Alimentação

5 receitas com ovos escalfados, a melhor comida de conforto para dias de mau tempo

Do huevos rancheros às típicas tostas de abacate (com um toque irreverente), estas são as receitas que vai querer comer nos dias de chuva que se avizinham.

Ainda agora o outono começou e já nos começa a brindar com descidas de temperatura, chuva e até uma depressão chamada Alex. Escolhem nomes simpáticos para períodos de mau tempo que pouco têm de afáveis, mas é possível fazer-lhes frente com algo tão simples como um prato de comida bem quente. Depois das sopas, chegou a altura de mostrar algo igualmente aconchegante, mas mais composto: receitas com ovos escalfados.

O prazer de ver a gema do ovo a cair sobre uma tosta de abacate é talvez o que tornou o abacate tão famoso, mas a proposta de Luísa Fortes da Cunha, autora da página de receitas My Casual Brunch, vai além disso.

Junta legumes, leguminosas, e ainda saladas leves com o toque quente do ovo: tudo aquilo de que precisa para ter uma refeição nutritiva de modo a não descorar da alimentação saudável nos dias em que a preguiça nos pede para ficar debaixo de mantas.

Alerta: depois de ver estas imagens de receitas com ovos escalfados, a fome vai disparar.

Huevos Rancheros

Ingredientes:

— Azeite q.b
— 1 dente de alho picado
— 1 alho francês
— 1 curgete
— 500 gramas de feijão encarnado
— 400 gramas de tomate em pedaços
— 4 ovos
— Sal, pimenta, orégãos
— Coentros
— Triângulos de pão

Preparação:

Comece por colocar azeite no fundo de uma frigideira. Pique o alho, corte o alho francês em semicírculos e coloque na frigideira. Salteie um pouco e junte a curgete cortada em cubinhos.

Depois, junte o feijão cozido e a seguir o tomate em pedaços (pode ser de compra). Tempere com sal, pimenta e orégãos a gosto.

Por fim, com uma colher, faça covas para colocar, com cuidado, os ovos. Deixe escalfar e está pronto. Pode picar um molho generoso de coentros e colocar por cima. Pode também acompanhar com triângulos de pão.

Shakshuka

Ingredientes:

— 3 colheres de sopa de azeite
— 1 dente de alho generoso
— 1 cebola roxa (facultativo)
— 1 cenoura grande
— 1 tomate
— 1 chávena de chá de ervilhas
— 3 mãos cheias de folhas de espinafres
— 1/2 requeijão (ou 3 colheres de sopa de queijo quark)
— Sal e pimenta q.b
— 4 ovos

Preparação:

Para fazer esta receita com ovos escalfados, comece por ralar a cenoura. Numa frigideira coloque o azeite e o alho picado. Refogue um pouco e junte o tomate em pedacinhos e a cenoura ralada.

Acrescente as ervilhas e, por fim, os espinafres. Deixe saltear mais um pouco. A seguir, desligue o fogão e junte a este preparado o requeijão ou queijo quark.

Coloque este preparado num pirex e a seguir faça quatro covas nos legumes. Em cada cova coloque um ovo em cru. Leve ao forno a 180°C, previamente aquecido, por 25 minutos. Depois de sair do forno, polvilhe os ovos com salsa, coentros ou manjericão. Pode acompanhar com pão.

Grão com guacamole e ovo escalfado

Ingredientes:

— Grão cozido
— 1/2 Abacate
— 1 Ovo

Preparação:

Primeiro, toste levemente o grão de bico: tempere com azeite, alho, cominhos, manjericão, sal e paprika, e leve ao forno durante 25 minutos a 200°c.

Depois, prepare o abacate: esmague meio abacate e envolva com sumo de lima, sal e pimenta. De seguida, escalfe um ovo. Basta abri-lo para dentro de uma chávena e cobrir com água a ferver. Tape e deixar por 1 minuto ou mais um pouco.

Por fim, junte todos os ingredientes por camadas — grão, abacate e ovo — no prato.

Salada de abacate com ovo escalfado

Ingredientes:
— Abacate
— 1 Ovo
— Cebola roxa
— Alface
— Tomate
— Pepino
— Salsa e coentros
— Temperos: sal, pimenta, sumo de lima, e azeite

Preparação:

Junte todos os ingredientes, à exceção do ovo e dos temperos, numa taça. Tempere então com sal, pimenta, sumo de lima, e azeite. Envolva.

Faça o ovo escalfado (coloque-o numa chávena e cubra com água a ferver. Tape e deixe por 1 minuto ou mais um pouco) e coloque por cima da salada.

Tostas com ovos escalfados em cama de guacamole e ervilhas

Ingredientes:

— 2 fatias de pão de sementes
— 2 ovos
— Guacamole
— Ervilhas cozidas
— Rodelas de tomate
— Brócolos

Preparação:

Comece por preparar o guacamole: basta esmagar meio abacate, juntar sumo de meia lima, tomate aos cubos, cebola roxa picada e salsa picada. Tempere com uma pitada de sal e pimenta.

De seguida, torre o pão e barre o abacate. Coloque as rodelas de tomate e as ervilhas cozidas e, por fim, o ovo escalfado (coloque-o numa chávena e cubra com água a ferver. Tape e deixe por 1 minuto ou mais um pouco). Acompanhe com os brócolos.