snickers saudáveis

Alimentação

Estes mini snickers saudáveis sabem ao mesmo que o original

A nutricionista Bárbara Oliveira promete que o sabor é mesmo. Só que com uma série de vantagens, porque os ingredientes são bons.

Analisando a embalagem do chocolate Snickers facilmente identificamos alguns problemas. A lista de ingredientes não deixa dúvidas: o açúcar surge logo nos primeiras posições, o que significa que não há falta dele naquele chocolate — o que não é bom, tendo em conta que a Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão de cinco gramas por dia, de 25 no pior dos cenários. Um Snickers tem 26. Já uma versão de snickers saudáveis terá sempre muito menos.

Replicar o sabor deste chocolate clássico com ingredientes saudáveis poderá soar a missão impossível, mas a nutricionista Bárbara Oliveira vestiu a pele de James Bond e conseguiu. “É de facto delicioso e sabe mesmo a snickers”, garante. “A vantagem é que não é utilizado açúcar extra. O açúcar natural das tâmaras já deixa a receita bem doce.”

O chocolate também pode acrescentar açúcar, mas a especialista conseguiu replicar a famosa guloseima por uma tablet com uma percentagem elevada de cacau.

Só precisa de sete ingredientes para fazer estes snickers saudáveis, onde entra desde a manteiga de amendoim à aveia. Apesar da combinação equilibrada, Bárbara Oliveira sublinha que “não é algo que se deva comer todos os dias.” Tem ingredientes equilibrados, é um bom substituto do chocolate original, mas serve para comer pontualmente, porque as calorias estão lá.

Snickers Saudáveis

Ingredientes para a base:
— 200 gramas de flocos de aveia
— 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim

Ingredientes para o recheio:
— 100 gramas de tâmaras sem caroço
— 50 mililitros de água (que esteve a hidratar as tâmaras)

Ingredientes para a cobertura:
— 100 gramas de chocolate 80% de cacau
— 50 mililitros de leite (para derreter o chocolate)
— 1 pitada de sal

Modo de preparação:
Comece por deixar 100 gramas de tâmaras sem caroços a hidratar em água, durante cerca de 20 minutos. Depois, misture a aveia e a manteiga de amendoim até obter uma massa homogénea.

Coloque a massa no fundo de forminhas e leve ao frigorífico.

Escorra a água das tâmaras e coloque-as, já hidratadas, na liquidificadora. Acrescente uma colher de sobremesa em cada uma das forminhas e leve novamente ao frigorífico. Finalmente coloque o leite a aquecer no fogão e junte o chocolate até derreter e cubra as forminhas. Coloque uma pitada de sal rosa em cada e deixe no congelador cerca de duas horas.