desperdício alimentar

Alimentação

SaveCook. A aplicação que ajuda a aproveitar comida e dá receitas quando faltam ideias

Numa só app é possível ver descontos de supermercados, fazer listas de compras, ver receitas para planear as refeições da semana, e saber a informação nutricional de tudo o que vai comer.

Quatro jovens juntaram-se durante a quarentena, online, claro, para encontrarem alguma ideia que ajudasse as famílias que poderiam passar por situações complicadas depois do confinamento. Durante esse tempo, lembraram-se de desenvolver uma aplicação onde é possível ver as promoções dos supermercados, fazer a lista de compras de acordo com esses preços, e ainda aceder a receitas com ingredientes que já estão em fim de vida no frigorífico, de forma a aproveitar comida que já temos em casa. Assim nasceu a SaveCook.

“Para além de gostarmos de cozinhar, sabíamos que se aproximavam tempos difíceis. Muita gente iria deixar de comer fora e teria de se dedicar mais a cozinhar em casa. Tentámos juntar o útil ao agradável”, conta à dobem. o co-fundador João Veloso, de 23 anos, estudante de mestrado de Engenharia Informática. Rita Rebelo, 22 anos, colega de curso de João, também se aliou a esta iniciativa.

Para além dos dois engenheiros informáticos, Martim Vieira, 22 anos, e Filipa Gouveia, 24 anos, ambos a tirar mestrado em Engenharia Eletrotécnica, também se juntaram ao projeto.

Sabendo que há quem corra todos os supermercados à procura das melhores promoções, os quatro jovens facilitaram esse processo ao alojar na aplicação os folhetos semanais de várias cadeias: Pingo Doce, Continente, Mini Preço, Auchan, El Corte Inglés, Froiz, Apolónia, Intermarché e E.Leclerc. “À medida que mais cadeias de supermercado façam a transformação para o digital, iremos adicioná-las à aplicação”, refere João Veloso.

Esta é uma forma de evitar idas desnecessárias — e desanconselhadas em tempos de pandemia —, aos super e hipermercados, uma vez que pode comparar preços em casa e adicionar todas as propostas aliciantes diretamente à lista de compras da aplicação antes de ir ao supermercado. No entanto, as funcionalidades não ficam por aqui.

Receitas no caminho? Guardo-as todas

Não vai construir um castelo, mas pode preparar uma refeição com base nas sugestões da aplicação. Esta tem várias receitas disponibilizadas quer pela equipa da SaveCook, quer pelos utilizadores que podem partilhar as próprias criações com a comunidade ou apenas guardá-las para si. A partir das receitas também é possível gerar listas de compras automaticamente.

A principal vantagem que oferecemos é a simplificação no planeamento das refeições semanais que todos temos de fazer. A nossa app permite aos utilizadores pesquisarem por receitas em várias categorias, consultar informações nutricionais, partilhar receitas com a comunidade, planear as refeições e organizar listas de compras”, destaca João Veloso.

Também é possível consultar as informação nutricionais das receitas. Estas “são calculadas dinamicamente através de um método inovador no qual as informações nutricionais de cada ingrediente são calculadas individualmente, explica o co-fundador da SaveCook.

A novidade mais recente da aplicação ajuda-nos a aproveitar comida que já temos em casa e a combater o desperdício alimentar. Como? “O utilizador consegue escolher até três ingredientes e são apresentadas receitas que usem esses produtos”, diz.

Tentámos saber o que está ainda por vir e João Veloso não se conteve: “Estamos prestes a lançar a disponibilização de planos e dietas semanais. Assim é possível ajudar os utilizadores a organizar a semana de forma automática e, caso tenham algum objetivo nutricional, escolher um plano à sua medida”, conta João Veloso. Para já, o único planeamento semanal é destinado ao agendamento de receitas, de forma a que saiba o que vai cozinhar em cada dia da semana para conseguir aproveitar comida.

A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android.