bolachas de nutella

Alimentação

Receita. Parece impossível, mas estas bolachas de Nutella são saudáveis

Uma solução equilibrada que mata a gula nos momentos mais difíceis: cookies com o chocolate de avelã naturais, sem ingredientes processados.

É quase impossível não ver até ao fim aqueles pequenos vídeos que mostram a preparação de bolachas, especialmente bolachas de Nutella, que são autênticas bombas calóricas. Vemos os quilos de chocolate, de açúcar, de farinha para a massa e, no final, o cliché irresistível: ver a cookie a ser quebrada e o recheio a escorrer. É quase pornográfico, nós sabemos.

Esqueça esses ingredientes e aposte nestes quatro: avelãs, cacau, tâmaras e aveia. Só precisa disto para conseguir um resultado semelhante, só que em bom (nutricionalmente). É a proposta da nutricionista Bárbara Oliveira, que ensina a fazer esta versão saudável de bolachas de Nutella, ou será que devemos dizer “uma espécie de Nutella”? É que esta versão é muito mais nutritiva (e saudável) do que a original. Para comer nos momentos de gula, para levar como snack para o trabalho ou servir em casa. A cintura agradece e o organismo também.

Bolachas de “Nutella”

Ingredientes

— 150 gramas de avelãs
— 2 colheres de sopa de cacau
— 100 gramas de tâmaras, sem caroço
— 200 mililitros de água
— 150 gramas de aveia em pó

Preparação

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e torre as avelãs durante cerca de 10 minutos. Depois de retirar, não desligue o forno.

Pique as avelãs num centrifugador, à medida que vai juntando a água, as tâmaras sem caroço e o cacau. Por fim, retire a mistura para um recipiente e vá envolvendo a aveia em pó, até obter uma pasta maleável.

Molde as bolachas e coloque num tabuleiro coberto com papel vegetal. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Vire as bolachas ao final dos primeiros 15 minutos.