

Alimentação
Kiwi com casca? Afinal, que frutas podemos e devemos comer sem descascar?
Maçãs, pêras e nectarinas tudo bem. Agora kiwis? Sim, há quem coma esta fruta com casca e, pelos vistos, só faz bem. Alé de evitar o desperdício, ingere uma dose extra de vitaminas. Além dos benefícios, descubra algumas receitas.
Há dois tipos de pessoas no mundo. As que descascam o kiwi por inteiro com uma faca e as que cortam o kiwi a meio e depois o comem com uma colher. Se calhar podemos dividir o mundo em três e acrescentar aquela ínfima parte da população que os come sem descascar. Sim, eles existem e, aparentemente, não estão errados.
E se lhe disséssemos que a casca do kiwi, bem como de outras frutas, pode ser comida? É mesmo verdade e quem nos confirma é a nutricionista Tatiana Pinheiro, que deixa bem claro se podemos comer outras frutas com casca além das maçãs e pêras.
“Sim, podemos. Pêssegos, nectarinas, ameixas, dióspiros comem-se bem com a casca”, revelou, acrescentando ainda outros exemplos ainda mais incomuns: “Nêsperas, kiwis e figos, ainda que a tendência seja descascar, também podem ser consumidos com casca”.
A verdade é que depois de saber isto fomos experimentar e eis o veredicto: sabe ao mesmo, não faz confusão, há menos desperdício alimentar e, melhor de tudo, dá menos trabalho — e não há como esconder que todos temos uma veia preguiçosa que adora conhecer um novo método menos trabalhoso.
A importância de consumir as cascas
A questão que se coloca é: ok, podemos comer, mas será que devemos? “Sempre que possível, devemos comer a fruta com casca, uma vez que é na casca que encontramos, regra geral, maior teor de vitamina A, C e fibras”, explica a nutricionista.
E dá o exemplo do abacaxi, cuja casca tem um teor de vitamina C superior à polpa. Já nos citrinos, como a laranja e o limão, “ainda que tirando a casca, devemos deixar a ‘película’ branca entre a casca e a polpa, também ela rica em fibras, um nutriente importante, quer no aumento da sensação de saciedade, quer na regulação do trânsito intestinal”, explica a nutricionista Tatiana Pinheiro.
Antes que se questione como é que podemos tirar proveito da casca do abacaxi e dos citrinos, revelamos alguns exemplos: com a casca pode fazer chá ou infusão e o limão pode ser utilizado por inteiro em limonadas e em doces. “Quanto a outras frutas, como a laranja e banana, hoje em dia já é possível encontrar várias receitas mas, sobretudo, de bolos — alimentos a ser consumidos moderadamente”, refere a nutricionista que deixa algumas receitas, mas quanto a essas já lá vamos.
Porque é que nos habituámos a consumir umas frutas com casca e outras sem?
Há quem nem questione ou pense na hipótese de comer uma maçã sem casca, mas já quando se fala num pêssego a ideia de consumir a casca com aquela textura semelhante ao veludo é impensável. Talvez seja precisamente esse contraste de texturas que tenha ditado os nossos hábitos.
“A casca é uma parte do fruto mais espessa e fibrosa, muitas vezes, pouco agradável a nível de textura (como o caso do kiwi) ou de paladar. A questão da origem do produto e higiene da casca, também é um factor que pode influenciar. Para além disso, acredito que as nossas escolhas alimentares são influenciadas também pelo nosso meio familiar. Se os nossos avós e pais comem kiwi sem casca, nós também o vamos fazer”, explica a nutricionista Tatiana.
Há ainda outro fator que pode ter influência no facto de se escolher comer fruta sem casca e nada tem que ver com gostos: “A casca da fruta pode ser desaconselhada, por exemplo, a pessoas que tenham problemas digestivos ou intestinais e que seja recomendado um aporte menor de fibra, ou a pessoas que tenham um problema de saúde que implique alguma restrição mineral”, explica, exemplificando o caso dos insuficientes renais crónicos.
O que fazer com as cascas não comestíveis diretamente?
Ambas são com cascas de abacaxi e são saudáveis, mas para agradar a gostos não tão “healthy”, a nutricionista também partilha uma receita menos saudável, mas que tem muito de sustentável. Tome nota.
Infusão com casca de abacaxi
- Ferver cascas de um abacaxi com 1,5 litros de água
- Opcional: juntar pau de canela e/ou hortelã à fervura. Pode também beber frio e adicionar a canela e hortelã posteriormente.
Sumo de Casca de Abacaxi
- Ferver cascas de um abacaxi com 1,5 litros de água
- Triturar tudo numa liquificadora ou processador de cozinha. Coar e servir.
- Opcional: a Hortelã e a Canela também podem ser adicionadas, de forma a dar mais sabor.
Bolo de casca de banana
Ingredientes:
- 2 chávenas (Cup) de casca de banana madura
- 4 gemas
- 4 claras batidas em castelo
- 2 + 1/2 chávena de açúcar
- 3 chávenas de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa rasas de margarina
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- Canela em pó para polvilhar
Modo de preparação:
Lavar bem as bananas em água corrente. Triturar no liquidificador as cascas de banana com 1/2 Cháv. (125ml) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, e ir batendo até ficar uma massa homogénea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento à mistura anterior. Por último, colocar as claras em castelo e polvilhar com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno num forma untada, durante 30 ou 35 min, a 180° (fazer o teste do palito).
ÚLTIMOS ARTIGOS


Lifestyle
Um homem deu um apartamento a uma sem-abrigo — e a história tornou-se viral no TikTok


Alimentação
Sabe como deve lavar os alimentos que traz da rua? Uma engenheira alimentar explica


Shopping
Estas marcas fazem roupa (e não só) com plástico reciclado


Lifestyle
Há cada vez mais pais portugueses estão a comprar produtos biológicos para os filhos


I Am Isabel Silva