salada em frasco

Alimentação

Como fazer uma salada em frasco, a marmita perfeita para a praia

Leves, portáteis, versáteis e práticas. A salada em frasco é a opção ideal para matar a fome, quando estiver a tomar banhos de mar e de sol.

E as temperaturas altas estão aí, o que significa que já pode estender a toalha na praia e ir a banhos. Mas há o trabalho de preparação: além de reunir toda a parafernália para se manter entretido na areia, é preciso preparar as marmitas, de preferência leves e saudáveis, que é o que o organismo pede na praia. E porque não levar tudo numa salada em frasco?

A salada em frasco é prática e versátil, além de equilibrada, desde que se juntem os três (ou parte deles, vá) nutrientes fundamentais — hidratos de carbono, proteína e gordura — que, vindos de boas fontes, garantem também o aporte de vitaminas, antioxidantes e minerais.

As opções são muitas, mas deixamos-lhe uma a título de exemplo, que poderá seguir caso seja a estreia neste formato de salada portátil. É do blogue vegano “Made by Choices“, o que significa que está apto a ser consumido por quem pôs de parte os alimentos de origem animal.

No fundo, é reunir os ingredientes, lavar e cortar os que o exigem e colocar, camada por camada, dentro do recipiente. A melhor parte? Não tem de cozinhar.

Salada em frasco

Ingredientes

— Sementes de girassol
— Alface e rúcula
— Beterraba ralada
— Cenoura ralada
— Tomate cherry
— Pimentos
— Feijão frade cozido

Ingredientes para o molho

— Mostarda Dijon
— Azeite
— Sumo de meio limão
— Orégãos
— Xarope de Ácer (só para quem acha que o molho está muito ácido)

Preparação

Juntar os ingredientes do molho, misturar e colocar no fundo do frasco. De seguida, acrescentar o feijão frade.

Ir colocando os ingredientes mais pesados, sendo que para último devem ficar os mais leves, como a rúcula, alface e as sementes.