

Alimentação
Casca de banana a substituir carne? 20 dicas para usar os alimentos até ao fim
Desde as cascas de legumes até às borras do café — não faltam opções para reduzir o desperdício alimentar em casa.
E se em vez de colocar a casca da banana no lixo, a usar num bolo? A ideia pode parecer estranha, porque é algo que estamos habituados a descartar, ou pode criar repulsa a quem fica a pensar nas mãos que já lhe tocaram ou que a fruta já rolou na passadeira da caixa do supermercado (isto se já começou a colocar as etiquetas na própria fruta para evitar o uso de sacos de plástico). Mas bem lavado e bem cozinhado, tudo se aproveita. Até a casca da banana. E o ambiente agradece se tentarmos usar os alimentos até ao fim, o que significa que cada vez menos lixo vá parar aos aterros.
Procurámos ideias junto de quem se dedica à sustentabilidade e reunimos as sugestões do chef Nuno Mota (também conhecido como “Alho Francês” no Instagram), da ambientalista Joana Guerra Tadeu, de Anna Masiello que luta pelo desperdício zero na sua conta de Instagram, da ativista Gabriella Baron e ainda da Catarina Barreiros, autora do blog “Do Zero“.
Mas primeiro, há alguns passos que pode seguir para usar os alimentos até ao fim e evitar o desperdício. Foram sugeridos por Joana Guerra Tadeu, também conhecida como a “minimalista” no Instagram e autora do podcast “Puericooltura“.
O primeiro deles passa por conservar a comida da melhor forma possível: tanto aquela que foi acabada de comprar, como os restos de uma refeição. A segunda dica é aprender o que significam as datas de validade dos alimentos, já que muitas vezes, as coisas estão boas, mesmo depois da data apresentada.
“Compra comida ‘feia’, que um consumidor menos consciente pode evitar. Frutas com mossas, legumes com formas estranhas, latas amolgadas… É comida boa”, exemplifica Joana.
Passamos para mais uma forma sustentável de evitar o desperdício: comer as cascas das frutas ou legumes depois de as lavar bem. Se, ainda assim, não gostar de comer a casca dos pêssegos “com pelo”, de seguida damos uma sugestão para aproveitá-la.
Estas são apenas algumas ideias prévias para evitar o usar os alimentos até ao fim desperdício alimentar. Mas há mais e a reciclagem destes alimentos começa na nossa cozinha. Quer saber como?
Os restos também podem dar origem a trabalhos manuais. Guarde as cascas de cebola e de abacate, os topos das beterrabas, os caules dos espinafres e brócolos, etc. E a partir destes alimentos pode criar tintas para tingir tecidos, papel, ou os ovos na Páscoa — Joana Tadeu Pode usar os pés dos morangos para aromatizar a água — Joana Tadeu Pode criar caldos de legumes caseiros com as cascas dos legumes. Só tem de colocá-las em água a ferver com sal e pimenta. Depois congele e use quando fizer sopa, molhos, noodle bowls ou arroz — Anna Masiello Esprema bem o limão. Pode começar por rolá-lo com alguma pressão em cima da bancada, para de seguida retirar o sumo até à última gota — Joana Tadeu Os pés das cerejas podem ser usados para fazer infusões — Anna Masiello E não deite a casca do limão fora. Pode aproveitá-la para ralar em cima de uma pizza ou de uma salada como forma de tempero, ou ainda para aromatizar um refugado. Outro exemplo é usar a casca para aromatizar a água ou para fazer chá — Joana Tadeu A casca dos citrinos também pode servir para decorar o quarto, uma festa de aniversário ou a árvore de natal. Como? Cortando as cascas de citrinos com cookie cutters para criar estrelas, corações, círculos e triângulos de várias cores — Joana Tadeu A casca de laranja, do limão e do abacaxi pode ser usada para fazer chá. Basta ferver em água — Gabriella Baron As sementes do melão podem ser aproveitadas para fazer bebida vegetal. Triture-as no liquidificador com água e depois basta coar com um pano fino ou um filtro de café limpo — Gabriella Baron Cortar os talos dos brócolos (ou outros legumes) em tiras fininhas e colocar no forno com um pouco de azeite e sal. “É um snack tipo ‘batatas fritas’ super saudável e ecológico” — Joana Tadeu As folhas e os talos podem ser picados e colocados nas farofas ou no meio de refogados — Gabriella Baron A casca de banana pode ser temperada e usada em várias receitas, imitando “carne desfiada” — Gabriella Baron Depois de descascar um abacate use os restos que ficam nas cascas para esfregar nas mãos e nos braços como se fosse um creme. É super hidratante e a pele absorve totalmente, por isso, não vai sentir que está “sujo” — Joana Tadeu Se fizer bebida vegetal de amêndoa, pode aproveitar os resíduos para fazer seitan caseiro — Joana Tadeu Outro exemplo sobre o uso dos resíduos da bebida de amêndoa (ou de outros frutos secos), é acrescentá-los em bolos para dar sabor — Joana Tadeu Mas há mais sobre os resíduos da bebida de amêndoa: pode fazer umas crackers, aplicando a receita da médica Margarida Santos (@margarida.dgsantos), com algumas alterações. Em vez das 40 gramas de farinha (de aveia ou linhaça), das
20 gramas de sementes de linhaça inteiras e das 20 gramas de sementes de abóbora, pode usar os resíduos da bebida vegetal. Depois, só tem de adicionar água até obter uma consistência pastosa. No fim, leva ao forno durante cerca de 30 minutos a 165 graus — Catarina BarreirosAs sementes de abóbora podem-se tostar na frigideira com azeite e especiarias, servindo como snack ou para dar textura à comida. Pode colocar em cima de uma sopa, por exemplo — Gabriella Baron “Não comprar peitos de frango. Isto porque a mensagem é que só nos interessa o peito e o animal acaba por ser desperdiçado. Compre o animal inteiro e aprenda a cozinhar e a gostar de todas as suas partes” — Joana Tadeu As cascas de batata podem ser transformas em chips. Basta fritar ou regar com azeite, pimenta e sal e levar ao forno até dourar — Nuno Mota Com as borras do café pode criar um esfoliante para o corpo. “É simples e funciona comigo: 1/2 chávena de borras e 1/4 chávena de azeite. Mexo bem e já está” — Catarina Barreiros
ÚLTIMOS ARTIGOS


Exercício
Vai correr? Saiba qual é a distância de segurança que deve manter em relação aos outros


Lifestyle
Sabe porque é que os assentos das sanitas públicas são diferentes dos que tem em casa?


Alimentação
Não consegue ter uma boa noite de sono? Estes são os alimentos que ajudam a dormir melhor


Lifestyle
Relacionamentos. Podem as separações podem ser contagiantes?


I Am Isabel Silva