gelados saudáveis

Alimentação

9 receitas de gelados saudáveis para os dias mais quentes

Dos morangos, à menta e à manga, as opções são muitas e prometem agradar — e refrescar — todos. Espreite as receitas.

DOBEM.
leia este artigo em: 8 mins

Há dias de verão em que parece que nada ajuda a refrescar. Vamos ao mar de minuto a minuto, bebemos água e passamos tempo à sombra para evitar insolações e desidratações — isto quando podemos ir à praia —, comemos gelados saudáveis (e até dos menos saudáveis) a toda a hora, mas nada parece ajudar, e esses dias estão a chegar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão voltar a subir nos próximos dias. Em algumas regiões do País, como é o caso de Santarém, as temperaturas poderão atingir os 40.º já esta sexta-feira, 16 de julho. Posto isto, nada melhor do que estar preparado para o calor que se avizinha. Como? Com gelados saudáveis.

Os gelados refrescam qualquer pessoa e, por norma, costumam fazer sucesso sobretudo entre os mais novos. E quem disse que os gelados não podem ser feitos em casa, talvez tenha que experimentar novamente. Atualmente não é preciso muito para ser criativo na cozinha: optar pelos utensílios certos e informar-se do que é, ou não, saudável. É o caso dos gelados saudáveis que se preparam em breves minutos com um simples processador e são igualmente saborosos. Basta misturar os ingredientes e, depois, levar ao congelador: dois passos simples que têm como resultado um gelado saboroso, refrescante e saudável.

Seja com fruta, iogurte, cacau ou até mesmo bebidas vegetais, todas estas receitas são simples de preparar, especialmente no verão, altura em que passar horas na cozinha é tudo menos apetecível. Antes de pôr mãos à obra e experimentar estas receitas de gelados saudáveis, veja o que falta no seu frigorífico ou despensa e rume ao supermercado mais próximo. Deixamos apenas uma dica: faça quantidades grandes para poder servir-se sempre que quiser.

Gelado de banana e morango

Ingredientes:

— 3 bananas
— 250 gramas de Morangos
— 100 mililitros de leite meio-gordo

Preparação:
Cortar 3 bananas maduras em rodelas e congelar durante umas horas. Num liquidificador ou robot de cozinha deitar as rodelas de banana congelada, o leite e os frutos vermelhos congelados a gosto. Triturar até ficar com consistência cremosa. Servir e comer de imediato. 

Receita da nutricionista Mariana Abecassis

Gelado de banana e café

Ingredientes:

— 3 bananas da Madeira congeladas 
— 3 tâmaras medjool
— 1 colher de sopa manteiga de caju
— 1/4 chávena leite de coco espesso 

Preparação:
Triturar tudo no processador em velocidade máxima e servir com xarope de tâmaras e pepitas de cacau exótico. Pode ainda deixar pedaços de tâmaras se assim preferir.

Receita da Martilicious Food

Gelado de banana e framboesa

Ingredientes:

— 1 banana congelada (partida aos bocadinhos)
— 6 framboesas

Preparação:

Coloque tudo num processador até obter consistência de gelado. Pode pôr toppings a gosto, (mas perde-se a ideia de sentir mesmo o sabor da fruta e a banana já é doce o suficiente). Depois, o ideal é comer logo para não deixar derreter.

Receita de Magda Soares

Gelado de manga

Ingredientes:

— Sumo de 3 limas
— 1/2 chávena de leite de coco
— 2 colheres de sopa de chia
— 1/2 chávena de água
— 3 mangas

Preparação:
Deixe a chia de molho na água por 15 minutos. Esprema o sumo das limas e bata no liquidificador juntamente com o leite de coco, as mangas, previamente picadas, e a chia. Coloque a mistura em formas de gelados e coloque um pauzinho de madeira para poder comer os gelados. Depois, leve ao congelador.

Receita da nutricionista Luciana Cestari

Gelado de manga, pêssego e coco

Ingredientes:

— 1 manga
— 1 pêssego
— Sumo de meio limão
— 2 colheres de sopa de geleia de agave
— 200ml de leite condensado vegan

Preparação:

Descascar o pêssego e a manga e cortar em cubos. Colocar num triturador com o sumo de limão, o agave e o leite de coco. Triturar até obter um creme. Verter para forminhas e levar ao congelador durante, pelo menos, 3 horas. Servir polvilhando com avelãs picadas para dar um toque crocante.

Receita da nutricionista Mafalda Almeida

Gelado de morango e hortelã

Ingredientes:

— 200 gramas de caju cru ou sem tempero (de preferência previamente demolhado entre 2 a 4 horas)
— 400 gramas de morangos
— 150 gramas de água (se o caju não estiver demolhado juntar mais 50 gramas)
— 100 gramas de mel ou maple syrup
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 14 folhas de hortelã

Preparação:

Num processador ou liquidificador, coloque o caju bem escorrido e os restantes ingredientes da receita, à exceção das folhas de hortelã. Triture bem até obter um creme homogéneo. Junte as folhas de hortelã e triture mais um pouco. Agora, tem três hipóteses:

Deite o preparado na máquina de gelados e siga as instruções do fabricante. Depois de estar consistente, coloque no congelador (siga para o último passo).

Deite o preparado num recipiente de vidro com tampa e coloque no congelador durante 15 minutos. Retire e, com a ajuda de um garfo, mexa o gelado, quebrando os cristais que, entretanto, se formaram. Volte a colocar no congelador. Repita este processo até o creme estar completamente congelado e não conseguir colocar o garfo. (siga para o último passo)

Deite o preparado em cuvetes de gelados e leve ao congelador.

Por fim, retire do congelador 15 minutos antes de servir.

Receita do blogue “Glúten Free” de Sofia Paixão

Gelado de melancia e menta

Ingredientes:

— 500 gramas de melancia
— 1 iogurte de melancia
— Menta

Preparação:

Congele a melancia. Depois, num processador, misture todos os ingredientes até obter uma textura homogénea. Sirva com menta e coma de imediato. Pode congelar tudo, desde que, depois, retire o gelado 15 minutos antes de o consumir.

Receita de Simone Fernandes

Gelado saudável de manga e morango

Ingredientes:

— 340 gramas de pedaços de manga congelados
— 230 gramas de morangos fatiados congelados
— 1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:

Coloque a manga, os morangos e o sumo de limão num processador. Deixe entre um a dois minutos e depois raspa a parte lateral do utensílio, de maneira a não haver desperdício. Continue a passar tudo até obter uma massa homogénea, adicionando 1/2 chávena de água para ajudar a passar a fruta, se for necessário. Depois coma de imediato ou leve ao congelador e aproveite um dos gelados saudáveis.

Receita retirada do site Eating Well