tosta de ricotta

Alimentação

4 receitas da tosta de ricotta que se está a tornar viral no TikTok — e duas alternativas vegan

Já conta com mais de 1,9 milhões de visualizações e só precisa de dois ingredientes e uma torradeira. Conheça as receitas alternativas e saudáveis.

Seja de manhã, à tarde ou até mesmo ao jantar, pode ser recheada com vários ingredientes, torrada ou até mesmo prensada. Já sabe do que estamos a falar? De tostas, claro. E se há prato que é versátil e dá para inovar é a tosta de ricotta, que já se tornou viral nas redes sociais.

Foi depois de Melissa Vivianne Jefferson, uma cantora norte americana, mais conhecida pelo seu nome artístico, Lizzo, ter divulgado com os seus 16 milhões de seguidores uma versão vegana com uma alternativa ao queijo ricotta, à à qual acrescentou tomate e rúcula que esta tendência se tornou viral no TikTok. Foi aí que, rapidamente, esta simples tosta foi ganhando popularidade, sendo que alguns criadores já referem que “a tosta de ricotta é a nova tosta de abacate”.

Na verdade são várias as vantagens que se podem apontar ao consumo do abacate. É um alimento que não só faz bem ao cérebro como ainda ajuda na concentração. Contudo, parece que o novo rival veio para ficar. Quanto a ingredientes, os principais são, obviamente, o pão e o queijo ricotta, mas existem outras formas de confecionar a tosta, sendo ainda possível colocar diferentes toppings, até mesmo abacate.

Relativamente ao pão já existem alternativas: pode fazê-lo em casa, como é o caso do pão de açafrão com pimenta-preta e sementes de papoila, ou, no caso de não querer perder muito tempo na cozinha, pode fazer pão com apenas dois ingredientes: iogurte e farinha. Caso opte por comprar pão, o ideal será optar por uma versão isenta de glúten ou até mesmo de fermentação lenta feita com farinhas de cereais integrais, como a espelta ou o trigo sarraceno.

Já o queijo pode suscitar algumas dúvidas. Se ainda fica reticente quanto ao consumo de laticínios, este tipo de queijo tem menos matéria gorda do que outros queijos e é rico em proteína, para além de que é um alimento fermentado: fermentação esta que vai coagular o queijo, mantendo os nutrientes essenciais. Mas, se mesmo assim esta não for uma opção viável, existe queijo ricotta vegan que pode deixar o prato igualmente saboroso.

Se ainda não experimentou esta nova tendência ainda vai a tempo de o fazer. Embora o topping fique ao gosto de cada um, sugerimos seis receitas de tosta de ricotta. Provavelmente tem grande parte dos ingredientes em casa, portanto, é só tirar nota e pôr mãos à obra.

Ricotta vegan caseira

Ingredientes:

— 2 chávenas de amêndoas, previamente demolhadas mais de duas horas
— 1/2 chávena de água (purificada)
— 1 colher de chá de sal marinho
— 1 a 2 cápsulas de probióticos (à venda no Celeiro)
— Pano próprio para fazer queijo (à venda na Fnac)

Preparação:

Escorra e descasque as amêndoas. Num liquidificador misture a água purificada e o sal na velocidade máxima. De seguida, adicione as amêndoas. Bata até ficar homogéneo e cremoso. Despeje a mistura no pano do queijo e deixe escorrer por quatro horas ou de uma noite para outra.

Depois coloque essa mistura num recipiente, de vidro, devidamente higienizado. Abra as cápsulas de probióticos e, com a ajuda de uma colher, misture delicadamente.

Transfira a mistura drenada para uma tigela ou recipiente de vidro limpo. Abra a cápsula de probióticos e, usando uma colher de madeira ou de plástico, mexa delicadamente. Depois, cubra com uma toalha limpa e deixe fermentar entre 8 a 12 horas à temperatura ambiente. Se quiser provar o queijo durante o processo, certifique-se de que usa uma colher nova cada vez que o faz, assim não contamina o queijo.

Por fim, quando a fermentação estiver finalizada, pode adicionar outros ingredientes como sumo de limão, alho, pimenta preta, ervas aromáticas, tomate seco ou até mesmo frutos secos: fica ao critério de cada um.

Guarde no frigorífico num recipiente próprio, até duas semanas. Quanto mais tempo ficar no frigorífico, mais sabor irá ganhar.

Receita da revista “Mind Body Green”

Ricotta de tofu

Ingredientes:

— 500 gramas de tofu
— 20 gramas de folhas de manjericão
— 1 colher de sopa alho em pó
— 3 colher de sopa sumo de limão
— 3 colher de sopa azeite
— 1/2 a 1 colher de sopa sal
— Pimenta moída a gosto

Receita retirada do site “The Insta Vegan”

Preparação:

Esprema o tofu para retirar o máximo de água possível. Não se preocupe caso parta, uma vez que irá ser triturado de seguida. Coloque o tofu num recipiente largo e adicione todos os ingredientes. Se tiver um processador de alimentos poderá utilizá-lo e o processo será mais rápido.

Triture tudo com uma varinha (ou com o processador) até obter uma pasta granulosa, semelhante à de um requeijão. Prove e ajuste os ingredientes de acordo com o seu paladar. Se achar que está muito seco (dependerá do tofu que comprar) e não quiser acrescentar mais sumo de limão nem azeite, adicione um pouco de água até obter a consistência desejada. Envolva bem com uma colher. Poderá consumir de imediato, mas a recomendação é que deixe repousar no frigorífico durante duas horas, para que o tofu absorva os sabores dos restantes ingredientes.

Nesta receita acrescenta-se o manjericão por gosto pessoal, mas pode fazê-la sem o adicionar.

Receita retirada do site “The Insta Vegan”

Tosta de ricotta e tomate

Ingredientes:

— 1 fatia de pão
— Ricotta vegan
— 1 mão cheia de tomate cherry
— 1 mão cheia de rúcula
— 2 colheres de chá de azeite
— Uma pitada de sal
— Pimenta

Preparação:

Coloque o pão na torradeira. Numa frigideira, coloque um fio de azeite e salteie os tomates cherry. Adicione sal a gosto. No final, barre o queijo na torrada e adicione os tomates por cima. Ponha ainda a rúcula e pimenta, se assim desejar.

Receita retirada do TikTok

Tosta de ricotta com tomate, pesto sal e pimenta

Ingredientes:

Para o pesto:

— Uma chávena e meia de folhas de espinafres (frescos)
— Um quarto de chávena de manjericão (fresco)
— Um terço de chávena de levedura nutricional
— Um terço de chávena de mistura de sementes de cânhamo e nozes (caso prefiram uma opção sem frutos secos, omitam as nozes e substituam por sementes de cânhamo)
— Uma colher de sopa de sumo limão
— Um dente de alho
— Um terço de chávena de azeite (mais um pouco de azeite q.b.)
— Sal e pimenta a gosto

Para a tosta:

— Pão
— Ricotta
— Tomate
— Sal e pimenta q.b

Fotografia retirada do site “Casal Mistério”

Preparação:

Para o pesto:

Comece por higienizar as folhas de espinafres e manjericão. No processador, coloque todos os ingredientes e triture até a mistura ficar espessa e cremosa, raspando as paredes do copo sempre que necessário (para quem gosta de sentir a textura das sementes de cânhamo, aconselham a juntarem apenas no fim, dando apenas umas ligeiras pulsadas); Se o molho estiver demasiado denso, adicionar mais um fio de azeite (ideal para misturar com uma massa, por exemplo); Está pronto a servir ou para ser guardado no frigorífico até uma semana.

Para a tosta:

Espalhe ¼ de chávena de ricotta numa tosta. Disponha por cima duas colheres de sopa de pesto e um tomate pequeno picado. Tempere com sal e pimenta.

Receita da tosta retirado do Casal Mistério

Tosta com cogumelos

Ingredientes:

— 1 colher de chá de azeite
— ½ chávena de cogumelos fatiados
— ¼ chávena de queijo ricotta
— 1 colher de chá de raspas de limão
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1 colher de chá de alho picado (ou a gosto)
— 1 fatia de pão de trigo integral 100%
— ½ colher de sopa de vinagre balsâmico

Preparação:

Coloque o azeite numa frigideira antiaderente, em lume médio. Adicione os cogumelos e vá salteando até a maior parte da água desaparecer e os cogumelos cozinharem. De seguida, misture a ricota, as raspas e o sumo de limão e o alho numa tigela à parte. Se desejar, coloque um pão na torradeira e, depois de torrado, espalhe o preparado da tigela no pão. No final, adicione os cogumelos e regue a tosta com vinagre.

Receita do site “Eating well”

Tosta de Ricotta e Ameixa

Ingredientes:

— 1 fatia grande ou 2 pequenas de pão integral
— 2 ameixas (ou outra fruta da época)
— 1 colher de sopa bem cheia de queijo ricotta
— 1 colher de chá de iogurte grego
— Pitada de sal
— Mel
— Frutos secos esmagados (podem usar qualquer fruto seco que gostem. Nesta receita utilizaram-se pinhões.)

Receita retirada do site “Chez Carol”

Preparação:

Misture o ricotta com o iogurte até obter um ricotta bem cremoso. Corte as ameixas ao meio, retire o caroço e fatie-as. Torre o pão. Barre o ricotta no pão, tempere com uma pitada bem pequena de sal (o sal ajuda a realçar os sabores doces), coloque por cima as ameixas fatiadas, polvilhe com alguns frutos secos esmagados e regue com um fio de mel.

Receita do site “Chez Carol”