fazer pão em casa

Alimentação

Já pode fazer pão em casa sem usar fermento. Só precisa de 2 ingredientes

O sal ou a gema de ovo são opcionais, mas para fazer este pão não precisa mais do que dois ingredientes e 20 minutos até ter pão quente.

Voltámos todos a fazer pão em casa, não foi? Só que, desta vez, ao pão juntaram-se os bolos, os iogurtes, as tapiocas e toda uma outra parafernália de receitas sem fim. Nada contra, é uma ótima atividade de fim de semana para fazer em família, o problema é quando falta um ingrediente, os supermercados já estão fechados e os planos vão todos por água abaixo.

Não há que desesperar, até porque, depois de termos mostrado como pode fazer fermento em casa, temos a receita perfeita para fazer pão em casa, sem precisar de grande coisa. Só precisa de ter dois ingredientes.

A receita é partilhada lá fora, como é o caso do blogue “Baby Led Feeding“, mas também já foi recriada por Leonor Cício, autora da página “Na Cadeira da Papa“, e pelo pai da “Pitada do Pai“. Em qualquer um dos casos só difere a forma como o conteúdo é apresentado, porque os ingredientes e o aspeto apetitoso é o mesmo.

Numa altura em que o fermento é um bem precioso e escasso nos supermercados, esta receita não leva fermento, sendo apenas necessário ter uma farinha que já o tenha — como é o caso da que é usada normalmente em bolos e que por norma não falta em casa não vá surgir a vontade de fazer o bolo de cenoura com cobertura de chocolate que viu pelo Instagram. Mas afinal como é que se faz o pão, atrevemo-nos a dizer, mais simples do mundo? Tire nota.

Como fazer pão em casa com dois ingredientes

pao
créditos: babyledfeeding

Ingredientes: 
1 iogurte;
1 medida (copo do iogurte) de farinha com fermento;
Gema de ovo (opcional).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha e o iogurte numa tigela até formar uma massa. Deite a massa numa superfície enfarinhada e junte. Corte em pedaços iguais e enrole em pequenos mini pães. Pincele um pouco de ovo por cima (opcional). Leve ao forno durante 20 minutos até dourar. Sirva frio ou quente.

Pode ver aqui o vídeo da receita.