Alimentação

Porque é que devemos beber água alcalina e de filtro?

A água alcalina melhora o funcionamento de vários órgãos vitais e é uma espécie de fonte da juventude. Se corro maratonas, também é graças a isto.

O tema das dietas ácidas ou alcalinas tem gerado muita discussão ao longo dos anos. Foram já escritos vários livros e até publicados estudos sobre o assunto. Mas vamos ao início: o que é água alcalina e porque é que a devemos consumir?

A sigla PH, que significa “potência de hidrogénio”, é a escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. E essa escala tem valores que vão dos 0 aos 14, sendo o 7 um valor neutro, zero a acidez máxima e 14 o grau alcalino máximo. 

No momento do nascimento, o PH do nosso organismo é alcalino, mas com o passar do tempo, e devido à dieta que vamos seguindo, ao estilo de vida e ao ritmo acelerado a que vivemos, entre muitos outros fatores, o organismo vai-se tornando cada vez mais ácido.

Ao consumirmos diariamente água alcalina, vamos estar a contribuir para um equilíbrio natural do nosso PH.

A ingestão de água com níveis de PH superiores a 7 é ainda mais importante para pessoas que praticam desporto regularmente, sobretudo modalidades exigentes e de grande desgaste físico, como corridas longas, ou passeios extensos de bicicleta.

Para além de melhorar o funcionamento de órgãos vitais como o estômago, pâncreas ou rins, contribuindo também para tornar o sangue mais oxigenado, esta água ajuda a diminuir a fadiga, aumenta o rendimento físico e a capacidade de hidratação após o exercício. Além de tudo isto, é vista como uma receita para a juventude pelo seu contributo fundamental para a função antioxidante.

Uma das soluções mais eficazes para consumir água alcalina de forma segura e permanente é aplicar um filtro em sua casa, que torna a água normal da torneira em água alcalina. Pode encontrar aqui várias soluções. O filtro permite, por exemplo, que a água se torne mais mineralizada e ionizada, ou seja, muito mais próxima do seu estado natural e puro, e mais equilibrada para consumo, mas também para outro tipo de usos. A própria pele ou o cabelo reagem de maneira diferente ao PH da água, e a utilização de um filtro nas torneiras do banho, por exemplo, fazem com que se possa tomar banho com água alcalinizada, perfeita para a pele e cabelo.