cereais de pequeno-almoço

Alimentação

Ranking. Os 10 cereais de pequeno-almoço com mais açúcar — e 5 sugestões mais saudáveis

Mostramos os pesadelos que saltam das prateleiras do supermercado para a taça do pequeno-almoço. Mas não se aflija: há opções equilibradas.

Quase todas as mesas de pequeno-almoço da nossa infância ficaram marcadas por cereais de pequeno-almoço nos mais variados formatos, desde a papa às bolinhas de chocolate que deixavam o leite mais saboroso. Contudo, uma nova investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) veio mostrar que são raros os cereais de pequeno-almoço que cumprem com os valores nutricionais recomendados pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) relativamente aos níveis de sal e açúcar.

O limite? No caso do açúcar são 5 gramas por 100 gramas, enquanto o do sal varia entre 0.2 gramas por 100 gramas e 0,3 gramas por 100 gramas. Mas entre as dezenas de marcas e de opções de cereais de pequeno-almoço à venda, quais são as que têm mais açúcar na sua composição? Foi isso que fomos perceber, olhando para os rótulos de vários cereais que, geralmente, encontramos nas despensas das famílias.

Mas como somos uma equipa dobem., procedemos a uma investigação paralela para perceber se existiam cereais de pequeno-almoço cujos rótulos cumprissem o requisito de terem cinco — ou menos — gramas deste hidrato de carbono por cem gramas de produto.

É precisamente com esta denominação que o açúcar vem descrito, quase de um modo envergonhado. “Hidratos de carbono, dos quais açúcares”: e boom, lá aparecem os valores, habitualmente astronómicos, tal como confirmado pelo novo estudo.

De acordo com o INSA, “98,3% das bolachas e 89,2% dos cereais de pequeno-almoço estavam rotulados com teores de sal e/ou açúcar superiores aos desejáveis”, diz o relatório, comparando com as recomendações do EIPAS, em vigor desde 30 de dezembro de 2017.

No total, a investigação recolheu, durante o ano de 2019, os dados de 193 cereais de pequeno-almoço disponíveis em lojas online de hipermercados de Portugal. Já nós, fomos à procura dos que estão acima do valor recomendado e que contribuem para a média de 21,0 gramas por 100 gramas de açúcar dos valores encontrados nos cereais para o estudo.

Desde os clássicos com chocolate às modernas granolas, eis o ranking que mostra o pesadelo do açúcar nos cereais de pequeno-almoço.

Cinco sugestões de cereais de pequeno-almoço com selo de aprovação da dobem.

Apesar do ranking que vimos anteriormente, que inclui opções que se dizem com “cereais completos” ou ricas em fibra e cálcio — escondendo no meio da informação nutricional grandes quantidades de açúcar —, isto não significa que não existam opções viáveis no mercado.

Para que possa manter o ritual de todas as manhãs comer a sua taça de cereais ou até de a servir aos miúdos, temos algumas sugestões, uma delas, contém apenas um único ingrediente.

No entanto, importa referir que é essencial que o pequeno-almoço vá variando, de maneira a conseguir manter sempre uma alimentação equilibrada. Os cereais podem ser uma opção prática e até válida, mas opte por consumá-los apenas esporadicamente, porque o açúcar não é o único problema destes alimentos.

Veja a lista de cereais que, por terem uma lista de ingredientes e uma tabela nutricional mais equilibrada, têm selo de aprovação da dobem.

Cevada Puff

Açúcar por 100 gramas: 0,1 gramas

Ingredientes: Cevada biológica

Cornflakes Sem Glúten, Cem Porcento

Açúcar por 100 gramas: 0,5 gramas

Ingredientes: Milho (95.4%), açúcar, sal, vitamina b1 (tiamina), vitamina b2 (riboflavina), vitamina b3 (niacina), viamina b5 (ácido pantoténico), vitamina b6, ácido fólico, vitamina b12, ferro

Granola de trigo sarraceno e frutos secos, Mother Bio

Açúcar por 100 gramas: 3,6 gramas

Ingredientes: Flocos de aveia, trigo sarraceno, Sementes de girassol, avela, linhaça ,noz, azeite virgem extra, mel, caju, amêndoa, sementes de abóbora, sementes de chia e cardamomo*. *=ingredientes de origem biológica certificada.

Cereais Weetabix

Açúcar por 100 gramas: 4,4 gramas

Ingredientes: Trigo integral (95%), extracto de cevada maltada, açúcar, sal, niacina, ferro, riboflavina, tiamina, ácido fólico. Contém trigo, cevada.

Granola Frutos Secos sem Açúcar, Cem Porcento

Açúcar por 100 gramas: 4.2 gramas

Ingredientes: Flocos de aveia integral, oligofrutose, frutos secos (amêndoa, avelã) (10%), flocos de espelta integral, farinha de arroz, farinha de trigo, óleo de girassol, sementes de girassol (5%), bagas de goji, antioxidante: extrato rico em tocoferóis (vitamina E)