molho saudável para salada

Alimentação

6 molhos saudáveis para inovar nos temperos da saladas

O azeite e vinagre podem ser clássicos, mas também se tornam aborrecidos. E bastam apenas alguns ingredientes e poucos minutos para transformar as suas saladas.

DOBEM.
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Existe um debate que parece não ter consenso. Sopa no verão: sim ou não? Há quem não viva sem ela e até opte por a comer fria ou morna e quem diga que não faz qualquer sentido comer sopa durante os meses mais quentes, a não ser que seja, assumidamente, uma sopa fria como um gaspacho. Com ou sem sopa, há um prato que parece ser indispensável nos meses mais quentes: as saladas. E por saladas não falamos de uma mistura de alface, cebola e tomate. Há formas de inovar neste prato e torná-lo mais interessante, especialmente se experimentar diferentes molhos saudáveis para as temperar.

O sal, o azeite, o vinagre são os ingredientes mais comuns que conhecemos para as saladas e, apesar de o azeite ser uma gordura que devemos privilegiar, não deve ser consumida em excesso. “O azeite é maioritariamente composto por ácidos gordos monoinsaturados”, explica a nutricionista Sandra Santos, autora do blogue “Papinhas da Xica”. Ou seja, são as gorduras que mais benefícios trazem para a nossa saúde. Têm um efeito protetor no nosso corpo, já que funcionam como antioxidante e também porque vão aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol mau). No entanto, continua a ser uma gordura e “todas devem ser consumidas com moderação”, acrescenta.

É com isso em mente que devemos procurar soluções alternativas e apostar em molhos saudáveis. Nos supermercados, já é possível encontrar temperos previamente preparados como o vinagrete ou o pesto, no entanto, podem não ser a solução ideal. É que alguns dos molhos vendidos em supermercados podem tornar a sua salada menos saudável por terem, na sua composição, açúcar e outros aditivos que não trazem quaisquer benéficos ao organismo. Alguns destes aditivos são utilizados para que o produto tenha uma data de validade prolongada depois de aberto, ou seja, cerca de 30 dias.

Por outro lado, se preparar os molhos em casa, é certo que a sua validade pode ser diferente, mas desta forma sabe exatamente o que está a comer. Independentemente do tempero que optar, ao fazer tudo em casa garante que os molhos para as suas saladas são saudáveis.

Se já está a ficar com fome e quer fazer temperos diferentes, prepare um prato rico em cores, sabores e nutrientes e experimente um destes seis molhos saudáveis que temos para sugerir para tornar a sua salada mais saborosa, e livre de ingredientes nocivos.

Maionese de abacate vegan

Ingredientes:

— 1 abacate maduro
— 2 colheres de sopa azeite
— 2 colheres de sopa sumo de limão
— 2 colheres de sopa vinagre de sidra
— ¼ chávena água
— ¼ colher de chá alho em pó
— Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture até formar um creme homogéneo. Sirva, por exemplo, com espargos no forno e ovo cozido picado.

Receita retirada do blogue “Anita Healthy”

Tomatillo (tomate de casca mexicana) e abacate

Ingredientes:

— 4 tomatillos
— ½ abacate
— 1 dente de alho picado
— ½ jalapeño com sementes
— ¼ colher de chá de sal
— 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico branco
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1 chávena de coentros

Preparação:

Remova a casca dos tomatillos e lave-os bem. Coloque água a ferver numa panela e deixe os tomatillos ferverem cerca de cinco minutos. Retire-os e passe-os por água fria. Quando estiverem mais frios, junte o abacate, o alho, o jalapeño, o sal, o vinagre e o sumo do limão numa liquidificadora e bata até que tudo esteja liso e homogéneo.  Acrescente os coentros e misture mais alguns segundos.

Receita do blogue “Eating Bird Food”

Molho de manga

Ingredientes:

— 2 mangas
— 1 colher de sopa de mel
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— Sal e pimenta q.b.
— ½ chávena de azeite

Preparação:

Colocar a manga cortada aos cubos, o mel, o sumo de limão, sal e pimenta no processador e triturar. Adicionar aos poucos o azeite.

Receita do blogue “Salt&Lavender”

Molho tahini

Ingredientes:

— ¼ chávena de tahini
— Sumo de ½ limão
— 1 colher de sopa de vinagre de maçã
— 1 colher de chá de pasta de miso
— 1 colher de chá de alho em pó
— Uma pitada de pimenta
— ¼ chávena (ou mais) de água

Preparação:

Misture todos os ingredientes (menos a água). De seguida, adicione a quantidade de água necessária, começando por colocar apenas ¼ de uma chávena. Vá adicionando conforme necessário para ficar mais líquido.

Receita retirada do site “Simply quinoa”

Molho de iogurte

Ingredientes:

— 150 gramas de iogurte soja natural
— 1 dente de alho picado
— Sumo de meio limão
— 1 colher de café de hortelã picada
— 1 pitada de sal
— 1 pitada de pimenta

Preparação:

Misturar todos os ingredientes até ter uma pasta homogénea.

Receita retirada do Instagram da nutricionista Claúdia Maestre

Maionese saudável

Ingredientes:

— 4 colheres de sopa iogurte natural ou grego (pode ser vegan)
— 1 colher de sopa molho de soja (ou molho inglês)
— 1 colher de chá mostarda ou vinagre de cidra (opcional)

Preparação:

Numa taça, coloque todos os ingredientes e mexa até obter uma consistência homogénea. Sirva por cima da salada ou guarde no frigorífico para servir.

Receita do blogue “A Pitada do Pai”