medalhões de cenoura

Alimentação

Receita. Os medalhões de cenoura dos Kitchen Dates onde nada é desperdiçado, nem mesmo a rama

Eles são especialistas em cozinha sem desperdício, e até organizam workshops onde partilham os seus conhecimentos. Esta receita é prova disso mesmo.

Se costuma fazer compras em mercados biológicos ou diretamente aos produtores, sabe que muitas vezes alguns dos alimentos chegam às suas mãos tal como saíram da terra. É o caso das cenouras, para as quais muitas vezes olhamos de lado por ainda terem a rama, que acaba por ser mandada para o lixo mas que, na verdade, pode ser utilizada em várias receitas, como nestes medalhões de cenoura.

Por esta altura deve estar a achar que somos loucos ao sugerir usar ramas numa receita. Em nossa defesa, a ideia partiu dos Kitchen Dates, especialistas em utilizar todos os componentes de qualquer alimento evitando ao máximo produzir lixo. Podemos comprovar: a comida que servem no seu restaurante, aberto desde outubro de 2019, é bem saborosa, mesmo com ramas, sementes e até cascas de alguns alimentos. 

“Não há razões para olharmos de lado para aquelas cenouras que ainda vêm com a rama, ou até para pegarmos antes naquelas cuja rama já ficou para trás”, dizem Maria Antunes e Rui Catalão, os Kitchen Dates. “Abracemos então o desafio: o que fazer com estes verdes?”

Foi assim que chegaram a esta receita de medalhões de cenoura que se podem preparar na chapa ou até mesmo no forno. Inicialmente, ainda pensaram em fazer um pesto, daqueles onde “com jeitinho, cabe tudo”, como eles próprios dizem. Mas quiseram fugir do tradicional e criar uma receita diferente onde a própria rama ficasse em destaque. 

Por serem especialistas em desperdício, mas não só, os Kitchen Dates estão dispostos a partilhar todos os seus conhecimentos com quem quiser aprender mais sobre como é que podemos, afinal, evitar o desperdício na cozinha. Foi durante a pandemia que pensaram em criar os workshops que estão hoje disponíveis através do seu site oficial. 

“Sentimos que uma das formas mais eficazes de cumprirmos a nossa missão é através da partilha de conhecimento e isso acontecia muitas vezes durante os nossos eventos, como o brunch à porta fechada, mas com a pandemia deixámos de poder organizá-los”, contam à dobem. “Recebíamos diariamente pedidos de workshops e outros formatos do género, e com isso tornou-se óbvio que os workshops poderiam ser uma solução interessante para continuarmos a servir a nossa comunidade.

Uma das próximas aulas que darão através de uma plataforma online será precisamente sobre Cozinha sem Desperdício, e está marcada já para este sábado, 18 de julho, das 10 às 13 horas. No dia seguinte, pode aprender quais os benefícios e como pode preparar fermentados em casa à mesma hora. Na semana seguinte, a manhã de sábado, 25, será dedicada à ciência do pão artesanal de fermentação lenta, já a de domingo focar-se-à em adoçantes naturais

Pode comprar a vaga para cada um destes workshops a partir do site dos Kitchen Dates. O valor da inscrição é de 25€.

Enquanto isso, deixamos já uma amostra de como pode aproveitar uma cenoura na sua totalidade, com esta receita de medalhões simples e rápida de preparar. Só precisa de ter um ralador e, depois, um forno, frigideira, ou chapa para preparar os medalhões. Tome nota da receita. 

Medalhões de cenoura com rama

Ingredientes:

— 200 gramas de cenoura
— 150 gramas de cebola
— 80 gramas de farinha de grão
— 30 mililitros de água (2 colheres de sopa)
— 10 mililitros de azeite (2 colheres de chá)
— 30 gramas de rama de cenoura
— Ervas aromáticas ou especiarias a gosto (opcional)
— Sal a gosto

A mistura deverá ficar assim

Preparação:

Começar por ralar a cenoura e picar a cebola e a rama da cenoura. Se preferir, pode refogar a cebola antes de a adicionar à mistura. 

Numa taça, misturar todos os ingredientes. Deixar repousar durante 5 minutos para que a farinha de grão seja absorvida pelo líquido.

Moldar os medalhões com a mistura. Dá para 6 de cerca de 80 gramas. Se preferir mais pequenos, pode fazer, como se fossem falafel. 

Aquecer uma chapa e, assim que estiver bem quente, deixar alourar durante 5 minutos de cada lado em lume médio. Também pode pôr no forno a 180º por 20 minutos, virando a meio, ou fritar.