sashimi

Alimentação

Esta utilizadora do TikTok mostra como transformar melancia em sashimi (com sabor a sushi verdadeiro)

Parece estranho, mas é bastante simples. E bastante menos calórico que o sushi tradicional.

Já vai com 506 visualizações o vídeo de TikTok que mostra como é que uma melancia consegue substituir o atum na preparação de uma peça de sashimi que, assim, passa a ser vegan.

É Eva Friedl a autora da página Vegaliciouslyeva, uma australiana que se define como “programadora de software durante o dia, e programadora de receitas durante a noite”. Diz ao site “Insider” que a esta peça de sushi vegan consegue ser mais saborosa do que a original.

Não sabe a melancia, garante. “O meu namorado provou e nem soube adivinhar o que é que era”, conta. “Ele não acreditou quando lhe disse que era melancia.”

Autora da página de Instagram com o mesmo nome, diz que a sua receita de sushi de melancia é “super simples”. Mas há uma regra fundamental para que saia com o sabor pretendido: usar os ingredientes certos. São eles, além da melancia, molho de soja, óleo de sésamo tostado, sementes de sésamo e gengibre ralado.

“Muitas pessoas perguntam-me se podem usar azeite ou qualquer outro óleo”, conta Friedl. “Mas para uma experiência autêntica de ‘atum’, o óleo de sésamo tostado é muito importante. Muitas receitas de sushi e sashimi de atum em restaurantes a que fui antes de me tornar vegan tinham esse sabor no molho, por isso acho que criar aquele tipo de combinação de sabores ajuda muito a lembrar o atum. “

Agora, a receita:

Ingredientes:
Melancia
Óleo de sésamo tostado
Molho de soja
Sementes de sésamo
Gengibre ralado
Rodelas de pepino, maionese sriracha e cebolinho (opcional)

Modo de preparação:
Corte as fatias de melancia em retângulos do tamanho de sashimi.
Para o molho, misture óleo de sésamo tostado, o molho de soja e gengibre ralado. Deixe a marinhar nesta mistura os pedaços de melancia durante cerca de 4 horas. Também pode deixar marinar durante a noite, mas nesse caso adicione um pouco de água para não ficar muito salgado.
Depois de marinado, cozinhe numa panela com a tampa fechada durante 10 minutos. As peças devem ficar todas macias.
Escorra e coloque algumas sementes de sésamo nos quatro lados.
Sirva com algumas rodelas de pepino, maionese de sriracha e cebolinho.
Aproveite o resto do molho para uma salada asiática, com macarrão, pepino, amendoim e cebolinho.