cheesecake

Alimentação

Receita. Aprenda a preparar um cheesecake cru de limão sem açúcar e gorduras

No dia do cheesecake, pedimos a Maria de Oliveira Dias do The Love Food que partilhasse uma das suas receitas de eleição, porque todos precisamos de um momento de gula.

Há dias em que um doce pode fazer toda a diferença. Não há que ter vergonha nenhuma em dizer que todos já tivemos, e continuamos a ter, dias assim. Somos uma equipa dobem., mas às vezes, dobem. também é o que nos aquece o coração, como um cheesecake. E hoje, no dia do cheesecake, decidimos comer uma (ou várias) fatias. 

Claro que cheesecake comido por esta equipa teria de ser, obviamente, dobem. Por isso, falámos com quem sabe e pedimos à Maria de Oliveira Dias, do site The Love Food e autora dos livros “O livro da cozinha vegana” e “Ecoguia para mudar o mundo” que partilhasse uma receita que fosse saudável, mas que desse para matar a gula. 

O novo projeto, lançado em junho de 2020, é ligeiramente diferente dos anteriores. Tal como Maria de Oliveira Dias confessa à dobem., este era um projeto que estava pensado já há algum tempo, mas entre os livros, o nascimento do filho e a empresa de comida que tinha criado, teve de ficar em stand-by. No entanto, 2020 foi o momento certo para se lançar a este novo desafio onde, muito além da alimentação, partilha dicas de sustentabilidade, estilo de vida, e fala também do seu percurso em todo este universo. 

Mas voltando ao cheesecake, esta receita é bem mais saudável do que uma versão mais tradicional. É que em vez de queijo com lactose, gorduras e açúcares, este é preparado com aveia, geleia de agave e caju. A receita é totalmente vegana e prepara-se em pouco mais de 15 minutos. Depois, é só ter paciência — muita paciência — para aguentar as duas horas que o preparado precisa para refrigerar. 

Tome nota da receita e inspire-se para preparar uma receita fresca para os próximos dias. 

Cheesecake cru de limão

Para a base

Ingredientes

— 3 chávenas de flocos de aveia
— 8 colheres de sopa de óleo de coco
— 3 colheres de sopa de geleia de agave

Preparação

Triture todos os ingredientes no processador na função pulse até ficar arenoso.

Coloque numa forma coberta com papel vegetal, achatando bem e reserve.

Para o creme de caju

Ingredientes

— 3 chávenas de cajus demolhados e lavados
— ½ chávena de óleo de coco
— ¾ chávena de agave
— 1 chávena de sumo de limão

Preparação

Triture todos os ingredientes até ficar cremoso e Coloque por cima da base de aveia. Levar ao frio durante, pelo menos, duas horas ou durante a noite

No momento de servir decore com framboesas frescas e raspas de limão.