pizzas saudáveis

Alimentação

Dia Mundial da Pizza. 8 restaurantes com pizzas saudáveis para comer à mão ou de garfo e faca

Com tomate, manjericão, queijo ou só cogumelos: não faltam opções saudáveis para comer pizza sem culpa. Conheça as sugestões.

Todos temos aqueles dias em que tudo parece correr a um ritmo mais lento e tranquilo. Sabe aqueles dias em que tudo parece ir ao ritmo mais lento. Onde assumimos que a cama se vai fazer sozinha, que os restos do jantar se transformam no almoço e que o sofá será o nosso melhor companheiro para ver aquele filme que andamos para ver há meses. E sessão de cinema pede, claro, uma pizza a acompanhar, especialmente se escolhermos pizzas saudáveis. Porque sim, é possível encontrar opções para comer com um pouco menos de culpa.

Na cozinha, costuma-se dizer que “o segredo está nos ingredientes”, mas nem sempre parece ser verdade. O segredo pode estar na forma como as pizzas são confecionadas, como é o caso do novo restaurante italiano em Lisboa, o Sophia. Ali, todas as pizzas são feitas com massa de fermentação lenta, “tem mais sabor, é mais saudável e torna-se menos pesado no estômago para quem opta por este tipo de massa”, explica o chef João Novo à dobem.. É também o caso do restaurante MadPizza que utiliza farinha integral para as bases e que nasceu com o intuito de encontrar um ponto comum entre a fast food e comida saudável.

Tal como estes dois restaurantes, existem mais locais espalhados um pouco por todo o País onde pode encontrar opções de pizzas saudáveis. Neles, a solução passa por escolher ingredientes frescos, apostar em polpas de tomate caseiras, substituir a farinha tradicional por uma opção mais equilibrada e optar por produtos biológicos para um consumo mais responsável e, acima de tudo, saudável.

Além disso, nestes espaços privilegiam-se ingredientes como os legumes em lugar das carnes processadas como o bacon ou o chouriço. Já o queijo, um dos ingredientes que serve, muitas vezes, de base a qualquer pizza, pode ser omitido em grande parte destes casos, se assim o desejar.

E se é daqueles que sabe ao certo distinguir uma pizza napolitana de uma romana, e tem sérias discussões com todos os que pedem ananás na pizza e que acreditam que as pizzas Deep Dish, tradicionais de Chicago, nos Estados Unidos, são a oitava maravilha do universo, então o mais provável é que saiba exatamente onde encontrar as melhores pizzas na sua cidade. Mas e pizzas saudáveis? Se não sabe a resposta, espreite estas oito sugestões de locais onde pode comemorar o Dia Mundial da Pizza, seja a comer as fatias à mão, ou com garfo e faca.

Lisboa

1. Sophia Natural Italian

Fotografia retirada do Instagram oficial do Sophia

Foi perto do Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, que abriram as portas do Sophia, um restaurante que nos transporta para casa das nossas avós e onde todas as receitas têm algo em comum: são feitas à base de ingredientes naturais. As pizzas são feitas com massa de fermentação lenta e, se for vegan, pode pedir para retirar o queijo.

Sophia Natural Italian

Morada: Praça Dom Luís I, 34, Cais do Sodré, Lisboa
Telefone: 210 499 710

2. MadPizza

Fotografia retirada do Instagram oficial do MadPizza

Conseguir soluções saudáveis para quem quer receber, rapidamente, uma pizza em casa. É esta a filosofia do MadPizza desde 2008. A massa destas pizzas saudáveis é feita com farinha integral e todos os ingredientes são frescos, inclusive o molho de tomate, que é feito na cozinha diariamente.

MadPizza Alvalade

Morada: Rua José Duro 25A, 1700-259 Lisboa
Telefone: 218 400 614

Pode pedir as pizzas através da Uber Eats ou ligar para o 218 400 614.

MadPizza Amoreiras Plaza

Morada: Rua Carlos Alberto da Mota Pinto 9, 1250-096 Lisboa
Telefone: 915 679 990

Pode fazer a sua encomenda através do site, da Uber Eats ou pelo contacto +351 966 689 713.

MadPizza Saldanha

Morada: Rua António Enes 1D, 1050 – 023 Lisboa
Telefone: 213 520 487

Pode pedir as pizzas através do site, da Uber Eats ou ligar para o 213 520 487.

3. Pizzeria In Bocca Al Lupo

Fotografia retirada do Instagram oficial do In Bocca Al Lupo

O In Bocca Al Lupo, é uma pizzeria artesanal e biológica que tem ofertas para todos os gostos. Na carta há, claro, pizzas saudáveis, e 28 opções por onde escolher. Se tiver um daqueles amigos esquisitos, podem sempre optar por uma das três massas da carta.

In Bocca Al Lupo

Morada: Rua Manuel Bernardes nº5 A 1200-250 Lisboa 
Telefone: +351 21 390 0582

Pode pedir as pizzas através da Uber Eats.

4. Valdo Gatii

Fotografia retirada do Instagram oficial do Valdo Gatii

Feitas com farinha de trigo 100% italiana biológica, as pizzas do Valdo Gatii são frescas, artesanais e têm menos glúten do que o habitual, por serem feitas com uma levedura natural a que chamam de “lievito madre”. É feito com água, sal natural e azeite virgem biológico prensado a frio. O resultado final é uma massa crocante e bem mais leve do que o habitual.

Valdo Gatii

Morada: Rua do Grémio Lusitano 13 Bairro Alto, 1200-211 Lisboa 
Telefone: (+351) 213 471 601

Pode encomendar através da Uber Eats ou do site oficial, sem taxas de entrega.

5. The Green Affair

No The Green Affair não entram quaisquer alimentos de origem animal. Isso significa que todas as pizzas são plant-based, sem queijo, mas não menos saborosas. Existem várias opções para rechear, do pesto à “manteiga” de alho.

Fotografia retirada do Instagram oficial do The Green Affair

The Green Affair Saldanha

Morada: Av. Duque de Ávila 30 A, Lisboa
Telefone: 967 472 286

The Green Affair Chiado

Morada: R. Serpa Pinto 15A, Lisboa
Telefone: 969 398 228

Pode fazer a sua encomenda através da Uber Eats.

Porto

6. Manna

Fotografia retirada do Instagram oficial do Manna

Uma das várias opções saudáveis da cidade, o Manna, no Porto, também tem pizzas. Não é todos os dias, mas aos fins de semana pode lá ir pedir uma que pode saborear na esplanada coberta e aproveitar o bom tempo.
Manna
 Porto

Morada: Rua da Conceição 60, Porto
Telefone: 223 161 536

7. O Obicà Mozzarella Bar Pizza e Cucina

Fotografia retirada do Instagram oficial do Obicà

O Obicà, no Porto, é o primeiro restaurante da cadeia italiana a abrir em Portugal. A massa das pizzas é preparadas com farinha Petra del Molino Quaglia e, além disso, é de fermentação lenta, o que torna as pizzas mais leves e digeríveis.

Óbica

Morada: Rua da Picaria 10, 4000-407 Porto
Telefone:  911 062 121

8. Odete Bakery

Fotografia retirada do Instagram oficial do Odete Bakery

Nesta padaria artesanal, todo o pão é feito de forma ancestral e utilizando o método de fermentação lenta. Isto resulta, claro, numa massa bem mais saudável, que também é utilizada para preparar as pizzas saudáveis e vegan servidas na Odete Bakery.

Odete Bakery

Morada: Rua de Santo Ildefonso, 478, Porto
Telefone: +351 910 866 107

Pode fazer a sua encomenda através da Uber Eats.