folar vegan

Alimentação

Quer ter uma Páscoa saudável sem quebrar tradições? Veja esta receita de folar vegan

Esqueça o ovo, a manteiga e o fermente químico. Nesta receita há batata doce, geleia de arroz e massa mãe. Já o sabor, esse mantém-se o mesmo.

Se há coisa que temos como certa é que em época de festa as mesas estão sempre bem compostas, e na Páscoa isso não é exceção. Ovos de chocolate que os miúdos encontraram na caça ao ovo — para comerem com moderação, claro —, cabrito, bacalhau ou um qualquer outro prato que seja tradição entre a família e, como não podia deixar de ser, o folar. E para quem está a duvidar, sim, é possível fazer um folar vegan.

Como todas as receitas tradicionais, também esta pode ser adaptada. E quem sabe se acaba por conquistar a família e esta receita de folar vegan transforma-se numa tradição da mesa de Páscoa lá em casa. Alguns ingredientes mantém-se, claro, como é o caso da aguardente ou da erva doce, mas outros como o ovo, o leite ou a manteiga são substituídos por bebida vegetal, batata doce ou geleia de arroz.

Esta receita, criada pelo chef Marco Fonseca, especialista em cozinha macrobiótica, professor na Umami — Natural Cooking and Contemporary Macrobiotics e fundador da marca de burgers vegan BeatRoot, tem também uma particularidade em relação a outras: pode ser preparada com massa mãe. Para quem não sabe, a massa mãe utiliza um processo de fermentação natural, também conhecido por isco, que pode ser feito em casa, evitando, assim, o recurso a fermentos químicos.

A fermentação natural com massa mãe tem a particularidade de quebrar o glúten
presente na farinha, tornando assim o pão mais fácil de digerir e evitando intolerâncias
“, explica o chef à dobem. “Para amassar ou manejar a massa, deverá humedecer ligeiramente os dedos, assim evita que se colem à massa”, aconselha.

Além disso, este folar vegan é feito com batata doce, que tem um alto teor de fibras, além de ser rica em vitaminas A e C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, que tanto precisa em altura de alergias.

Se estava a pensar ir até ao supermercado ou à padaria da esquina comprar um qualquer folar mas até preferia uma opção mais saudável, tome nota desta receita de folar vegan do chef Marco Fonseca.

Folar de Páscoa vegan de batata doce

Ingredientes:

— 500 gramas de farinha de trigo branca
— 200 gramas de polpa de batata-doce laranja
— 40 gramas de óleo de girassol desodorizado ou azeite
— 160 gramas de bebida vegetal de soja ou arroz
— 100 gramas de geleia de arroz
— 1 colher de sopa de aguardente
— 5 gramas de sal marinho
— 1 colher de café de canela
— 1 colher de sobremesa de erva-doce
— Raspa de laranja
— 50 gramas de massa-mãe ou 9g de fermento seco para pão

Preparação:

Comece por assar a batata doce no forno com casca, ou cozinhe-a a vapor. A polpa da batata deverá ficar tenra. Retire a casca e deixe arrefecer. Num recipiente junte a polpa da batata, com os restantes ingredientes, exceto a farinha e a massa-mãe, passe com a varinha mágica para homogeneizar e obter um creme.

Agora coloque a massa-mãe e envolva bem com a massa. Amasse por breves minutos
com pausas. A massa deverá ficar elástica e lisa. Nesta fase deverá sovar a massa.
Deixe a massa numa taça tapada com um pano durante 2 a 3 horas, período durante o
qual poderá dobrar a massa sobre si com intervalos de 15 a 20 minutos. Ao fim deste tempo coloque a massa no frio por 12 horas. Deverá estar tapada.

Retire a massa do frio, deixe repousar 2 horas e pode moldá-la em forma de bola.
Reserve 80g de massa para fazer a decoração do folar. Divida em duas partes de 40 gramas e
faça dois rolinhos de aproximadamente 15 centímetros. Coloque estes rolinhos sobre a bola de massa em forma de cruz, com as extremidades a colar à base da bola.

Deixe agora o folar fermentar por 6 a 8 horas à temperatura ambiente, o que o deverá
fazer duplicar de tamanho. Pré-aqueça o forno a 220 graus com um recipiente com água no interior, coloque o folar e coza por 20 minutos. Reduza a temperatura para 180 e coza por mais 15 a 20 minutos.

Se pretender dar brilho, pode pincelar o folar 5 minutos antes de o retirar do forno
com um pouco de geleia de arroz.