iogurtes

Alimentação

Ranking. 10 iogurtes com mais açúcar que provavelmente já comeu — e 5 sugestões saudáveis

E se lhe dissermos que alguns dos iogurtes que certamente já consumiu têm quatro vezes mais açúcar do que o indicado? Mas não se preocupe porque há também sugestões saudáveis.

Os iogurtes são sempre aquele alimento que causa alguma controvérsia entre os especialistas da área da saúde, principalmente nutricionistas. Há quem defenda o seu consumo, devido às suas propriedades, e quem os desaconselhe exatamente pelo mesmo motivo.

“Partindo do pressuposto que temos uma cultura láctea com fermentação e que está dentro do que é catalogado nos alimentos macrobióticos e até prébióticos, quando há tolerância à lactose, os iogurtes podem ser uma boa fonte de proteína, cálcio e de alguns minerais. Para quem os tolera pode ser uma excelente forma de diversificar a sua alimentação uma vez que são muito versáteis”, começa por explicar a nutricionista Iara Rodrigues à dobem.

Contudo, a variedade é tanta que se torna difícil chegar a um supermercado e saber quais são os mais indicados para consumo. A verdade é que a grande maioria dos iogurtes que temos ao nosso alcance, e que estamos habituados a consumir desde a infância, excedem em larga escala a quantidade de açúcar que deviam ter.

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) veio mostrar isso mesmo. São raros os iogurtes que cumprem com os valores nutricionais recomendados pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), principalmente no que diz respeito ao teor de açúcar.

Mas afinal que valores são estes? A EIPAS pretende que o consumo diário de açúcar simples, em 2020, se aproxime de 50 g/dia em adultos e que não ultrapasse 25 g/dia em menores de idade. Nesse sentido, as recomendações para o teor de açúcar são de 5 g por 100 g para alimentos sólidos e 2,5 g por 100 ml para os líquidos.

De acordo com o INSA, numa amostra de 167 iogurtes (122 sólidos e 45 líquidos), apenas 22 iogurtes sólidos cumprem estes valores. Já no que diz respeito aos líquidos, nenhum cumpre esse valor.

Sendo o excesso de peso, a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares algumas das principais causas de morte e de incapacidade há que ter em conta aquilo que comemos.

Segundo a OMS, as crianças portuguesas, aproximam o seu consumo de açúcar dos 25% da energia ingerida diariamente. Este valor representa cinco vezes mais do que o ideal (5%).

Depois de termos visto quais os cereais de pequeno-almoço com mais açúcar do mercado, embarcámos noutra pequena investigação para perceber, através dos rótulos disponibilizados pelas maiores cadeias de supermercados nacionais, quais são os iogurtes os que têm uma pior composição e sugerimos ainda alguns ideais para consumo.

Dos típicos naturais açucarados aos saborosos achocolatados. Saiba quais os que muito provavelmente já consumiu ou deu ao seu filho para consumir, mas que representam uma ameaça para a saúde.

Cinco sugestões de iogurtes com selo de aprovação da dobem.

Tal como vimos, as palavras “natural” ou “bio”, nem sempre são sinónimo de “saudável” e, por isso, há que ter em atenção os rótulos e toda a composição nutricional dos iogurtes.

A nutricionista Iara Rodrigues alerta para o facto de não haver marcas mais indicadas do que outras, mas sim que tudo depende do produto. Para além disso, não afirma que o iogurte deva ser um alimento que se deve abolir ou consumir. Tudo depende também de se a pessoa é tolerante ou não a este tipo de alimento.

Mas como nunca ficamos apenas pelo lado mau, deixamos-lhe cinco sugestões que ilustram na perfeição que há sempre alternativas para todos os gostos e que também são amigas da nossa saúde.

Veja quais os iogurtes que, por terem uma lista de ingredientes e uma tabela nutricional mais equilibrada, têm selo de aprovação da dobem.

Preparado De Coco Natural Bio, Harvest Moon

Açúcar por 100 gramas: 0,5 gramas

Ingredientes: leite de coco, amido e culturas microbianas.

Iogurte Natural, Danone

Açúcar por 100 gramas: 3,9 gramas

Ingredientes: Leite pasteurizado parcialmente desnatado, fermentos lácticos e leite em pó desnatado.

Iogurte Yopro Manteiga Amendoim e Banana, Danone

Açúcar por 100 gramas: 4 gramas

Ingredientes: Leite desnatado, banana, amido modificado de milho, corante, sumo concentrado de limão, fermentos láticos, aromas a banana e manteiga de amendoim, espessante (pectinas), edulcorantes (sucralose e acessulfame K) e sólidos lácteos. 

Iogurte Grego Natural Sem Gordura, Fage

Açúcar por 100 gramas: 4 gramas

Ingredientes: Leite de vaca pasteurizado e desnatado, culturas ativas de iogurte.

Iogurte Natural, Pingo Doce

Açúcar por 100 gramas: 4,3 gramas

Ingredientes: Leite pasteurizado desnatado, leite pasteurizado, leite em pó magro, proteínas do leite, fermentos lácticos.