petiscos saudáveis

Alimentação

Euro 2020. 7 petiscos saudáveis para comer durante os jogos

Tremoços são sempre uma opção, mas porque não dar-lhes um twist e transformá-los em hambúrgueres? Quanto às bifanas, temos uma opção vegan, e bem saborosa, para comer enquanto vibra com os jogos da Seleção Nacional.

Paris, 10 de julho de 2016, mais de 108 minutos de jogo corrido e milhões de portugueses um pouco por todo o mundo colados aos ecrãs da televisão. Foi nesse momento que, depois de uma assistência de João Moutinho, Éder atirou a bola para o fundo da baliza marcando o golo que daria a vitória de Portugal no Euro 2016. Quase cinco anos depois, Portugal volta aos relvados para competir no Euro 2020, e se há coisa que não pode faltar em dias como este são petiscos para comer durante o jogo, mas saudáveis, claro.

A partir das 17 horas, ative o Out of Office do e-mail, prepare o cachecol, vista a camisola, ligue a televisão e prepare-se para assistir ao primeiro jogo da Seleção Nacional, que vai defrontar a Hungria na cidade de Budapeste. Até lá, e se tiver tempo, passe uns minutos na cozinha a preparar estes petiscos saudáveis para comer durante o jogo da seleção. Se tudo correr bem — e esperamos, sinceramente, que corra — temos receitas para provar até 11 de julho.

Sabemos que há opções bem práticas, e até bastante ricas a nível nutricional, como é o caso do tremoço, a leguminosa que ajuda a reduzir o apetite e que é baixa em calorias. Mas e se, em vez de os servir numa taça, os transformasse em hambúrgueres? Esta é apenas uma dsa opções de petiscos saudáveis que temos para sugerir. Tome nota de todas as outras para que possa ter uma mesa bem recheada durante os jogos do Euro 2020.

Petiscos saudáveis para comer durante os jogos do Euro 2020

Hambúrgueres de tremoço e batata doce (Inês Pais)

Ingredientes:
— 1 batata doce assada (podia ser cozida)
— 1 molho de espinafres salteados num refogado com uma cebola e dois dentes de alho
— 1 chávena de tremoços
— 1 molho de cebolinho fresco (podia ser outra erva aromática)
— Uma chávena de farinha de aveia (ou arroz, grão de bico, trigo sarraceno, amêndoa, etc.)
— Temperos a gosto

Preparação:
Triturar grosseiramente todos os ingredientes menos a farinha num num processador de alimentos. Juntar a farinha e envolver.

Formar os hambúrgueres e levar ao forno durante 30 minutos. Se preferir, pode fazer na frigideira com um pouco de azeite.

Queijo Fresco Vegan (Maria Melo Falcão)

Ingredientes:
— 2 chávenas ou 500ml de água
— 1 chávena de amêndoas
— 2 colheres de sopa de sumo de limão
— 4 colheres de sopa de leite de côco (apenas a parte espessa)
— 1 colher de chá de sal marinho
— 1 colher de sopa de agar-agar
— 1/2 colher de chá de alho em pó (opcional)
— 1/2 colher de chá de ervas provence (opcional)

Preparação:
Colocar no dia anterior as amêndoas de molho, ou com água a ferver, 2 horas antes.

Juntar água limpa às amêndoas e triturar no liquidificador. Com um saco ou pano, espremer todo o líquido. Deve render 2 chávenas ou 500ml de bebida de amêndoa (podem fazer o dobro da quantidade e guardar o resto para beber).

Colocar todos os ingredientes na panela. O alho e as ervas aromáticas são opcionais, mas dão um óptimo sabor. Ferver por 5 minutos, mexendo. Deixar arrefecer, não necessita de frigorífico, mas é mais rápido. Podem reservar no tupperware ou virar para um prato.

Pode, nos temperos trocar por pimenta preta, curcuma, manjericão, etc.

Húmus de grão de bico (Bárbara Oliveira)

Ingredientes:
— 200 gramas de grão-de-bico cozido
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 1 colher de sopa de tahini (pasta de sementes de sésamo)
— 1 colher de chá de cominhos em pó
— Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Juntar todos os ingredientes no processador de alimentos e triturar até obter uma pasta homogênea. Se não tiver processador de alimentos, pode usar uma varinha mágica.

Quando estiver pronto, provar e retificar temperos. Servir com um fio de azeite por cima e com palitos de vegetais.

Patê vegan de lentilhas (Anaísa Gonçalves)

Ingredientes:
— 100g de lentilhas verdes demolhadas (cerca de 50 gramas antes de demolhar)
— Meia cebola
— 1 colher de sopa de azeite
— Alho, pimenta, caril, cominhos e sal a gosto.

Preparação:
Cozer as lentilhas por cerca de meia hora (certifique-se de que ficam mesmo muito bem cozidas). Enquanto as lentilhas cozem, “saltear” a cebola num bocadinho de água até ficar translúcida. Reservar.

Depois de as lentilhas estarem cozidas e bem escorridas, colocar num recipiente, juntar a cebola, o azeite e os temperos e triturar tudo com a varinha mágica até formar uma pasta homogénea.Pode fazê-lo num processador de comida, se preferir.

Colocar num pote de vidro e guardar no frigorífico.

Seitanas à Portuguesa (Laranja Lima Nutrição)

Ingredientes (para 2 pessoas):
— ½ cebola branca
— 250 gramas de seitan
— 1 chávena de polpa de tomate
— 100 mililitros de cerveja
— 2 colheres de chá de molho de soja
— 2 colheres de chá de azeite
— 1 folha de louro
— Sal, pimenta-preta e pimentão-doce a gosto

Preparação:
Pique finamente a cebola e refogue, em lume brando, com o azeite. Quando estiver translúcida, junte a polpa de tomate, o louro, os temperos e deixe apurar (convém que perca a acidez).

Adicione então o molho de soja e a cerveja e deixe cozinhar para que perca o álcool. Junte um pouco de água e, depois de ferver, mergulhe o seitan cortado em fatias finas. Tape o tacho e deixe cozinhar até o seitan ganhar sabor e amolecer ligeiramente.

Retifique os temperos e sirva no pão ou com arroz branco.

Cogumelos à Bulhão Pato (The Green Vegan Flamingo)⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ingredientes:
— 250 gramas de cogumelos frescos
— 30 gramas de manteiga vegetal
— 4 dentes de Alho
— 1 cálice de Vinho Branco
— q.b. Sumo de Limão
— q.b. Coentros
— q.b. Azeite
— q.b. Sal

Preparação:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Levar a manteiga com azeite ao lume numa frigideira ou num tacho largo, com os dentes de alho, descascados e cortados em rodelas.

Introduzir os cogumelos e metade dos coentros picados. Temperar com sal e regar com 1 cálice de vinho branco, deixar cozinhar um pouco, para que o álcool evapore. Depois de o vinho evaporar deixe mais cinco a dez minutos.

Desligar o fogão, regar com limão, acrescentar os coentros restantes e envolver. Servir com limão cortado em gomos.

Patê de beringela ou Baba Ganoush (Made by Choices)

Ingredientes:
— 1 beringela grande
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 3 a 4 colheres de sopa de azeite
— 1 colher de sopa de tahini (pasta de sementes de sésamo)
— 1/2 Limão sumo e algumas raspas
— Pimenta preta a gosto
— 1 pitada sal marinho
— Coentros frescos ou salsa

Preparação:
Com beringela assada no forno

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar muito bem a beringela e com uma faca fazer alguns furos. Colocar num tabuleiro de forno e levar para assar. A beringela irá assar entre 40 minutos até uma hora, dependendo do forno.

Quando a beringela estiver assada cortar a meio e retirar apenas o interior. Descartar toda a casca.

Com beringela grelhada

Aquecer uma chapa ou grelhador. Grelhar a beringela com a casca até murchar. Cortar a meio e retirar apenas o interior. Descartar toda a casca.

Esta parte é opcional, mas adiciona um sabor interessante a estes petiscos saudáveis: descascar a cebola e cortar em rodelas finas. Picar os dentes de alho. Juntar duas colheres de sopa de azeite numa frigideira e deixar aquecer. Saltear a cebola e os alho até ficar caramelizado.

Num recipiente ou processador de alimentos, juntar o interior da baringela, a cebola salteada com o alho, o sumo de limão, o tahini, 1 a 2 colheres de sopa de azeite, a pimenta e o sal. Triturar ate virar uma pasta cremosa. Retificar os temperos. Juntar coentros frescos e raspas de limão.