Alimentação

Sabia que pode fazer almôndegas com casca de banana? Esta receita é a prova disso

Pode parecer assustador usar esta parte da fruta para fazer uma qualquer receita, mas podemos garantir: é bem mais saboroso — e nutritivo — do que possa imaginar.

Quem nunca assistiu a uma queda provocada por uma casca da banana nos desenhos animados? Muitas vezes olhamos para a casca de banana como isso mesmo: algo a ser descartado, mas e se lhe dissermos que, para além de ser compostável, pode ainda ser utilizada para várias refeições — sim, refeições —, e não precisa de desperdiçar nada?

Nunca pensámos que uma simples fruta pudesse dar para tantas opções, mas a verdade é que já vimos de tudo. Banana em bolos, banana em panquecas, mousse de casca de banana, e até a pode usar como se fosse carne. Se não acredita, espreite o vídeo de Merle O’Neal, produtora de conteúdos do canal Goodful,, que usou casca de banana para substituir carne desfiada.

A verdade é que esta parte da fruta tem vários benefícios, entre eles o facto de ser rica em fibras, em antioxidantes e até em minerais como potássio e cálcio. Quer isto dizer que, além de evitar o desperdício alimentar ao utilizar a casca de banana evitando que ela seja atirada diretamente para o lixo, ainda vai estar a dar ao seu corpo vários nutrientes de que ele precisa para se manter saudável.

E se para alguns o uso da casca é impensável e suscita logo dúvidas a quem lê a receita, para os mais curiosos desperta interesse e torna-se um ótimo projeto para experimentar este fim de semana. Com isto em mente a dobem. sugere uma receita de almôndegas feitas com casca de banana. Esta ideia inovadora partiu da nutricionista Samantha McMurray, autora do blogue “Eat Love”, e foi partilhada numa das revistas dos supermercados Auchan.

Se ainda não desistiu desta ideia e até tem alguma curiosidade, então pegue na caneta, no papel, e naquela casca da banana que comeu ao lanche e vamos a isto.

Almôndegas de casca de banana

Ingredientes:

— 5 cascas de banana médias
— 1/2 cebola branca
— 1 ovo
— 150 g farinha de trigo integral
— 3 dentes de alho

Temperos:

— q.b. cominhos
— 1 c. café sal rosa
— q.b. pimenta preta
— q.b. manjericão fresco
— q.b. alho em pó

Molho de tomate:

— 4 unidades tomate
— Um fio azeite
— q.b. manjericão fresco
— 1 c. café alho em pó

Acompanhamento:

40g de noodles de trigo sarraceno (dose para uma pessoa) — ou outra massa à escolha

Preparação:

Comece por preparar as bananas, descascando-as. Pode congelar o interior às rodelas em sacos de congelar. Retire as pontas da casca e raspe o interior da casca de forma a retirar o resto da polpa. Corte em pedaços bem pequenos – a casca irá escurecer ao longo do processo.

Coloque a casca de banana, a farinha, o ovo e os temperos numa tigela e misture tudo até obter uma massa moldável. Molde almôndegas médias com as mãos.

Faça o molho de tomate colocando todos os ingredientes numa panela e cozinhe durante dez minutos em lume brando. Adicione as almôndegas e deixe estufar durante 20 minutos em lume brando. Sirva com esparguete ou outra massa à escolha (exemplo: noodles de trigo sarraceno).