receitas de tapioca

Alimentação

Das doces às salgadas, 6 receitas de tapioca para experimentar nos próximos dias

Tapioca ou crepioca? Doces ou salagadas? São ótimas para qualquer refeição do dia e fazem-se em poucos minutos. Espreite as nossas sugestões.

DOBEM.
leia este artigo em: 7 mins

Não foi há muito tempo que as tapiocas passaram a fazer parte da ementa do dia a dia dos portuguesas. As receitas de tapioca brasileira são um verdadeiro sucesso e facilitam a vida a qualquer um quando não se sabe no que mais inovar na cozinha.

São fáceis de fazer, saudáveis, dependendo dos ingredientes que lhes quisermos adicionar. Podemos comê-las em qualquer altura do dia e podem ainda ser feitas como crepioca — estando a principal diferença no facto de à massa ser adicionado um ovo.

Numa altura em que a maioria das refeições é feita em casa e em que a cozinha passou a ser um dos espaços onde passamos mais tempo reunimos seis receitas de tapioca para experimentar nos próximos dias. São apenas dicas, porque a verdade é que o resultado final pode ir até onde a sua imaginação o quiser levar. Doces, salgadas ou até agridoces, fica ao critério de cada um. Tome nota destas receitas de tapioca.

Tapioca doce para pré-treino

Esta receita é do Blogue “Laranja-Lima”

Ingredientes:

— 2 a 3 colheres de sopa de tapioca
— Compota de morango ou outro sabor a gosto
— Manteiga de caju, amendoim ou amêndoa)

Preparação:

Peneire a tapioca para uma frigideira antiaderente , em frio, cobrindo toda a sua superfície. Leve ao lume médio/médio-baixo até as pontas da tapioca começarem a levantar.

Abane ligeiramente a frigideira e, se a tapioca estiver soltinha, vira-a usando as mãos e deixa apenas mais uns segundos. Volte a virar a tapioca e coloque então a manteiga a gosto.

Deixe amolecer ligeiramente para ser mais fácil espalhar e por fim cubra com a compota de morango e dobra a tapioca.

Tapioca de Chocolate com Morango e leite condensado

Ingredientes:

— 100g de farinha de goma para tapioca
— 100g Chocolate
— Morango a gosto
— Leite condensado a gosto
— Coco ralado em flocos a gosto

Preparação:

Numa frigideira antiaderente espalhe a farinha para a tapioca. Assim que a massa estiver solta, vire-a e recheie com o chocolate e morangos picados.

Por cima do chocolate e dos morangos, acrescente o coco ralado e o leite condensado. Dobre a massa ao meio e cozinhar por mais uns minutos. Retire da frigideira e sirva ainda quente.

Tapioca de Banana e Mirtilos

Esta receita é do blogue “Ela Cozinha Ela Lava”

Ingredientes:

— 2 colheres de sopa cheias de goma de tapioca;
— 2 colheres de manteiga de amendoim;
—1/2 banana em rodelas;
— ¼ mirtilos; 

Preparação:

Peneire a goma de tapioca na frigideira e abane para espalhar bem. Com a ajuda de um garfo ou espátula, faça pressão. Ligue o fogão em lume médio-baixo e passados uns minutos abane a frigideira.

Se a tapioca se descolar, vire com cuidado com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar mais um minuto. Recheie a tapioca com manteiga de amendoim, banana e os mirtilos. 

Crepioca com espinafres

Esta receita é do “Blog da Dy”

Ingredientes:

— Duas mãos cheias de espinafres baby
— Um ovo
— Duas claras
— Três colheres de sopa de tapioca
— Uma pitada de sal
— Uma colher de chá de óleo de coco
— Queijo ricotta
— Salmão fumado ou posta de salmão desfiada
— Fruta (a gosto)

Preparação:

Num copo de liquidificadora misture os espinafres, o ovo, as claras e as três colheres de sopa de tapioca. Depois, adicione uma pitada de sal e triture. Misture tudo até ficar com um preparado homogéneo.

Entretanto, numa frigideira anti-aderente, coloque o óleo de coco e deixe aquecer. Coloque o preparado anterior e em lume médio deixe cozinhar. Depois de praticamente toda a massa estar cozinhada, vire para finalizar.

Por fim, barre com ricotta e recheie, por exemplo, com salmão fumado ou posta de salmão desfiada, abacate e manga às rodelas.

Tapioca com chia, sardinha e queijo cotagge

Esta receita é do blogue “Comida e Receitas”

Ingredientes:

—1 lata de sardinha
—1 tomate pequeno sem sementes picado
—1 colher de chá de óregãos
—1 chávena de chá de farinha para tapioca
—1 colher de sopa de semente de chia
—2 colheres de sopa de queijo tipo cottage

Preparação:

Comece por retirar a sardinha da lata e escorra. Coloque a sardinha numa tigela e amasse levemente com um garfo. Junte o tomate, os orégãos e misture.

Numa tigela, coloque a farinha de tapioca e a chia e misture. Ao mesmo tempo, aqueça uma frigideira pequena em lume médio, coloque metade da mistura da farinha de tapioca com chia e espalhe para formar uma camada uniforme que cubra o fundo da frigideira.

Deixe no lume até ficar firme. Espalhe uma colher de cottage em metade da massa, cubra com metade do recheio de sardinha e dobre a tapioca. Por fim, repita com os restantes ingredientes e sirva.

Crepioca com guacamole e salmão fumado

Ingredientes:

— 1 ovo
— 1 colher de sopa de tapioca hidratada
— 1 colher de café de curcuma (opcional)
— 1 pitada de pimenta preta (opcional)
— 1 pitada de sal marinho (opcional)

Preparação:

Além das receitas de tapioca, também pode preparar crepiocas e, para isso, basta juntar o ovo, a tapioca, a curcuma, a pimenta preta e o sal numa tigela e misturar bem com um garfo. Colocar esta mistura numa frigideira antiaderente (ou untada com um pouco de óleo de côco) sobre lume médio.

Deixar cozinhar durante 2 minutos, sem virar, e retirar do lume assim que a crepioca estiver completamente cozinhada.

Se optar pelo guacamole prepare-o seguindo a receita do livro “O meu Plano do Bem“, da Isabel Silva.

Quando a crepioca estiver pronta, espalhar sobre a crepioca e colocar a fatia de salmão fumado e uma salada ou legumes à escolha. Servir com uma pitada de curcuma e pimenta preta e um pouco de sumo de lima.