marmitas saudáveis

Alimentação

Quer fugir da cozinha? Estas 3 marmitas saudáveis não precisam de ser cozinhadas

Cozinhar sem o forno, sem o fogão, sem refogados ou técnicas complicadas. Luísa Fortes da Cunha dá a solução para as marmitas sem tempo.

Cozinhar com tempo é terapêutico. Mas cozinhar com o relógio a contar não só é stressante, como poderá ter como resultado um prato pálido, porque é este o tom que lembram as coisas displicentes. Portanto, se as marmitas da próxima semana ficaram por planear e fazer, há, pelo menos, três receitas de marmitas saudáveis de Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue “My Casual Brunch“, que deverá fixar. É que, para as ter prontas, não precisa de cozinhar. Só precisa de ter os ingredientes, picá-los e misturá-los, sem fazer uso do fogão, do forno, de refogados ou técnicas elaboradas.

Saudáveis e nutritivas, garantem o aporte dos nutrientes fundamentais: hidratos de carbono de qualidade, proteína e gorduras boas. A estas somam-se as vitaminas e os minerais que vêm dos vegetais, das frutas ou das ervas aromáticas. De wraps a saladas, descubras as três marmitas mais fáceis do mundo, que resultam em pratos coloridos e equilibrados — nada pálidos e displicentes.

Salada de grão com atum e coentros

3 marmitas saudáveis em que não precisa de cozinhar

Ingredientes (para 4 refeições)

— 1 lata grande de grão cozido
— 1 lata (250 gramas) de atum
— 1 pepino
— 2 tomates
— 1 cebola roxa
— 1 molho grande de coentros
— Sal marinho/ flor de sal qb
— Azeite e vinagre balsâmico a gosto

Preparação

Deite numa travessa o grão e depois o atum. Corte o pepino e os tomates cortados em cubos pequenos e adicione. Corte a cebola às tirinhas e junte. Adicione sal, azeite e vinagre a gosto misture. Por fim pique os coentros e coloque por cima. Divida em porções para usar em vários dias.

Wrap com guacamole, salada e frutos secos

3 marmitas saudáveis em que não precisa de cozinhar

Ingredientes

— 1 folha de massa de wrap
— 1/2 abacate
— 1/2 lima (sumo)
— 3-4 folhas de manjericão
— Sal e pimenta qb
— 2 folhas de alface
— 1/2 tomate
— 5 amendoins
— 2 nozes
— 5 amêndoas

Preparação

Para preparar estas marmitas saudáveis, esmague o abacate com um garfo, junte o sumo da lima. Quando estiver uma pasta homogénea junte as folhas de manjericão picadinhas. Tempere com sal e pimenta. Espalhe esta pasta (guacamole) na folha de massa de wrap, junte as folhas de alface e o tomate cortado às rodelas. Adicione ainda as amêndoas, as nozes e os amendoins e enrole. Corte ao meio e está pronto.

Wraps com abacate, salada, queijo feta e nozes

3 marmitas saudáveis em que não precisa de cozinhar

Ingredientes

— 1 folha de massa de wrap
— 1/2 abacate
— 1/2 lima (sumo)
— uma mão cheia de salada gourmet
— 4-5 tomates bebé
— 3-4 folhas de manjericão
— 2-3 cebolinhos
— 2-3 nozes
— queijo feta a gosto
— Sal e pimenta qb

Preparação

Esmague o abacate com um garfo, junte o sumo da lima. Quando estiver uma pasta homogénea junte os tomates cortadinhos e as folhas de manjericão picadinhas. Tempere com sal e pimenta. Espalhe esta pasta (guacamole) na folha de massa de wrap, espalhe alface, tomate, queijo feta e nozes. Enrole, prenda com um palito e está pronto.