Alimentação

Saudades de queijo? Temos 14 queijos vegan que pode provar sem sair de casa

Para comprar no supermercado ou apoiar restaurantes e pequenos produtores, há uma vasta oferta para derreter sobre uma fatia de pão.

A expressão “correr atrás do prejuízo” aplica-se bem a todas as pessoas que dizem não conseguir deixar de comer queijo, mesmo quando este tem, para algumas pessoas, efeitos adversos como gases, obstipação, inchaço ou aparecimento de borbulhas. Contudo, o que muitas pessoas não sabem, é que o brie, o curado e a mozzareela que não dispensam, também existem em versões de queijos vegan.

São cada vez mais as pessoas que, pelos mais diversos motivos, optam por seguir uma dieta livre de ingredientes de origem animal ou que, simplesmente, querem evitar o consumo de lactose. Tendo isso em mente, o mercado também se está a adaptar e, hoje em dia, existe já uma panóplia de oferta no que toca aos queijos vegan. O que não quer dizer que estas opções sejam propriamente saudáveis e que tenha carta branca para as consumir sempre que quiser.

“Queijos vegetais não são necessariamente saudáveis, tal como nem todos os alimentos de origem vegetal o são (lembro que o açúcar é de origem vegetal)”, diz a nutricionista Rita Teixeira. “Uma alternativa vegetal ao queijo não deixa de ser um produto processado que a indústria desenhou para ter um produto alimentar do ponto vista organoléptico (cor, sabor, textura) semelhante ao queijo”, acrescenta.

O facto de ser um produto processado, implica muitas vezes um maior teor de sal e gordura saturada, que, tal como noutros alimentos, “deve ser consumido ocasionalmente”, alerta a especialista.

Assim, temos já algumas pistas sobre os ingredientes e respetivas quantidades a que devemos estar atentos nos rótulos. Mas há mais alguns a que não devemos fechar os olhos: a gordura total e o açúcar. Contudo, “não há propriamente um ingrediente no queijo vegetal a evitar, o importante é consumir ocasionalmente”, reforça a nutricionista Rita Teixeira. Isto significa que entre a vasta oferta de queijos vegan que existem no mercado, não há nenhum que mereça especial destaque a nível nutricional.

O conselho da nutricionista é apostar nos queijos vegan de que mais se gosta, consumindo-os em momentos excecionais e não os tornar num hábito diário.

“É um pouco o pensamento da ‘sobremesa fit’. Não é por ser ‘fit’ que pode ser consumida mais vezes. A alimentação saudável compreende também as quantidades“, destaca a nutricionista.

Uma forma de saber se aquilo que está a comer é realmente saudável é fazer os próprios queijos vegetais em casa, mas, em alternativa pode comprar ou encomendar de locais que, por esta altura estão a precisar de um apoio especial.

Percorra a galeria e conheça 14 queijos vegan que pode encomendar ou encontrar à venda no supermercado mais perto de si.