papas de aveia

Alimentação

Farto de papas de aveia? Esta receita feita no forno está-se a tornar viral — e é deliciosa

Só precisa de seis ingredientes e de os colocar num processador de alimentos cerca de 3 minutos. Depois, é deixar o forno fazer o resto do trabalho.

Quem nunca se deixou levar pelo hábito de fazer um menu semanal que consiste quase sempre no mesmo? São as papas de aveia ou a torrada ao pequeno-almoço, o peixe ao almoço e a sopa e salada ao jantar. A vontade e imaginação para experimentar novas receitas está lá, mas a rotina diária e o tempo que a cozinha nos pode tirar, nem sempre permitem inovar nos pratos. Damos por nós e repetimos os lanches, seja pelo conforto da comida que já nos é familiar, ou pela facilidade que temos em confecioná-la.

Já sabemos os ingredientes de trás para a frente, as quantidades e o conforto que essa refeição vai trazer ao nosso estômago. Isto acontece com vários pratos, como é o caso das papas da aveia, rápidas de fazer e um ótimo lanche para quem gosta. Mas também é certo que, ao fim de um tempo a comer sempre a mesma coisa, a probabilidade de começarmos a enjoar é elevada. Ao ponto de, de um momento para o outro, as papas de aveia que nos pareciam deliciosas se tornarem no nosso ódio de estimação.

Foi com isso em mente que Brittany Mullins, nutricionista, personal trainer e autora do blogue “Eating Bird Food” criou uma receita inovadora: aveia assada no forno ou, no nome original, Baked Oats. A criação, que já se tornou viral nas redes sociais, especialmente no TikTok, é ideal para quem está farto de papas de aveia. É certo que leva mais tempo a preparar, até porque tem de ir ao forno, mas o resultado final é uma espécie de bolo que pode comer sem culpa.

Quanto a ingredientes, o principal é, obviamente, a aveia, um cereal rico em fibras, em hidratos de carbono complexos e ainda em vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.

Se está farto de comer papas de aveia preparadas no tacho, tome nota desta receia.

Papas de aveia cozinhadas no forno

Ingredientes

— ½ chávena de aveia
— ¼ chávena de leite (qualquer leite serve para o efeito)
— ½ banana madura
— 1 ovo (opcional)
— 1 colher de sopa de xarope de ácer
— 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (opcional)
— ¼ colher de chá de fermento em pó
— Uma pitada de canela
— Uma pitada de sal marinho
— 2 colheres de sopa de pepitas de chocolate (opcional)

@eatingbirdfood

PB Chocolate Baked Oats. Full recipe with tips/subs linked in my bio. #bakedoats #bakedoatmeal #foodtok #learnontiktik

♬ Paradise – Ikson

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Misture todos os ingredientes, à exceção das pepitas de chocolate, num processador de alimentos. Depois de obter uma mistura homogénea, adicione uma ou duas colheres de pepitas de chocolate. Coloque a mistura num recipiente que possa ir ao forno e deixe cozinhar cerca de 25 minutos.

Quando o bolo estiver cozido, deixe arrefecer. Adicione pepitas ou outra cobertura que goste, e está pronto a servir.

Pode ainda optar por outras coberturas consoante os seus gostos, como por exemplo usar manteiga de amendoim, colocar mais pepitas de chocolate ou ainda adicionar mais xarope de ácer por cima. O mais interessante deste prato é, precisamente, a sua versatilidade.

Se não tiver todos os ingredientes em casa, ou não consumir alguns destes ingredientes, como o leite, xarope de acér ou ovo, não se preocupe, porque existem soluções: o xarope de ácer pode ser substituído por mel ou xarope de coco, a manteiga de amendoim pode ser substituída por outra pasta de frutos secos (como por exemplo, a de amêndoa). No caso de não ter banana em casa, pode experimentar com puré de maça ou de abóbora.  Pode ainda adaptar a cobertura final ao seu gosto e experimentar com outros ingredientes, como por exemplo mirtilos.

Sugerimos duas outras receitas destas papas de aveia cozidas que pode experimentar fazer em casa e que, também elas, são facilmente adaptadas aos seus gostos. Só precisa de ter alguma imaginação.

Aveia cozinhada no forno com banana

Ingredientes

— ½ banana esmigalhada
— ½ chávena de aveia
— 2 colheres de sopa de cacau em pó
— 1 colher de sopa de xarope de ácer
— ½ colher de chá de baunilha
— 1 pitada de sal
— ¼ chávena de leite de aveia
— ½ colher de chá de fermento

Preparação:

Depois de obter uma textura homogénea, coloque por cima rodelas de banana e pepitas de chocolate e leve ao forno, pré-aquecido a 200º,cerca de 20 minutos.

Aveia cozinha no forno com chocolate branco e framboesas

Ingredientes:

— 75 gramas de aveia pura
—  0,75 de uma colher de chá de fermento
— Uma pitada de sal
— 1 colher de sopa de açúcar granulado (opcional)
— 1 ovo
— 50 ml de leite
— 1 colher de chá de extrato de baunilha
— Framboesas
— Pepitas chocolate branco

Preparação:

Comece por aquecer o forno a 190º no modo de ventilação ou 210º no modo convecção. No caso de a aveia não estar em pó, triture-a (este passo é opcional, faça-o apenas se quiser ter uma textura mais suave). Adicione o fermento, o açúcar e o sal e misture. De seguida adicione o ovo, a baunilha e o leite. Assim que tiver uma massa homogénea adicione pepitas de chocolate branco a gosto e misture. Deite a mistura num recipiente próprio para ir ao forno e coloque em cima framboesas e mais pepitas de chocolate branco. Deixe cozinhar no forno cerca de dez minutos. Quando terminado esse tempo, deixe arrefecer cinco minutos.

@tazxbakes

white choc & raspberry baked oats, full method is on my insta @tazxbakes 🙂 #recipe #bakedoats #fyp

♬ Brazil – Declan McKenna