receita de pão

Alimentação

Alerta, padeiros: esta é a receita de pão de chocolate com fermento natural que vão querer preparar

Este é o tipo de pão que não se encontra nos supermercados e que pode fazer em casa para aproveitar o tempo em confinamento.

Há algo que não está certo: vamos na quinta renovação do estado de emergência e até agora são raras (ou inexistentes) as fotografias nas redes sociais de quem acaba de experimenta uma nova receita de pão e de o colocar no forno ou de fazer fermento natural. Onde andam, afinal, os padeiros que Portugal viu nascer com a pandemia?

Está na hora de reavivar essa boa memória (as outras podem ficar arrumadas no passado) e voltar a fazer pão em casa. E já que estamos confinados a partir das 13 horas, não há pressas para fazer o pão, muito menos pra o saborear

Um bom pão caseiro exige tempo, por isso, sugerimos fazê-lo com fermentação natural. Até porque, podemos atestar, é bem mais saboroso e faz-nos melhores ao organismo A blogger Isabel Zibaia Rafael acaba de lançar o livro “Vamos fazer pão“, e nós lançamos o desafio: que tal fazer um pão de cacau com arandos e avelãs, com fermentação natural?

Primeiro, é preciso perceber o que é isto da fermentação natural. “O fermento natural é feito com farinha e água num processo que demora alguns dias. É muito fácil prepará-lo em casa. Mas, como em quase tudo, há sempre mais do que uma maneira de o fazer”, explica a autora do livro.

Apesar de existirem várias formas de fazer, Isabel explica as mais fáceis (expressão que todos nós adoramos).

Fermento natural de centeio

Dia 1

Num frasco alto, coloque 25 gramas de farinha de centeio biológica, 25 gramas de água mineral e 1/4 de colher de chá de mel. Mexa muito bem. Tape o recipiente com um pano. Guarde em local abrigado. Passadas 12 horas, mexa a mistura. Ao olhar para a massa, deverá parecer que ainda não aconteceu nada. Use um frasco de vidro transparente, alto e de boca larga, que não seja de tampa de rosca, para poder observar as alterações que a massa irá sofrer ao longo dos dias.

Dias 2, 3 e 4

Em cada um dos dias, acrescente 25 gramas de farinha de centeio e 25 gramas de água. Mexa sempre muito bem. Ao segundo dia, irá ver que a massa já cresceu e que há coisas a acontecer. É uma massa com vida. Procure alimentar a massa, de preferência, sempre à mesma hora. Ao quarto dia, faça uma marca, no frasco, depois de juntar a farinha e água para, no dia seguinte, conseguir ver quanto cresceu.

Dia 5

Se a cultura cresceu, então, está pronta. Pode usá-la o ou guardá-la no frigorifico se não for fazer já a receita de pão que tem preparada.

Sempre que quiser fazer pão, deve tirar o frasco do frigorifico e, de seguida, descartar 50 gramas de fermento natural do frasco. Adicione 25 gramas de farinha de centeio e 25 gramas de água. Mexa. Deixe crescer à temperatura ambiente. Pode colocar um elástico à volta do frasco, como forma de marca para perceber quanto o fermento cresceu.

Quando o fermento estiver ativo, retire a quantidade desejada. Volte a alimentar com 25 gramas de farinha e 25 gramas de água. Mexa. Deixe crescer um pouco à temperatura ambiente e volte a guardar no frigorifico até à próxima vez que decida alimentá-lo.

Sempre que quiser fazer pão, deve alimentar previamente o fermento natural. Assim que duplicar ou triplicar de volume, pode ser usado.

É importante que alimente o fermento, pelo menos, uma vez por semana, mesmo que não faça pão. Ao alimentar o fermento, deve limpar as paredes do frasco ou mudar o fermento para um frasco limpo.

Para quem faz uma receita de pão por semana ou de vez em quando, poderá não compensar ter mais do que um fermento natural no frigorífico.

Fermento natural de trigo

O que fazer quando quer produzir um pão de trigo? Pode sempre usar o fermento natural de centeio, o resultado é um pão bastante delicioso, diz a autora Isabel Zibaia Rafael. No entanto, pode não querer sentir a presença do centeio no pão de trigo ou de outra farinha. O que fazer nestes casos?

A partir do fermento natural de centeio pode preparar um fermento natural com farinha de trigo. Para isso, retire uma parte de fermento natural de centeio e coloque num frasco, de preferência de boca larga e sem tampa de rosca. De seguida, junte água e farinha. As proporções podem ser de 1:2:3 (1 parte de fermento natural; 2 partes de água e 3 partes de farinha), 1:1:1, 1:2:2, 1:3:3, 1:4:4, 1:5:5, como preferir.

Receita de pão de cacau com arandos e avelãs

Ingredientes

— 500 gramas de farinha de trigo T65
— 40 gramas de cacau
— 375 gramas de água tépida (a 30 ºC)
— 100 gramas de fermento natural de trigo
— 125 gramas de arandos
— 100 gramas de avelãs tostadas no forno
— 50 gramas de pepitas de chocolate
— 9 gramas de sal
— Azeite para untar q.b.
— Farinha para polvilhar q.b.
— Farinha de arroz para polvilhar o cesto q.b.
— Nota: Caso queira que o pão fique ligeiramente doce, pode acrescentar duas a três colheres de sopa de açúcar à massa.

Preparação

Para preparar esta receita de pão comece por, numa taça, misturar a farinha com o cacau e a água. Mexa. Tape e deixe descansar durante cerca de 1 hora.

Junte o fermento natural e o sal. Trabalhe um pouco a massa até estar tudo bem misturado. Deixe descansar durante cerca de 30 minutos.

Incorpore os arandos, previamente demolhados, as avelãs picadas e as pepitas de chocolate.

Forme uma bola com a massa. Coloque numa taça untada com azeite e tape.

Deixe descansar durante cerca de 3 horas. Após 30 minutos de colocar a massa na taça, faça a primeira dobra. Repita o processo mais três vezes, com intervalos de 30 minutos, puxando as pontas da massa ao centro e voltando a massa, na taça.

Depois do tempo de descanso, coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha. Dê o formato desejado ao pão. Coloque num cesto de fermentação polvilhado com farinha de arroz.

Tape e deixe descansar à temperatura ambiente entre duas e três horas, dependendo da temperatura ambiente.

Coloque no frigorífico entre 12 e 15 horas. Retire cerca de 30 minutos antes de colocar a massa no forno.

Coloque um tacho de ferro fundido e a respetiva tampa dentro do forno e pré-aqueça a 230 ºC.

Assim que o forno estiver na temperatura indicada, retire o tacho do forno e coloque a massa no tacho, com cuidado. Coloque a tampa e leve o tacho quente ao forno e deixe cozer durante 30 minutos.

Retire a tampa ao tacho e deixe cozer mais 20 minutos ou até o pão estar dourado, mantendo a temperatura do forno.

Retire o pão do tacho e deixe arrefecer em cima de uma rede.