Alimentação

O truque incrível para que a alface não se estrague no frigorífico

De certo que já teve de mantar para o lixo alfaces que ficaram estragadas depois de alguns dias no frigorífico. Saiba o que deve fazer.

O truque para que a alface não se estrague pode parece estranho, mas é incrível e promete mudar a forma como a armazena no frigorífico. Quantas vezes deu por si a guardá-la no frigorífico só para, mais tarde, a encontrar seca, estragada e inutilizável? Provavelmente, demasiadas.

Mas esta sugestão, tal como é proposta por May Zhu, uma dietista de renome nos Estados Unidos, tem não só como objetivo prolongar o tempo de vida da alface, mas também evitar o desperdício alimentar.

E o melhor de tudo é que também o ajuda a poupar dinheiro, já que terá de comprar menos alfaces por semana.

E funciona assim: são raras as vezes em que, no momento em que compra uma alface, ela não venha dentro de um saco de plástico — que vai poder aproveitar.

Depois de abrir o saco, basta pôr a alface lá dentro coberta com uma folha de papel de cozinha. Mas há um detalhe que deve respeitar: virar o saco ao contrário para que o papel esteja estrategicamente localizado na parte inferior.

A explicação é simples: a água que estiver na alface irá escorrer para o papel, que a absorve.

“Armazene a alface com o saco virado ao contrário para que a água verta para baixo e, assim, evite encharcar a planta, estragando-a”, explica a dietista na sua página de Instagram.

No momento em que a folha de papel ficar encharcada, a especialista recomenda que se troque por outra folha de papel seca para, assim, prolongar a vida útil da sua alface.