crepioca

Alimentação

Receita. Como preparar uma crepioca saudável para o almoço em menos de cinco minutos

Prepara-se em minutos e tanto pode ser uma sobremesa como um snack ou até mesmo um almoço saudável. Tome nota da receita.

DOBEM.
leia este artigo em: 4 mins

Falta pouco para a hora do almoço e não tem vontade de cozinhar. Não é preciso ter pudor em admitir, já todos tivemos dias assim em que só de pensar em passar mais de meia hora à volta de tachos e panelas sentimos um arrepio na espinha. Mas isso não quer dizer que devamos ceder à tentação e encomendar qualquer coisa pouco saudável para o almoço, até porque existe uma solução simples, prática e bem saborosa: a crepioca.

Se nunca ouvir falar desta inovação do mundo fit, passamos a explicar. A crepioca é semelhante a um crepe, sim, aqueles que levam farinha, ovos e manteiga e podem ser recheados com o que quiser. A diferença é que, ao contrário dos crepes, a crepioca leva apenas dois ingredientes: tapioca hidratada e ovo.

A tapioca é a fécula hidratada da tapioca, que é uma raiz. Normalmente, encontram-na à venda já em flocos ou pérolas hidratadas e prepara-se facilmente numa frigideira antiaderente. Uma das principais vantagens é o facto de ser isenta de glúten, ideal para quem tem intolerância a esta proteína. Além disso, é uma boa fonte de hidratos de carbono — também por isso deve ser comida com moderação —, de ferro, vitamina B9 (ácido fólico), magnésio e vitamina C. 

Ao juntar a tapioca com ovo obtém-se uma massa semelhante à de um crepe que se prepara numa frigideira. Depois, basta rechear com os ingredientes de que mais gostarem. A Isabel Silva sugere o guacamole que partilhou no livro “O Meu Plano do Bem” e com salmão fumado, mas também pode optar por um recheio doce como a manteiga de amêndoa e banana, uma compota ou geleia de agave, por exemplo. 

Tome nota da receita do livro “A Comida que me Faz Brilhar“, deste almoço ou snack simples e nutritivo que se prepara em menos de cinco minutos.

Crepioca com guacamole e salmão fumado

Ingredientes:

— 1 ovo
— 1 colher de sopa de tapioca hidratada
— 1 colher de café de curcuma (opcional)
— 1 pitada de pimenta preta (opcional)
— 1 pitada de sal marinho (opcional)

Preparação:

Juntar o ovo, a tapioca, a curcuma, a pimenta preta e o sal numa tigela e misturar bem com um garfo. Colocar esta mistura numa frigideira antiaderente (ou untada com um pouco de óleo de côco) sobre lume médio.

Deixar cozinhar durante 2 minutos, sem virar, e retirar do lume assim que a crepioca estiver completamente cozinhada.

Se optar pelo guacamole prepare-o seguindo a receita do “O meu Plano do Bem“.

Quando a crepioca estiver pronta, espalhar sobre a crepioca e colocar a fatia de salmão fumado e uma salada ou legumes à escolha. Servir com uma pitada de curcuma e pimenta preta e um pouco de sumo de lima.