kombucha de café

Alimentação

Kombucha de café. Aprenda a fazer a bebida refrescante que faz bem a tudo

Reforça o sistema imunitário, regula o intestino, combate a diabetes e até pode ajudar a perder peso. Saiba como preparar esta bebida em casa.

DOBEM.
leia este artigo em: 4 mins

Já muito se falou sobre os benefícios da kombucha, a bebida feita a partir da fermentação do chá e que se tornou numa das grandes tendências da alimentação saudável nos últimos anos. Mas e se a todos os benefícios da kombucha juntasse o café? 

Pode parecer uma combinação estranha à primeira vista, mas a verdade é que a junção da kombucha com o café cria uma bebida que, além de fresca e deliciosa, tem inúmeros benefícios para o organismo. Basta pensar nas características da kombucha, uma bebida fermentada, rica em bactérias e leveduras (das boas), que melhoram o funcionamento do intestino, reforçam o sistema imunitário e que é também rica em ferro, ajudando a melhorar a qualidade do sangue. 

À kombucha, junte o café que, idealmente, deve ser um cold brew, isto é, um café cuja infusão é feita a frio ao longo de várias horas. Tal como a kombucha, o café também é rico em antioxidantes, mas tem também compostos que ajudam a prevenir a Diabetes tipo 2, ajuda a diminuir o risco de doenças mentais e até pode ajudar a perder peso. Já para não falar, claro, no simples facto de ser um grande apoio para resistir a um dia de trabalho depois de uma noite passada em claro. 

A mistura, tal como explica a nutricionista Tracy Lockwood Beckerman à revista “Well+Good”, parece ser a receita perfeita para o organismo. Além de refrescante, a Kombucha de café está carregada de benefícios para o corpo, e é bem mais fácil de preparar do que imagina. 

Já partilhámos uma receita de como fazer Kombucha em casa. Pode ser desafiante, especialmente para quem nunca ouviu a palavra Scoby (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), um conjunto de “bactérias e leveduras” que pode ser feito de raiz ou comprado. Depois, é só fazer a sua própria kombucha de café. Tome nota da receita da revista “Well+Good”.

Kombucha de café

Ingredientes

— Uma a duas chávenas de café em pó orgânico

— Uma chávena de extrato de baunilha

— Uma chávena de açúcar

— 12 chávenas de água

— Uma chávena do líquido onde estava o scoby (também pode comprar online na Amazon ou juntar uma kombucha neutra, sem qualquer sabor)

Preparação

Faça a infusão de café com a água — pode fazer a frio se quiser cold brew, basta deixar a mistura no frigorífico de um dia para o outro. 

Misture a chávena de extrato de baunilha com o açúcar no café. Assim que estiver fresco (no caso de ser feito a quente), passe para um frasco onde vai ficar a fermentar. O frasco deve ter tamanho suficiente para, pelo menos, três litros de líquido. 

Adicione uma chávena do líquido do scoby (ou kombucha já feita), misturar bem e tapar bem o frasco com um pano. Guarde o frasco numa zona escura, sem luz solar direta e deixe a bebida fermentar durante, pelo menos, duas semanas. 

Quando estiver pronta, transfira para um outro frasco e guarde no frigorífico. Pode servir fresco ou à temperatura ambiente, mas nunca aqueça a kombucha, para evitar matar as boas bactérias da fermentação.