receitas chocolate saudáveis

Alimentação

Dia Mundial do Chocolate. 6 receitas para comer sem culpa

Quem disse que não podemos comer chocolate? Não faltam alternativas saudáveis às receitas tradicionais, dos bolos às panquecas, sem esquecer as trufas.

DOBEM.
leia este artigo em: 10 mins

Todos temos aqueles dias em que sentimos vontade de devorar o mundo. A isso, chama-se fome emocional. E é nestes momentos que mais surge o desejo de ir atacar aquela tablete de chocolate que está escondida nas últimas prateleiras da despensa. “É para uma ocasião especial”, prometemos a nós próprios, acabando por a comer depois de um dia mais stressante.

Claro que não serão os quadrados de chocolate os responsáveis por resolver todos os problemas do mundo. Contudo, e já dizia o ditado, “perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe”. A verdade é que não somos fundamentalistas, também gostamos de comer alguns doces mas, a fazê-lo, tentamos sempre fazer as melhores escolhas. E isso também se aplica ao chocolate.

O principal ingrediente do chocolate é o cacau que, na realidade, tem vários benefícios para o organismo. Este fruto do cacaueiro é rico em fibra, ferro e magnésio. Pelo seu conteúdo em compostos fenólicos, o cacau pode proteger contra danos oxidativos e “tem potenciais benefícios na ativação plaquetária, na oxidação de LDL, perfil lipídico, vasodilatação, inflamação, pressão sanguínea e resistência à insulina”, explica a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

Apesar de o cacau ser o principal ingrediente do chocolate e ter diversos benefícios, isso não significa que este seja, necessariamente, um alimento saudável. Até porque grande parte dos chocolates do mercado passam por vários processos, entre eles a adição de ingredientes como o leite ou o açúcar, que deve evitar consumir regularmente. Mas se, mesmo assim, não resiste a um quadrado de chocolate com o café, procure um que tenha, pelo menos, 70% de cacau na sua composição. Além disso, evite o açúcar processado e escolha opções adoçadas com stevia, tâmaras ou até mesmo açúcar de coco.

Mas se está com vontade de comer alguma coisa com chocolate e quer fazer uma escolha mais equilibrada, temos a solução. Vá à despensa, tire o pó às batedeiras, pegue no avental e prepare uma — ou mais, se não resistir à gula — destas receitas para comer sem culpa e celebrar o Dia Mundial do Chocolate.

Panquecas de cacau

Ingredientes:
— 100ml de claras (2 claras médias)
— 1 banana da Madeira
— 1 colher de sobremesa de linhaça moída
— 1 colher de sobremesa de cacau em pó
— ½ colher de café de fermento
— Morangos ou frutos vermelhos (opcional)
— Canela em pó (opcional)

Fotografia retirada do blogue de Iara Rodrigues

Preparação:

Deite num liquidificador ou processador de alimentos todos os ingredientes. Cozinhe a massa recorrendo a uma frigideira antiaderente de pequena dimensão. Quando a superfície do utensílio estiver quente, deite uma pequena porção da massa (equivalente a uma concha de sopa) e espalhe.

Ao servir e se quiser, decore a panqueca com morangos laminados ou frutos vermelhos e polvilhe com canela em pó.

Receita de Iara Rodrigues

Petit gâteau saudáveis

Ingredientes:
— 340 gramas de chocolate 70%
— 4 colheres de sopa de óleo de coco
— 5 colheres de sope de açúcar de coco
— 8 colheres de sopa de farinha de amêndoa
— 8 ovos (6 inteiros + 2 gemas)

Fotografia retirada do Instagram de Senas Saudáveis

Preparação:

Coloque o chocolate partido em pedaços numa taça. Derreta no microondas, de 30 em 30 segundos para não queimar. Depois de derretido, adicione o óleo de coco e mexa e depois adicione o açúcar. Assim que estiver tudo bem envolvido, acrescente a farinha de amêndoa.
Numa taça à parte bata os ovos, e reserve, à parte duas gemas. Na taça onde bateu os ovos, acrescente o preparado do chocolate, óleo, açúcar e farinha. Misture bem até obter uma textura homogénea. No final, unte as formas com cacau e retire o excesso. Preencha as formas e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 5 minutos.

Receita de Senas Saudáveis

Muffins de chocolate (sem farinha) com cobertura de abacate

Ingredientes:
— 3 ovos
— 100 gramas de açúcar de coco
— 1 c. de chá de essência de baunilha
— 75 gramas de chocolate negro (tablete com mais de 70% de cacau)
— 75 gramas de avelã
— 3 colheres de sopa de óleo de coco (líquido – derretido)

Para a cobertura
— 1 abacate maduro
— 2 colheres de sopa de cacau cru em pó / cacau magro
— 2 colheres de sopa de óleo de coco
— 1 colher de sobremesa de mel
— Canela em pó q.b.
— 125g de framboesas

Fotografia retirada do blogue de Iara Rodrigues

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de queques com 8 orifícios. Prepare os ingredientes: Separe os ovos (claras e gemas). Num processador de alimentos ou com uma batedeira bata as gemas, o açúcar, a essência de baunilha, o chocolate negro, as avelãs e o óleo de coco derretido. Bata as claras em castelo.

Gentilmente, envolva a mistura de claras na mistura de gemas. Divida a massa pelas forminhas. Coza os muffins por 20 minutos ou até estarem cozidos. Deixe arrefecer e desinforme. Faça a cobertura de abacate. Num processador de alimentos ou com uma batedeira bata todos os ingredientes (abacate, cacau, óleo de coco, mel e canela) até obter um creme homogéneo. Por fim, espalhe a cobertura sobre os muffins e finalize com as framboesas

Receita de Iara Rodrigues

Bolo de chocolate saudável

Ingredientes:
— 6 ovos
— 6 colheres de sopa óleo de coco
— 200 gramas de chocolate negro 75 ou 80% de cacau
— Essência de baunilha

Fotografia retirada do blogue “A Pitada do Pai”


Preparação:

Com uma batedeira bata os ovos com baunilha (8 minutos) até ficarem bem volumosos. Derreta o chocolate com óleo de coco – pode fazer no microondas ou em banho-maria. Gentilmente envolva o chocolate nos ovos batidos. Leve ao forno numa forma de silicone cerca de 20 minutos – ou até ficar cozido.

Receita retirada do blogue “A Pitada do Pai

Trufas de tâmaras e cacau

Ingredientes:
Para as trufas:
— 20 Tâmaras
— 2 colheres sopa de cacau cru em pó sem adição de açúcar
— 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas (também pode ser de amendoim)
— Algumas nozes (opcional)

Para a cobertura:

— Cacau cru
— Coco ralado
— Bagas de goji trituradas

Fotografia retirada do blogue “Made By Choices”

Preparação:

Comece por retirar o caroço às tâmaras. Coloque as tâmaras num processador de alimentos (também dá com um liquidificador), o cacau e a pasta de amêndoas. Triture na velocidade máxima até obter uma pasta. Retire a mistura para um prato.

Corte as nozes em pedaços pequenos (as nozes são opcionais, mas dão um crocante às trufas) e misture juntamente com a pasta de tâmaras e cacau Agora é altura de fazer o formato das trufas. Com as mãos molhadas retire um pedaço de pasta (pode ser com a ajuda de uma colher) e faça bolas com a massa. Repetir o processo até terminar toda a pasta.

Para a cobertura das trufas a nutricionista do blogue, utilizou cacau cru, coco ralado e bagas de goji trituradas (pode usar o que mais gostar). Para as conservar coloque num recipiente de vidro e leve ao frigorífico (vão ficar mais firmes)

Receita retirada do blogue “Made By Choices”

Pão de Cacau

Ingredientes:

— 6 ovos
— 65 gramas de linhaça moída
— 65 gramas de  farinha de amêndoa 
— 30 gramas de farinha de trigo sarraceno ou teff ou coco
— 30 gramas de cacau cru em pó
— 2 colheres de sopa de chia
— 50 ml de água
— 50 ml de azeite
— 10 gramas de levedura em pó para pão
— 1 colher de chá de vinagre de sidra
— 1 colher de chá de xilitol ou açúcar de coco
— Pitada de canela (opcional)
— Pitada de sal

Fotografia retirada do blogue “Mamã Paleo”

Preparação:

Meter todos os ingredientes numa taça e bater muito bem cerca de 3 minutos. Deixar a massa levedar, durante 40 minutos. Colocar numa forma de silicone.

Decorar com sementes várias e/ou frutos secos (opcional). Levar ao forno pré aquecido a 180ºC, durante 40 minutos.

Receitas retirada do blogue “Mamã Paleo”