pizzas com massa de fermentação lenta

Alimentação

Totale Pizzeria. Há novas pizzas com massa de fermentação lenta em Lisboa

O espaço tem quatro variedades de massa disponíveis e tem opções sem glúten e vegan. Pode encomendá-las para casa ou, se preferir, comer no restaurante.

Nada combina mais com finais de tarde e serões passados entre amigos do que pizza. Mas se, até agora, a pizza era vista simplesmente como fast food, atualmente existem cada vez mais opções equilibradas, mas não menos saborosas. É o caso das pizzas da Totale Pizzeria, que acaba de abrir o seu primeiro restaurante em Portugal, e que tem pizzas com massa de fermentação lenta.

A cadeia de restaurantes que era já um sucesso em Madrid e Ibiza abriu a 1 de julho o seu primeiro espaço em Portugal. A cidade escolhida foi Lisboa e o restaurante fica na zona do Saldanha, bem perto do Mercado 31 de janeiro, que é, aliás, de onde todos os dias chegam os ingredientes frescos que são utilizados para preparar estas pizzas.

O conceito foi criado por Paolo Maglia, um italiano que vivia em Madrid e que cresceu numa família que sempre teve gosto pela cozinha. Enquanto fazia Erasmus em Espanha deu os seus primeiros passos na área da restauração e, em março 2020, criou a Totale Pizzeria, em plena pandemia. Um ano depois, abre agora o primeiro restaurante em Portugal.

A diferença para outras pizzarias é que, aqui, as massas são feitas utilizando métodos artesanais e com farinhas selecionadas cuidadosamente. Todas passam por um processo de fermentação que dura, no mínimo, 72 horas, sendo que depois de adicionados os ingredientes as pizzas são cozinhadas num forno que veio diretamente de Itália.

Existem quatro variedades diferentes de massa, que pode escolher consoante o que preferir, embora todas sejam pizzas com massa de fermentação lenta. A Original é feita com uma base integral com seis cereais e água do mar e fermentada durante 120 horas, a Pinsa é uma base alta e leve e a Maxi Fina uma pizza de base fina e crocante. Há ainda uma opção Sem Glúten, com farinha deglutinada e feita num forno especial para evitar a contaminação.

Quanto aos toppings, todos os ingredientes chegam diretamente de Itália, à exceção dos frescos, que vão comprados diariamente no mercado ao lado da pizzaria, o que permite conseguir um sabor ainda mais rico e fresco, além de apoiar os produtores locais. O menu é composto por várias receitas como a Cheese Leader, com vários tipos de queijo ou a Pear Jam, com mozzarella, pera williams, queijo gorgonzola, salsa, nozes e parmesão. Também existe uma opção vegan, a Boogie Vegan, com tomate, mozzarella vegan, pimentos, beringela, cogumelos frescos, cebola roxa, curgete e sementes de papoila. As pizzas variam entre os 11 e os 13€.

As encomendas podem ser feitas através do site da Totale Pizzeria ou, se preferir, através da Uber Eats. Pode também optar pelo takeaway ou por comer a sua pizza no restaurante na Avenida José Fontana, em Lisboa.

Totale Pizzeria

Morada: Praça José Fontana, 17A
Telefone:
+351 918 164 437