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Alimentação

Na IncríBel, a Black Friday é Green Friday — mas com descontos, claro

Mais do que apelar ao consumo, os sócios da IncríBel querem consciencializar para a necessidade de usar dias como a Black Friday para apoiar boas causas como a do Zero Waste Lab.

DOBEM.
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A Black Friday é, geralmente, um dia de consumismo desmesurado, onde compramos o que queremos mas, muitas vezes, também somos aliciados a comprar aquilo de que, na verdade, não precisamos. Mas se é verdade que numa fase como a que estamos a passar devido à pandemia da COVID-19, é importante que a economia continue a mexer, também é fundamental que façamos as escolhas certas, por nós, e pelo nosso planeta. Foi com isso em mente que a IncríBel, a marca de barras da nossa diretora, Isabel Silva, decidiu criar fazer não uma Black Friday, mas sim uma Green Friday.

Mas o que é isto da Green Friday? A Isabel explicou-nos tudo. 

“Achámos que era importante assinalarmos esta data focando o objetivo da IncríBel que é: esta não é só uma empresa que vende barras. Não, nós pertencemos a um movimento, temos um ADN, temos uma filosofia e um estilo de vida. Por isso, para nós interessa-nos fazer parte de um movimento que tenha boas práticas.”

Ora quer isto dizer que, muito além da energia das barras, a IncríBel quer fazer parte de um movimento que traga algumas mudanças para sociedade. Tal como explica a Isabel, essas mudanças passam também por mostrar ao mundo que é possível termos um futuro mais verde, mais limpo e com menos lixo, e foi por isso que nesta Green Friday a IncríBel escolheu aliar-se a uma associação sem fins lucrativos que luta para combater o desperdício: a Zero Waste Lab

“A Zero Waste Lab é uma associação que faz um trabalho incrível no campo da redução do lixo e que desenvolve um conjunto de práticas e ferramentas junto das pessoas, ou seja, as pessoas têm um papel ativo também nesta transição para um mundo sem lixo”, conta a Isabel. “Ser IncríBel, para nós, é ter alimentos de qualidade mas é também ter uma atitude positiva com os outros e com o planeta e, por essa razão, decidimos que queremos promover e enaltecer uma associação de ambiente.

A Zero Waste Lab é uma uma associação sem fins lucrativos que desde 2017 envolve ativamente pessoas na pesquisa e teste de novas formas de intervir sobre os resíduos. Tal como explicam no seu site oficial, todos os envolvidos neste projeto acreditam que cada pessoa é capaz de fazer a diferença na transição para um futuro sem lixo e, por isso, a Zero Waste Lab intervém junto de várias marcas para as aconselhar a que incentivem os seus clientes a fazer compras conscientes e com propósito, evitando o desperdício e o tal consumismo desmesurado, que tanto vemos em dias como a Black Friday. 

“Mais do que estarmos ativamente à procura de dinâmicas que promovam a qualidade do meio ambiente, como substituir um carro a gasóleo por um elétrico, queremos promover também esta iniciativa para a indústria, para tentar provocar as outras marcas e o público a começarem a consciencializar-se de todo este problema que é o excesso de consumo”, explica Tiago Tresca, um dos sócios da IncríBel. “As indústrias de fast fashion são o maior problema que acaba por existir no planeta que, no final do dia, acabam por provocar um excesso de consumo.”

Como explica Tiago, criar este movimento é também uma forma de gerar consciência noutras marcas e nos próprios consumidores para evitarem este excesso de consumo, não só nesta época mas também no resto do ano, sendo que as indústrias das fast fashion são das maiores responsáveis por criar este problema em todo o mundo. É graças a elas que, só em 2017, foram recolhidas mais de 200 756 toneladas de têxteis nos resíduos urbanos, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente.

Mas a IncríBel não vai deixar de ter descontos…

A Green Friday da IncríBel, apesar de querer evitar contribuir para o excesso de consumo da Black Friday, não vai deixar de ter descontos. É que até à meia-noite do dia 27 de novembro, vai poder comprar qualquer um dos packs das barras com um desconto de 15% através do site. 

Mas há uma diferença, até porque estamos a falar de uma Green Friday, certo? É que, além do desconto, 10% de todas as vendas feitas ao longo do dia vão reverter para apoiar o trabalho da Zero Waste Lab. 

“Obviamente que os nossos clientes vão ter direito a um desconto mas, sobretudo, é importante que saibam que estão a efetuar uma compra com um desconto justo que está a apoiar uma associação ambiental, ou seja, a sua compra está a contribuir para uma causa nobre que, neste caso, nós escolhemos a Zero Waste Lab, que também nos escolheu a nós”, explica a Isabel, que reforça a importância deste tipo de descontos existirem não só na IncríBel, mas também noutras marcas. “Queremos apelar a que outras marcas se juntem a este movimento e façam mais dias de descontos assim, ao longo do ano, em vez de estarem a fazer tudo num só dia, de uma forma desmesurada, e apelando ao consumo excessivo.

Caso queira juntar-se ao movimento Green Friday da IncriBel pode fazê-lo através de uma encomenda no site da marca. Para isso, no final da compra, basta adicionar o código INCRIBELGREEN antes de fazer o check out. Mas se, antes disso, quiser saber quais as barras que devem encomendar, leia a review que a nossa equipa fez na altura do lançamento.