hambúrguer vegan

Alimentação

McDonald’s tem um novo hambúrguer vegan, mas não é a única cadeia de fast food a fazê-lo. Conheça as outras

O McPlant deverá chegar ao mercado em 2021 mas, até lá, há várias opções sem ingredientes de origem animal para provar noutros restaurantes.

Estávamos em novembro de 2016 quando a McDonald’s anunciou que ia introduzir pela primeira vez uma opção vegetariana no seu menu, o McVeggie. Por esta altura, já a concorrente Burger King tinha na sua ementa uma opção semelhante, o Bean Burger. Ambos, apesar de não conterem quaisquer vestígios de carne, tinham na sua composição alguns ingredientes de origem animal, é o caso do ovo e dos laticínios presentes na opção da McDonalds, e dos vestígios de ovo e as fatias de queijo que existem no Bean Burger. Mas ainda nenhuma era, exatamente um hambúrguer vegan.

Mais de quatro anos depois, e num mundo que se torna cada vez mais consciente para os perigos do consumo excessivo de carne e, no geral, de ingredientes de origem animal, a McDonald’s anunciou que está a desenvolver um novo hambúrguer para o seu menu. Vai chamar-se McPlant e será totalmente vegan.

O hambúrguer vegan já está a ser testado em vários países e, de acordo com algumas publicações internacionais, como a “CNN“, existe a possibilidade de um dos fornecedores do ingrediente principal desta nova sanduíche ser a Beyond Meat. A empresa americana dedica-se há vários anos ao desenvolvimento de produtos que em tudo se assemelham à carne, mas que estão isentos de qualquer ingrediente de origem animal. No entanto, ainda não existem confirmação oficial da McDonald’s sobre o nome dos fornecedores, nem se sabe ao certo quando é que o McPlant chegará às lojas.

A procura por opções à base de plantas está a aumentar

Opções como a apresentada pela McDonald’s vêm reforçar a crescente tendência para a procura de opções vegetarianas e vegan não só nas cadeias de fast-food mas também noutros restaurantes. De acordo com os dados mais recentes partilhados pelo Centro Vegetariano, em 2017 existiam mais de 120 mil vegetarianos em Portugal. Desse grupo, 60 mil seguiam uma alimentação vegana restrita, ou seja, não consumiam qualquer produto de origem animal. A tendência, tal como o disse o jornalista do “Expresso” Bernardo Mendonça, em janeiro de 2020, era para este número continuar a crescer, tanto em Portugal como no mundo. 

Se a tendência se mantiver, a nossa saúde agradece, mas o planeta também. É que, como mostram já vários documentários onde se fala sobre a problemática do consumo excessivo de carne e a sustentabilidade, torna-se cada vez mais imperativo encontrar opções que nos permitam evitar os ingredientes de origem animal. Além disso, e de acordo com um estudo divulgado pelo Centro de Sistemas Sustentáveis da Universidade do Michigan, Estados Unidos, em 2018, opções como as da Beyond Meat tem vantagens até ao nível da pegada ecológica. Segundo a investigação, a produção dos hambúrgueres feitos à base de proteína de ervilha da empresa americana gera 90% menos emissões de gases de efeito estufa do que os hambúrgueres de vaca.

Já existem opções vegan em várias cadeias de fast food

A McDonald’s, apesar de ser uma das maiores empresas de fast food em todo o mundo, não teve uma ideia inovadora quando decidiu lançar o seu hambúrguer vegan. É que, nos últimos anos, há cada vez mais restaurantes a introduzir opções isentas de produtos de origem animal nas suas ementas. A mais recente foi a Burger King, que depois do sucesso do Rebel Whooper, que lançou em 2019 numa edição limitada, lançou uma nova versão do hambúrguer vegano ao qual deu o nome de Whopper Vegetal. Com ele, vieram também os Nuggets vegetais, que são uma opção aos tradicionais de frango.

Também as pizzarias já começam a ter algumas opções vegan nas suas cartas. A Telepizza, por exemplo, tem disponível no seu site a opção de criar a sua própria pizza, utilizando os ingredientes que preferir e onde, em vez de colocar queijo mozzarella como topping, pode substituir por um queijo vegan. Além disso, ainda pode tornar esta opção um pouco mais saudável, substituindo a massa normal, feita com farinha branca, por massa integral.

Na fotogaleria, conheça as opções vegan que pode encontrar nas cadeias de fast food e que, inclusive, pode encomendar para casa e evitar ir a restaurantes em tempos de pandemia.