Hábitos alimentares

Alimentação

Há 4 hábitos alimentares que podem estar a afetar a sua saúde mental

Novo estudo revela a relação entre as escolhas alimentares e a saúde mental, e alguns deles é bem provável que façam parte da sua rotina. Saiba quais.

Aquilo que comemos também contribui para a forma como nos sentimos, tanto a nível físico como a nível mental. Por isso, é importante fazer sempre as melhores escolhas e optar por alimentos saudáveis, seguindo uma dieta que traga benefícios tanto para o nosso corpo, como para a nossa mente. Isto porque, segundo uma nova investigação, os nossos hábitos alimentares podem afetar a nossa saúde mental.

O estudo publicado em abril de 2021 na revista científica “Journal of Personalized Medicine” prova que os hábitos alimentares menos saudáveis estão relacionados com problemas de saúde mental como ansiedade e stresse, sendo que esse efeito se vê mais nas mulheres do que nos homens. Este mau estar deve-se essencialmente a quatro fatores: fast food, não tomar o pequeno-almoço, o consumo de cafeína e de alimentos que contenham um alto índice glicémico.

Já sabemos que muita cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade — e até os batimentos cardíacos —, níveis elevados de açúcar podem afetar o nosso humor e, por fim, que fast food não é o mais indicado para o nosso corpo.

Já a discussão sobre o facto de devermos tomar, ou não, o pequeno-almoço, ainda é recorrente porque vai depender do regime alimentar de cada um. Alguém que opte por fazer jejum intermitente, por exemplo, pode não tomar o pequeno-almoço e continua a seguir com o seu regime alimentar de forma responsável.

Contudo, se estes quatro hábitos faziam parte da sua rotina, existe solução. Uma das formas de diminuir estes efeitos negativos é mais simples do que parece e talvez já a tenha adotado: seguir uma alimentação saudável, criar hábitos alimentares regrados e, claro, praticar exercício físico.

Outra das conclusões retirada deste estudo foi precisamente perceber que o exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade e stresse. Além disso, os investigadores perceberam também que aumentar o consumo de frutas, vegetais e de alimentos verdes pode apresentar benefícios.

Tente sempre optar pelo aconselhamento de um profissional e criar hábitos alimentares saudáveis que se adequem ao seu corpo. Desta forma, irá prevenir qualquer tipo de problema, tanto a nível físico como mental.