacate e o iogurte e tempere com sal e pimenta. Sirva com os hambúrgueres.

Receita de Carrigton Farms

Hambúrgueres de tremoço com cenoura e cogumelos

Ingredientes:

— 150 gramas de tremoços previamente demolhados
— 1 chávena de cenoura ralada
— 4 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 cogumelos castanhos médios
— 1 cebola
— 1 alho-francês cortado aos bocadinhos
— 1/2 colher de chá de pimenta preta
— 1 tira de pimento vermelho
— 1 colher de chá de manjericão seco
— 1 colher de chá de orégãos secos
— 1 colher de chá de tomilho seco
— 1 bocadinho de salsa
— 1 alho esmagado ou 1 colher de chá de alho em pó
— Sal das himalaias q.b.

Preparação:

Comece por fazer um refogado com a cebola e o azeite. Depois junte todos os ingredientes na frigideira, exceto os tremoços e a linhaça, e deixe cozinhar um pouco. Quando estiver quase pronto, junte os tremoços. Assim que estiver no ponto é só tirar do lume, juntar a linhaça e triturar. Depois molde os hambúrgueres de tremoço e coloque-os na frigideira, com azeite ou óleo de coco, para cozinharem.

Receita do site Vida Ativa