Tia Cátia

Alimentação

Quer passar mais tempo com os miúdos? Tia Cátia sugere três receitas para preparar em família

Dos crepes com legumes às bolachas de especiarias, estas três receitas são simples, rápidas de preparar e, não menos importante, são saudáveis.

Quando as crianças são pequenas, por vezes é fácil levá-las para a cozinha. Adoram mexer a massa dos bolos, pincelar a gema do ovo no empadão e cortar os legumes quando a idade já o permite. Com o passar do tempo, ficam desligadas destas tarefas para dar lugar a outras coisas que lhes interessem mais, mas porque não continuar a incentiva-las a cozinhar? É isso que a chef Cátia Goarmon, mais conhecida como Tia Cátia sugere com estas três receitas.

Qual é a criança que não gosta de mexer em folhas de arroz gelatinosas para preparar uns crepes de legumes ou de ver bolachas a ganhar forma no forno? É na cozinha que se criam as melhores memórias de infância e que, mais tarde, serve de pretexto para pais e filhos partilharem acontecimentos da vida que deixaram de ter tempo para contar.

A chef Cátia Goarmon sabe bem como é. É mãe de dois rapazes, Manuel, de 23 anos, que seguiu os passos da mãe e também é cozinheiro, e o António, de 16 anos, que está no 11.º ano.

Ambos adoram cozinhar com a mãe, não tivessem crescido com uma das maiores figuras no que toca à culinária em Portugal. Cátia participou no programa de televisão Masterchef, é cara recorrente no canal 24Kitchen e autora dos livros de receitas “Os Segredos da Tia Cátia“, “Os Segredos da Tia Cátia: Comida de Tacho“, bem como co-autora do livro “A Cozinha das Primas“.

Este último, editado com a prima nutricionista Rita Rocha de Macedo, reune uma série de receitas saudáveis — ideais para incutir nos miúdos na preparação de refeições equilibradas.

A dobem. pediu à Tia Cátia que selecionasse algumas das que gosta de preparar com os filhos mas que, ao mesmo tempo, sejam simples de fazer em família. As sugestões da chef cumprem os requisitos, e não só são simples, como têm um toque doce, sem implicar um consumo excessivo de açúcar.

Coloque os aventais, prepare a bancada da cozinha, chame os miúdos e tome nota destas receitas para preparar em família.

Crepes de vegetais com molho agridoce

Ingredientes para os crepes
— Uma cebola laminada
— 2 dentes de alho picados
— 2 colheres de sopa de azeite
— 150 gramas de cogumelos brancos laminados
— Uma cenoura ralada
— 150 gramas de rebentos de soja frescos (feijão‑mungo)
— 2 colheres de sopa de molho de soja light
— 5 folhas de alface ripada
— 8 folhas de arroz

Ingredientes para o molho agridoce
— 150 ml de polpa de tomate
— 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
— Uma colher de sopa de farinha de araruta
— 150 ml de água
— 100 ml de vinagre de sidra
— Uma colher de café de sal

Preparação dos crepes
Leve ao lume um tacho, aloure a cebola e o alho num fio de azeite. Acrescente os cogumelos e a cenoura e cozinhe até que os cogumelos larguem toda a água. Junte os rebentos de soja e deixe cozinhar por três minutos. Tempere com o molho de soja e deixe apurar por mais cinco minutos. Envolva a alface no preparado quente e reserve. Deixe arrefecer.

Passe a folha de arroz por água para ficar maleável. Estenda‑a num prato e coloque o recheio num dos lados do círculo, tape o recheio com uma parte, dobre as laterais e enrole.

Preparação do molho
Verta a polpa de tomate num tacho e junte o açúcar, a farinha de araruta diluída na água, o vinagre e o sal. Mexa bem e leve ao lume. Agite sempre até ferver. Retire do lume e deixe arrefecer.

Sirva os crepes com o molho agridoce.

Snack energético doce

Ingredientes
— 50 gramas de frutos secos variados
— 50 gramas de sementes variadas (se preferir, pode substituir por frutos secos ou vice‑versa, sendo que o total dos frutos secos e sementes deverá perfazer 100 gramas)
— 100 gramas de flocos de aveia
— ½ maçã
— ½ banana
— 10 gramas de mel (uma colher de sopa)
— 30 gramas de óleo de coco
— 30 gramas de manteiga de amendoim
— Uma colher de café de flor de sal
— Uma colher de chá de essência de baunilha
— 30 gramas de coco desidratado

Preparação
Comece por tostar os frutos secos, as sementes e os flocos de aveia. Coloque a maçã e a banana num processador e reduza a puré. Acrescente o mel, o óleo de coco, a manteiga de amendoim, o sal e a essência de baunilha e triture. Junte os frutos secos e triture um pouco. Por fim, coloque a aveia, o coco desidratado e as sementes e envolva, mas tendo o cuidado de não triturar demasiado.

Divida o preparado em oito partes e molde pequenas barritas. Leve ao forno a 180ºC por 15 minutos. Deixe arrefecer no tabuleiro e guarde‑as num frasco ou numa lata.

Bolachas de especiarias

Ingredientes
— 150 gramas de farinha de aveia
— 50 gramas de amido de milho
— 100 gramas de farinha de amêndoa
— 30 gramas de farinha de linhaça
— 100 ml de bebida de amêndoa
— 70 gramas de óleo de coco derretido
— 70 gramas de açúcar mascavado
— Uma colher de chá de essência de baunilha
— Uma colher de café de flor de sal
— Uma colher de chá de canela
— Uma colher de chá de gengibre
— Uma colher de café de erva‑doce moída

Preparação
Numa taça, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Leve ao frio por uma hora. Faça pequenas bolas e achate‑as de forma a obter uma bolacha. Leve ao forno a 180ºC por 15 minutos. Deixe arrefecer e reserve‑as num frasco de vidro.