dia da criança

Alimentação

Dia da Criança. 7 receitas saudáveis e divertidas para fazer com os miúdos

Panquecas, ovos mexidos e mini pizzas — cheias de cor — são apenas alguns dos pratos que pode preparar com os seus filhos para os convencer a juntarem-se a si na cozinha.

DOBEM.
leia este artigo em: 11 mins

Ser criança é ser livre, pequeno e inocente. Nas crianças encontramos felicidade mais pura porque, na verdade, elas ainda têm muito por descobrir. Há umas com piores feitios, outras melhores, umas com mais medos e outras mais dados a disparates mas, seja qual for o caso, todas elas merecem um mimo especial, sobretudo no Dia da Criança.

É verdade que existem dias em que as crianças nos conseguem levar à exaustão, os pais que os digam. Mas também têm momentos em que são capazes de nos deixar com um sorriso na cara quando menos esperamos.

Uma vez que este ano, o Dia da Criança é celebrado a uma terça-feira, e nem todos têm disponibilidade para fazer um programa com os mais pequenos, temos uma sugestão para fazer um programa diferente: passar umas horas com os miúdos na cozinha. Se já está a torcer o nariz com algum receio do que poderá acontecer, não desespere. É que se, para alguns, passar algumas horas na cozinha pode parecer aborrecido, para outros ter uma criança ao lado vai tornar essa horas numa aventura única neste Dia da Criança.

Só vai precisar de uma boa dose de curiosidade, boa disposição e os ingredientes certos, para além de que, assim, os seus filhos podem ajudar, tornando assim este programa em algo educativo e divertido. Ingredientes, pratos coloridos e saudáveis e uma tarde em família, é isso que pode esperar destas sete receitas do Dia da Criança.

Panquecas coloridas

Ingredientes

— 5 ovos (experimente aquafaba para uma versão vegana)
— 500 ml de bebida de aveia
— 1 chávena de farinha normal ou de arroz para uma versão sem glúten
— Uma boa pitada de sal
— ½ beterraba
— Amido de batata ou farinha  
— Espinafre
— Manjericão

Imagem retirada do Instagram de David Frenkiel

Preparação

Misture todos os ingredientes num liquidificador e de seguida divida a massa em três potes diferentes. Despeje um deles de volta liquidificador e adicione 1/2 beterraba e uma colher de sopa de amido de batata ou farinha (vai ser mais fácil para virar). Misture bem e volte a colocar no pote. Adicione o segundo pote ao liquidificador com um punho de espinafre e manjericão e coloque, novamente, uma colher de sopa de amido de batata ou farinha.

Depois adicione manteiga ou óleo de coco numa frigideira antiaderente em lume médio. Adicione algumas colheres de sopa, de cada pote, na frigideira. Espalhe a massa e deixe ficar cerca de 1 ou 2 minutos e depois vire. No final, desfrute.

Receita retirada do Instagram de David Frenkiel

Massa colorida com legumes

Ingredientes

— 1 abóbora butternut
— 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
— ½ colher de chá de sal marinho
— Massa à escolha para 4 pessoas
— 400 g de lata de grão-de-bico cozido

Para o “molho branco”:

—  ½ chávena de creme fraîche, iogurte sólido ou iogurte vegetal
— ½ limão, sumo e raspas de casca ralada
— 1 pitada de sal marinho e pimenta preta
— Ervas à escolha

Opcionais para acompanhar:

— Espinafres baby
— Parmesão ralado ou queijo vegano ralado

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200°C. Descasque a abóbora com um descascador de batata, corte-a ao meio e retire as sementes. Corte cubos pequenos e coloque-os na assadeira com papel vegetal. Regue com azeite e sal e mexa bem. Leve ao forno, cerca de 20 minutos, dependendo do tamanho dos cubos. O ideal é eles ficarem macios e ligeiramente dourados e crocantes.

Numa panela grande, ferva água salgada, acrescente a massa cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Bata o creme fraîche com sumo de limão, sal e pimenta (opcional) e um pouco da água da massa. Escorra a massa e adicione, delicadamente, o molho na panela.

Adicione o grão-de-bico cozido, metade dos cubos da abóbora e as ervas à sua escolha e do seu filho, picadas. Sirva em pequenas tigelas com espinafres, mais cubos de abóbora e parmesão ralado.

Fotografia retirada do site “Green Kitchen Stories”

Receita retirada do site “Green Kitchen Stories”

Wrap de espinafres em forma de crocodilo

Ingredientes

— Wrap de espinafres
— Cerca de 90 gramas de frango grelhado, fatiado
— ½ chávena de alface picada
— ¼ de abacate fatiado
— 1 fatia de queijo provolone (ou queijo vegan)
— 1 cenoura bebé
— 1 azeitona preta grande
— 1 cenoura bebé

Fotografia retirada do Pinterest

Preparação

Corte o wrap de espinafre ao meio. Coloque no meio duma dessas metades o frango, a alface e o abacate. Feche o wrap, enrolando-o, e deixe as pontas viradas para baixo num prato, para que o wrap não se abra.

Na outra metade, corte os formatos da cabeça, da cauda e dos pés. Coloque a cauda e os pés ligeiramente sobre a primeira metade para mantê-los no lugar. Coloque também a cabeça de maneira a cobrir a extremidade aberta do wrap, metendo o focinho no prato. De seguida, corte duas rodelas pequenas do queijo e fatie a azeitona ao meio. Faça cada olho com um círculo de queijo e meia azeitona em cima, segurando-o no lugar com um palito.

Por fim, corte seis triângulos pequenos do resto do queijo. Coloque-os na parte de baixo do focinho do crocodilo para fazer de dentes. Corte a cenoura em pequenas rodelas para decorar as costas e a cauda. Nada melhor do que surpreender com um prato saudável e engraçado no Dia da Criança.

Receitada retirada do site “Eating Well”

Muffins saudáveis do Dia da Criança

Ingredientes (para 6 doses)

— 2 chávenas de flocos de aveia
— 2 chávenas de leite ou bebida vegetal (sem açúcar)
— 1 colher de chá de fermento
— 2 ovos
— 1 banana madura
— 1 maçã, com casca
— 50 gramas de mirtilos
— Canela em pó q.b.

Preparação

Numa tigela, esmague a banana. Corte a maçã em pedaços pequenos. Acrescente os restantes ingredientes e envolva, à exceção dos mirtilos. Distribua a massa preparada por forminhas próprias e adicione, por fim, os mirtilos, por cima da restante massa. Leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC durante 15 a 20 minutos.

Fotografia retirada do site oficial da nutricionista Iara Rodrigues

Receita da nutricionista Iara Rodrigues

Pão colorido para o Dia da Criança

Ingredientes

— 3 claras de ovo
— 1 colher cheia com amido de milho
— 2 colheres de sopa açúcar amarelo, mascavado ou de coco
— Corante (opcional)
— Pitada de Sal

Fotografia retirada do blogue oficial “A Pitada do Pai”

Preparação

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Numa taça, comece por colocar as claras e junte uma pitada de sal. Comece a bater as claras em castelo e quanto estiverem quase batidas, adicione o açúcar e continue a bater. De seguida, adicione cuidadosamente o amido de milho e continue a bater as claras mais 3 a 4 minutos.

Junte o corante e cuidadosamente envolva. Transfira o preparado para um tabuleiro de forno e cuidadosamente faça um formato redondo. Leve ao forno cerca de 25-30 minutos.

Receita retirada do blogue “a Pitada do Pai”

Mini pizzas de quinoa

Ingredientes

— ½ chávena de quinoa cozida
— 1 chávena de queijo mozzarella ralado (ou mozarella vegan)
— 1 chávena de mini peperonis (opcioal)
— ¼ chávena de queijo parmesão ralado (ou opção vegan)
— 1 ovo grande
— 1 colher de chá de temperos italianos
— ½ colher de chá de cebola em pó
— ½ colher de chá de alho em pó

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Pulverize bem uma forma de mini muffin com spray de cozinha antiaderente e reserve. Adicione todos os ingredientes numa tigela grande e misture até ter uma massa homogénea.

Distribua uniformemente a mistura em cada forma (deve dar para aproximadamente cerca de 18-20) e pressione, delicadamente, para baixo. Leve ao forno por 15-20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar cerca de 5 minutos.

Retire do tabuleiro e pode, opcionalmente, servir com molho.

Fotografia retirada do site “Live Weel Bake Often”

Receita retirada do site “Live Well Bake Often”

Ovos mexidos com pão em forma de ovelha

Ingredientes

— Ovos
— Pão
— Queijo
— Uvas
— Abacate

Preparação

Numa tigela, bata os ovos e adicione sal e pimenta, se assim for a sua preferência. De seguida, numa uma frigideira com azeite ou óleo de coco, despeje os ovos e mexa até ficarem cozinhados. Faça o preparado do resto do prato consoante a sua imaginação. Para fazer uma ovelha só necessita de seguir a imagem.

Fotografia retirada do Facebook da Chef Lee Samantha

Receita retirada do Facebook da Chef Lee Samantha