legumes da época

Alimentação

6 receitas com legumes da época para quando falta inspiração para cozinhar

Se acabou de lhe chegar um cabaz de legumes e encontrar cenouras, abóboras e rabanetes, saiba o que pode fazer com eles quando lhe faltar inspiração.

DOBEM.
leia este artigo em: 10 mins

Embora estejamos habituados a comer um pouco de tudo o ano inteiro, existe um tempo certo para cada alimento. A isso, chamamos de sazonalidade dos alimentos. Existem legumes e frutas que têm a sua época, como é o caso das uvas e dos morangos, que surgem no outono e na primavera, respetivamente. Claro que consumir os alimentos no tempo certo traz vários benefícios, tanto a nível nutricional como de sustentabilidade, e até é mais vantajoso para a carteira. É por esse mesmo motivo que se torna uma boa opção fazer receitas que contenham esses mesmos alimento. Mas e quando falta inspiração para cozinhar com os legumes da época?

Comer não tem a mesma importância para todos. Há quem goste muito, outros menos, e há quem não adore, mas tenha de o fazer. O que é certo é que esta é uma necessidade básica para todos nós e um prato cheio com os ingredientes certos é um ponto de partida para equilibrar a nossa saúde e para ingerirmos os nutrientes que precisamos para o nosso dia a dia.

E mesmo que a rotina se instale, a criatividade nunca deixa de ser uma possibilidade e é com isso em mente que temos seis receitas com legumes da época para que possa inovar nas suas refeições, mesmo naqueles dias em que falta a vontade de cozinhar.

Para estas receita escolhemos três legumes da época: abóbora, cenouras e rabanetes. É que estes legumes não só são baixos em calorias, como ainda têm vários benefícios para a saúde, como é o caso do potássio, do ferro e várias vitaminas como a A, a C e a D.

Se está preparado para aproveitar os legumes da época — na sua melhor forma e sabor — veja o que falta na dispensa, faça a lista para o supermercado, e ponha as mãos à obra. Estas receitas vão tornar a sazonalidade interessante e divertida.  

Lasanha de abóbora

Ingredientes

— 1 quilo de polpa de abóbora
— 1 colher de chá sal
— 2 colher de sobremesa azeite
— qb.b. de alecrim fresco
— 1 lata feijão-preto (420 g)
— 100 gramas queijo de cabra fatiado
— 100 gramas queijo mozzarella ralado
— 150 gramas fiambre da perna extra
— 100 gramas miolo de broa de milho
— 1 colher de sopa sementes de girassol Pura Vida

Preparação

Pré-aqueça o forno a 250° C. Corte a abóbora em fatias com cerca de 0,5 cm. Depois, coloque-as num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, salpique-as com o sal, regue com uma colher de sobremesa de azeite e salpique com folhas de alecrim (reserve algumas). Leve ao forno cerca de 6 minutos. Escorra o feijão, passe-o por água e reserve. Retire a abóbora do forno e reduza a temperatura para os 200° C.

Coloque uma camada de fatias de abóbora num tabuleiro de forno e disponha por cima uma parte dos queijos, do fiambre e do feijão. Repita as operações até esgotar os ingredientes, terminando com uma camada de abóbora. Pique o miolo de broa no robot de cozinha, ou no triturador, juntamente com o restante azeite e folhas de alecrim e espalhe a mistura por cima da abóbora. Termine levando ao forno cerca de 20 minutos.

Receita do Pingo Doce

Muffins saudáveis de abóbora com topping crocante de nozes de macadâmia

Ingredientes

Para os muffins:
— 2 bananas médias maduras
— 170g de puré de abóbora caseiro (levar a abóbora com casca bem lavada ao forno por 1 hora a assar e triturar)
— 1 ovo
— 60ml de leite vegetal 
— 35g de açúcar de côco
— 1/2 c.sopa de óleo de côco
— 1 chávena de farinha sem glúten
— 1/2 chávena de farinha de côco
— 1 c.sobremesa de bicarbonato de sódio
— Sal rosa a gosto
— Tempero pumpkin spice caseiro (mistura de canela, gengibre, cravinho, pimenta e noz moscada)
— Canela

Para o topping:
— 1 mão cheia de macadâmias
— 2 c.sopa de açúcar de coco
— 1 c.sopa de óleo de coco
— Canela a gosto

Preparação

Juntar as bananas esmagadas ao puré de abóbora, bater juntamente com o ovo, o açúcar o óleo e o leite. Noutra tigela juntar os ingredientes secos, farinhas e temperos. Misturar os dois preparados e encher duas formas de muffins previamente untadas com óleo de coco.

Para o topping basta triturar tudo junto até ficar um granulado que depois vai colocar por cima dos muffins antes de irem ao forno! Com o forno pré aquecido, levei por 30 minutos a 175°. Vá vendo, com a ajuda de um palito, a cozedura dos muffins.

Receita de Senas Saudáveis

Bolo de Cenoura Fofinho com Cobertura de Chocolate

Ingredientes

Para o bolo:
— 3 cenouras⠀
— 1 laranja + raspa⠀
— 1 maça⠀
— 1 colher de sopa de azeite⠀
— 1 chávena de farinha de aveia⠀
— 1/2 chávena de farinha de arroz⠀
— 1 colher de chá de fermento⠀

Para a cobertura:
— 4 quadrados de chocolate⠀
— 1 colher de óleo de coco⠀

Preparação

Primeiramente, descasque as cenouras e a maçã. Junte a raspa de uma laranja e o sumo de meia laranja. Triture, reduzindo a puré. Junte os ovos e o azeite e misture bem. ⠀
Entretanto, numa taça, junte os secos: as farinhas, o fermento e a pitada de sal. Junte à mistura da cenoura e envolva até ficar com uma massa homogénea. Coloque a massa numa forma de silicone e leve ao micro-ondas 9 minutos ou ao forno 25mins a 180ºC.

Depois de cozido, desenforme, fure o bolo com um garfo e regue com o sumo da restante meia laranja. Para a ganache, coloque os quadrados de chocolate e o óleo e leve ao micro-ondas 30 segundos, a 900W. Cubra o bolo com a ganache e delicie-se.⠀

Receita retirada da Pitada do Pai

Hambúrgueres de legumes da época

Ingredientes

— 500 gramas de cenoura
— 1 cebola
— 2 ovos
— 2 dentes de alho
— 5 colheres (sopa) de farinha integral/aveia/grão-de-bico 
— 1 colher (chá) de sal marinho 
— 1 colher (chá) de orégãos
— ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída

Preparação

Rale as cenouras, tempere com sal e cozinhe em água (aproximadamente 5 minutos). Escorra as cenouras cozidas. Descasque e corte a cebola bem fininha. Misture com as cenouras, o alho triturado, os temperos, os ovos e a farinha.

Misture bem a massa e aguarde 10 minutos. De seguida, modele a massa em forma de hambúrgueres, coloque-os numa assadeira forrada com papel vegetal e leve ao forno a 190°C, cerca de 20 a 30 minutos.

Receita retirada do site Feiticeira Fit

Salada de talos, manga e rabanete

Ingredientes

— Uma manga pequena
— 1 Chávena de chá de talos de aipo picados
— 1 Chávena de chá de talos de espinafres picados
— 6 Rabanetes
— 1 Alface roxa

Para o Vinagrete de rama de rabanete
— Rama de 6 rabanetes finamente picada
— 1 Tomate médio maduro picado
— 1 Cebola pequena picada
— 1/2 Chávena de chá de salsa picada
— 1/2 Chávena de chá de água
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 colher de café rasa de sal
— 1 colher de café de pimenta

Preparação

Disponha numa terrina a alface, os talos de aipo e os talos de espinafres, previamente higienizados. Descasque a manga e corte-a em pequenos cubos. Opte por laminar os rabanetes e adicione-os aos demais ingredientes.

Para preparae o vinagrete, numa tigela, junte todos os ingredientes e misture-os bem. Pode, igualmente, utilizar o vinagrete em tostas ou sobras de pão ligeiramente endurecido.

Receita do Continente

Bacalhau em cama de rabanetes

Ingredientes

— 120g lombo bacalhau
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 colher de sobremesa de vinagre
— q.b. ervas secas a gosto
— 1 dente de alho picado
— 1/2 cebola picada
— 1 cenoura
— 1/2 chávena tomate mini
— 1 chávena de rabanetes

Preparação

Deixe o bacalhau descongelar. Programe o forno a 180ºC. Lave os legumes e descasque e corte a cenoura em rodelas grossas. Numa chávena misture o azeite com o vinagre, o alho e as ervas secas. Envolva os rabanetes, os tomates e a cenoura com o molho e leve ao forno cerca de 20 minutos.

Dispunha o bacalhau sobre a cama de legumes, polvilhe com a cebola picada e leve ao forno novamente por mais 15 minutos (ou até o bacalhau estar pronto).

Receita retirada do blogue Nutrição com Coração