Alimentação

7 esplanadas com opções saudáveis onde já pode ir almoçar ou jantar

Dos brunch vegan às bowls cheias de cor, já se pode voltar a fazer refeições fora de casa, mas sempre com distância de segurança, mesas desinfetadas, número máximo de pessoas por mesa e horários restritos.

Depois de mais de dois meses de confinamento, onde tivemos de ficar em casa e aderir aos regimes de takeway e venda ao postigo, chegou finalmente a hora de abrirem as esplanadas. Foi com o bem-estar do País em mente que os restaurantes fecharam as suas portas e os jantares, almoços e lanches passaram a ser servidos em casa. Mas sejamos honestos, já todos ansiávamos sair à rua e desfrutar, nem que seja do café logo pela manhã.

Desde esta segunda-feira, 5 de abril, e ainda que com algumas regras acrescidas — como o facto de aos fins de semana os espaços só estarem abertos até às 13 horas —, já é possível ir tomar um pequeno-almoço fora, beber um café, ou aproveitar apenas para apanhar ar fresco depois de um longo dia de trabalho. Para quem tenciona juntar-se com mais de quatro pessoas, vai ter de pedir pelo menos duas mesas, mas vejamos o lado positivo: já podemos comer fora de casa e em segurança.

Embora não exista data prevista para o fim deste estado de emergência, existe a opção de sairmos à rua e respirarmos um pouco de ar fresco neste ano tão atípico que todos temos vivido e que nos trouxe algumas consequências a nível psicológico. E se já tinha saudades de almoçar fora ou até de fazer um brunch, reunimos sete esplanadas em Lisboa e no Porto onde pode ir desconfinar.

Do brunch totalmente vegan às opções mais saudáveis, há opções para todos os gostos. Conheça as nossas sugestões e, conselho de amigo, ligue antes de ir para reservar.

Lisboa

1. Nicolau Lisboa / Amélia Lisboa Café

O Amélia Lisboa Café em Campo de Ourique conhecido pelos seus brunches e opções saudáveis já abriu. O horário atual é das 9h às 20h aos dias de semana e, aos fins de semana, encerra às 13 horas.

Já o namorado, Nicolau, no Chiado, abre a sua esplanada esta terça-feira, dia 6 de abril.

Amélia Lisboa Café

Morada: Rua Ferreira Borges, 101, Lisboa
Telefone: 213 850 863

Nicolau Lisboa

Morada: Rua de São Nicolau, 17, Lisboa
Telefone: 218 860 312

2. The Green Affair

O restaurante vegano, The Green Affair, em Lisboa, volta a abrir as portas dos seus restaurantes no Saldanha do Chiado mas, pelo menos para já, só pode aproveitar a esplanada. O horário de funcionamento corresponde ao imposto pelo Governo: encerra às 22h30 aos dias de semana e às 13 horas durante os fins de semana.

As reservas podem ser feitas no Zomato.

The Green Affair Saldanha

Morada: Av. Duque de Ávila 30 A, Lisboa
Telefone: 967 472 286

The Green Affair Chiado

Morada: R. Serpa Pinto 15A, Lisboa
Telefone: 969 398 228

3. The Therapist

O The Therapist, na Lx Factory, também volta a abrir a sua esplanada garantido segurança, alegria, boa energia e alimentos nutritivos.

Durante a semana abre das 9 às 21 horas, e ao fim de semana das 9 às 13 horas.

The Therapist

Morada: Rua Rodrigues de Faria 103, Lisboa
Telefone: 913 648 993

Porto

4. Manna

O Manna na Baixa do Porto, uma das várias opções saudáveis da cidade, volta a abrir a sua esplanada esta terça-feira dia 6 de Abril.

O horário de funcionamento do Manna é entre as 9 e as 17 horas ao dia de semana. Ao sábado abrem entre as 10 e as 13 horas.

Manna Porto

Morada: Rua da Conceição 60, Porto
Telefone: 223 161 536

5. Camélia Brunch Garden

O Camélia Brunch Garden também não fugiu à regra e volta a receber clientes na sua esplanada.

Durante a semana abre das 10 às 20 horas. Durante o fim de semana está aberto das 9 às 13 horas, hora estabelecida pelo Governo.

Camélia Brunch Garden

Morada: R. do Passeio Alegre 368, Porto
Telefone: 226 170 009

6. Nola Kitchen

O Nola Kitchen, que além de mercearia também tem uma zona de refeições, também volta a abrir a partir desta segunda-feira, 5 de abril.

O espaço no centro da cidade funciona diariamente entre as 11 e as 22 horas, sendo que a esplanada, aos fins de semana, terá de fechar às 13 horas.

Nola Kitchen

Morada: Praça D. Filipa de Lencastre 25, Porto
Telefone: 910 595 015