Snacks saudáveis para bebés

Alimentação

Snacks saudáveis para bebés e crianças? Existem, e foram criados pela autora de “Papinhas da Xica”

Sandra Santos quis criar a marca que ela própria gostaria de comprar. À dobem. a nutricionista conta tudo sobre o novo projeto que nasce depois de um blogue e dois livros.

Foi há cerca de cinco anos que Sandra Santos decidiu avançar com um projeto que representa o acumular do percurso como nutricionista e a experiência no trabalho em saúde materna e infantil. Em 2016, após o nascimento da filha, Sandra Santos, que também já foi atriz, criou o blogue “Papinhas da Xica”, que conta já com mais de três milhões de visualizações, e onde tem vindo a partilhar vários conteúdos e receitas. Agora, chega a marca de snacks saudáveis para bebés e crianças.

Tudo começou com o blogue, que foi ganhando cada vez mais notoriedade e sucesso. Em 2019, lançou o seu primeiro livro “Papinhas da Xica — Guia de alimentação para o 1º ano do bebé” e, em 2020, seguiu-se “Papinhas da Xica — Refeições em Família”.

“Depois da Francisca nascer acabou por fazer sentido reunir todo o meu conhecimento, experiências e vivências da maternidade de uma forma mais pessoal”, começa por explicar à dobem. referindo que ao mesmo tempo que a filha ia crescendo, o mesmo aconteceu com o blogue, “quase como um diário”, o que fez com que mais tarde sentisse a necessidade de compilar toda a informação em livro.

“Naturalmente, o primeiro livro foi mais dedicado à alimentação do bebé porque eram também esses os temas que eu estava a abordar mais. O segundo livro já é mais dedicado às refeições em família que é quando o bebé, a partir dos 12 meses, já começa a comer o mesmo do que os pais e a restante família. Acabando por ser uma evolução cronológica daquilo que é o ciclo de vida espectável da criança.”

Do blogue à marca de snacks saudáveis para bebés e crianças

Sandra Santos conta à dobem. que o objetivo do projeto sempre foi defender uma alimentação mais caseira e sustentável, contudo eram muitas as pessoas que acabavam por pedir sugestões de marcas de referência.

“As pessoas também tinham a necessidade de ter a conveniência, ou seja, alguns produtos para que quando não tivessem tempo e não pudessem confecionar em casa muitas das minhas receitas, desde bolachinhas saudáveis a panquecas, tivessem opções no mercado que lhes garantissem essa mesma confiança de que eram saudáveis e não constituíam um risco para o seu bebé. Foi assim que pensei em criar a marca que eu gostava de comprar“, explica a nutricionista, referindo que não existem no mercado muitas opções dedicadas a este “nicho” e, as que existem, são estrangeiras.

De momento, a “Papinhas da Xica” tem quatro snacks diferentes e Sandra Santos faz questão de referir que todos eles são feitos com ingredientes naturais e que foram criados com a preocupação de não terem sal ou açúcar adicionados. Para além da saúde, a marca preocupa-se ainda com a sustentabilidade. “Devido à necessidade de termos de continuar a recorrer a algum plástico e cartão, o que fizemos foi criar uma parceria com a Sociedade Ponto Verde. Pagamos anualmente para garantir que as nossas embalagens, em quilos, são todas recicladas ou convertidas em energia”, explica Sandra.

Apesar dos snacks estarem no mercado apenas há uma semana, a nutricionista revela que a adesão tem sido muito boa. Contudo, devido à pandemia, considera que há uma grande limitação de recursos que tem feito com que seja ela a responder a todas as encomendas.

À dobem. Sandra confessa que este é um projeto que já está a ser pensado há dois anos, mas que enfrentou muitos contratempos até aqui chegar. “Não é fácil ser empreendedora em Portugal. Não sei como é nos outros países, mas, a minha experiência é cá, e foi, realmente, um processo com muitos contratempos e ainda mais demorado pelo facto de, no ano passado todo, termos tido a [pandemia da] COVID-19.”

Contudo, a nutricionista acredita que possa vir a beneficiar do facto das pessoas se terem habituado mais às compras online. “Acredito que os sonhos não se adiam e que há sempre algo de bom no meio de cada uma das situações e das circunstâncias.”

Existem quatro snacks diferentes que pode comprar individualmente ou em packs. Os snacks estão à venda no site “Papinhas da Xica”, onde estão também disponíveis os dois livros da autora.

Conheça os produtos da nova marca de snacks saudáveis para bebés e crianças na fotogaleria.